sábado, 23 de janeiro de 2016

memórias literárias - 310 - NÃO DEIXE DE DIZER




NÃO DEIXE
DE DIZER
310

Não deixe de dizer o quanto alguém é importante, é capaz, é competente, é bondoso, seja no exercício de uma função, na condução de uma missão ou nas coisas simples da vida. Palavras assim estimulam quem ouve e fortalecem o amor no coração de quem as pronuncia.
Não deixe de dizer que gosta, que ama, que admira, que aprecia, que estima. Amanhã, quando essa pessoa partir, será tarde demais para falar e a sua consciência irá doer pelo resto dos seus dias. Fale à sua mãe o quanto aprecia tudo o que tem feito por você, desde a concepção, o parto e os primeiros cuidados, até os dias de hoje. Agradeça ao seu pai pelos calos que ele carrega em suas mãos para poder trazer a comida e o conforto em casa. Agradeça aos seus irmãos mais velhos por terem cuidado de você e aos mais novos por terem lhe inspirado a continuar. Agradeça ao vovô, aos seus tios e até a sua sogra! Bendiga a sua esposa por ser tão maravilhosa e tornar sua vida mais completa! Levar toneladas de flores ao cemitério, criar ruas e avenidas com o nome de alguém ou organizar fundações em homenagem não substitui um olhar sincero, humilde e verdadeiro de quem diz que ama, que gosta, que admira, que estima.
Não deixe de observar o progresso. Às vezes alguém esforça-se tanto por fazer algo melhor do que antes e nós simplesmente não apreciamos o fato. Talvez porque achamos que ainda não está perfeito; talvez porque não consideremos importante aquilo que se executou. Mas lembremo-nos de que foram esses estímulos pelo progresso realizado que nos ajudaram na alfabetização, no conhecimento, na melhora da performance. Lembremo-nos daquela professora admirada com a primeira palavra que escrevemos, daquele professor que admirou a nossa frase bem escrita ou a conta bem resolvida, daquele treinador que nos encorajou pelo esforço realizado. O progresso aumenta na medida em que somos encorajados pelos passos que já foram dados!
Não deixe de abrir a sua boca em palavras de encorajamento, palavras de fortalecimento, palavras de afeto, ternura e apreciação. Uma boca cheia de palavras sinceras dessa qualidade assemelha-se a pistola de pintura, que cobre um muro feio e desbotado da mais bela tinta multicor! Nossas palavras boas dão acabamento àquilo que já está bom ou que tende a melhorar.
Não deixe de dizer ao seu pastor o quanto ele é importante para você e para a igreja onde congrega. Diga-lhe o quanto tem sido importante ouvir a pregação domingo após domingo e o quanto tais mensagens têm sido preciosas para o seu crescimento espiritual. Não deixe de agradecer ao seu professor da Escola Bíblica Dominical pelas aulas bem preparadas e bem apresentadas que ele, domingo após domingo, apresenta à sua classe. Não deixe de agradecer ao regente e ao instrumentista por tornarem os louvores cantados tão belos e tão harmoniosos nos cultos e nas reuniões. Não deixe de agradecer aos introdutores de sua igreja a paciência e a constância de seu trabalho à porta e na recepção das pessoas. Não esqueça de agradecer aos faxineiros, aos que cuidam das crianças, aos que tomam conta dos carros e aos que dão caronas aos que estão sem veículo!
Não deixe de dizer a Deus o quanto Ele é importante para você e para o mundo. Não deixe de dizer a Cristo o quanto você é grato por Ele ter morrido na cruz por seus pecados e ressuscitado para a sua salvação. Não deixe de dizer ao Espírito Santo que você glorifica a Jesus pela presença dEle lhe encorajando, lhe dotando para o serviço e lhe confortando nas horas mais necessárias. Lembre-se de que o verdadeiro louvor é, antes de mais nada, FRUTO DE LÁBIOS, fruto de expressões de quem diz, quem reconhece, quem agradece! Mesmo o mudo pode fazê-lo na mente e no coração.
Por fim, não deixe para dizer as coisas quando não for mais possível. Não espere ficar velho o bastante para ver seus amigos, parentes e conhecidos partirem, ou adoecer e não poder mais expressar-se com toda a nitidez mental. Não espere todos irem embora para falar-lhes o que realmente era importante. Diga o que tem que ser dito, diga com amor, com carinho, destacando as coisas boas e enaltecendo a graça de Deus na vida de quem está ao seu lado.
NÃO DEIXE DE DIZER!
Wagner Antonio de Araújo
23/01/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...