quarta-feira, 6 de março de 2013

memórias literárias - 32 - PUREZA


32 - PUREZA


Logo de manhã, depois de um banho quente e aconchegante (ou frio e refrescante), sentimos toda a força e energia para começarmos um dia produtivo. Usamos nossos apetrechos de higiene, nossos sabonetes, talcos, cremes, perfumes, colônias, "shampoos", polvilhos pra chulé, enfim, deixamos o corpo digno para o uso de uma roupa limpa, bem passada e cheirosa. Ah, como é bom!

Suponhamos que o dia esteja quente, e que nós soframos os efeitos do calor. Suamos, molhamos a camisa, nossos cabelos ficam úmidos, nosso rosto torna-se engordurado. Ao chegar a tarde, tudo o que buscamos é um bom chuveiro, uma ducha, um banho, para livrar-nos do mal-estar, do cansaço, dos odores, das impurezas. E como é bom, quando termina, sairmos do banheiro! A sensação de liberdade, de bem-estar, de vida nova, de pureza! Parece que isso nos deixa animados, aptos para mais uma rodada de afazeres, agora estudantis, ou familiares.

Nossa vida se assemelha à rotina do corpo. Assim como os banhos são obrigações diárias, sob a pena de, não os observando, nos tornarmos repugnantes para nós mesmos - quem dirá para os outros! -, a nossa mente, coração, alma, espírito, também precisam diariamente de uma limpeza, de uma purificação, de um banho. Certa feita Jesus lavou os pés aos apóstolos. Pedro, um tanto precipitado, disse que não poderia aceitar isso. O Senhor lhe disse que se não aceitasse o lavar dos pés não teria parte com Ele. Então Pedro pediu um banho inteiro, ao que o Mestre respondeu: "Quem já está limpo, não precisa senão lavar os pés! Vós já estais limpos..." (João 13.10).

É fato conhecido que "o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado" (I João 1.9), e que nos tornamos partícipes disso quando nos entregamos ao Senhor, pela fé. "Pela graça sois salvos, por meio da fé" (cf. Efésios 2.8). Mas ainda há os pés para lavar. Esses pés representam a nossa vida diária, empoeirada pelas preocupações e erros, pelas desavenças e rancores, pelas mágoas e rebeldias, pelas mentiras e más intenções, enfim, por tudo aquilo que nos faz culpados diariamente. Infelizmente, enquanto não ressuscitarmos com o corpo glorificado, ainda teremos as duas naturezas em nós, lutando uma contra a outra, numa disputa hercúlea e terrível, cabendo a cada um de nós "vigiar e orar" (I Pedro 4.7).

Precisamos purificar mente e o coração todos os dias! Precisamos limpar a alma! E como fazer isso? Através da COMUNHÃO! Sim, leitores amigos, a comunhão com Deus, o contato diário, direto, absoluto, privado, secreto, com o nosso Criador, a nossa alma e o Espírito do Senhor, a nossa vida e a vida do Altíssimo! Sem comunhão não há limpeza, e vamos nos tornando empoeirados, engordurados, desanimados, descaracterizados, exalando, ao invés do "bom perfume de Cristo", os maus odores de uma vida rebelde. "Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a Tua Palavra" (Salmo 119.9).

Nós precisamos de bíblia, diletos leitores! Sim, precisamos ler a Palavra de Deus! Assim como as crianças esperneiam para fugir do banho, como o  personagem Cascão, da Turma da Mônica (Maurício de Souza Produções), assim nós esperneamos para voltarmos a nossa atenção à Palavra de Deus. Mas, porque amamos aos filhos, nós os banhamos; se nos amarmos, vamos também nos banhar com a Palavra de Deus, pois ela tem, em si, os elementos purificadores indispensáveis!

Ela é luz! Ela clareia a nossa estrada, desvenda diante de nossos olhos os caminhos de Deus, nos faz entender as veredas eternas, pelas quais Ele nos faz andar! "Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para os meus caminhos!" (Salmo 119.104)

Ela é comida! Em Apocalipse, o anjo diz a João para comer o rolo, que era a Palavra de Deus, e vários outros profetas, no Velho Testamento, assim o fizeram também! "Não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus" (Mateus 4.4)

Ela é fortalecedora! Quando estamos fracos e desanimados em nossa vida cristã, somos revigorados e transformados pelo seu poder, e sentimo-nos fortes para reagir! Foi isso que aconteceu com os sacerdotes e escribas, no tempo do Rei Josias, que encontraram o Livro de Deuteronômio jogado em algum canto do templo. Eles nem conheciam o texto, mas, ao lê-lo, foram tocados pelo Senhor! Ao lerem o mesmo texto para o rei, esse também foi transformado, e fez uma reforma nacional, levando a Pátria aos pés de Deus! " Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." (Isaías 55.11)

Ela pode tirar-nos da inércia de uma vida desanimada, cheia de permissividade, uma vida sem graça e sem gosto, onde não temos vitória alguma sobre o pecado, e nos levantar, erguendo-nos das trevas, colocando-nos em pé, e vitoriosos! A nossa mente, sem a Palavra de Deus, está cheia de tudo o que não presta, cheia das sujeiras do dia a dia: notícias sangrentas, cobiças, malícias, fofocas, más intenções, preocupações, imaginações vis, pornografia, planos malignos, etc. Assim, contra tudo isso, nós injetamos em nossa mente uma dose cavalar de bíblia, e nos levantamos vencedores! " Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4.8).

Amados leitores, desliguemos por um pouco os nossos computadores, apertemos o botão "off" ou  "close" dos nossos televisores, DVDs, videogueimes ou joguinhos, fechemos por um pouco os livros da faculdade ou os romances e literaturas, e abramos as nossas velhas e esquecidas bíblias! Honremos Àquele que no-la confiou, façamo-la de âncora, de elixir, de tônico, de remédio, de estimulante! Vamos ler a bíblia! Paremos um pouco com tudo, e invistamos um tempo para ouvir Deus falar! Vamos! Não inventemos desculpas! Não sejamos preguiçosos! Lutemos contra a nossa má vontade! Invistamos em nossa comunhão! Busquemos a pureza de nossa alma! Leiamos a Bíblia agora!


Josué 1.8:
"Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido."


Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas de Osasco, SP
Good News Partnership Missions, Inc., U.S.A.
bnovas@uol.com.br
www.uniaonet.com/bnovas.htm  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...