COMO
PRESTAR
CULTO
PÚBLICO
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Há alguns
procedimentos que se esperam daqueles que cultuam a Deus num ambiente público de
igreja. Sei que o culto contemporâneo nada tem de sacro, talvez nada tenha de
cristão. Mas parto do princípio de que ainda há os que cultuam a Deus de forma
bíblica. Aqui vão algumas sugestões e reflexões sobre como cultuar a Deus
publicamente.
1. Estar no
ambiente de culto é diferente de uma reunião social ou um curso de escola. A
própria palavra "culto" significa adoração ao ser divino. Logo, o culto deve ser
tratado como um encontro entre o homem e Deus e não meramente uma atividade
social com fins religiosos. Então disse-lhe Jesus:
Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele
servirás. (Mt 4:10)
2. Deve haver
respeito, cuidado, temor e tremor. Quem cultua a Deus distingue neste ato a
seriedade e a importância do momento, e respeita a quem está sendo honrado
naquele momento: Deus. Guarda o teu pé, quando entrares
na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer
sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. (Ec
5:1).
3. O
entra-e-sai durante o culto não é digno do momento solene que se celebra. Vá
fazer isso num teatro, onde uma orquestra sinfônica se apresenta, e terá que
sair e não retornar mais! Vá fazer isso numa palestra paga ou evento importante:
isso não poderia acontecer. E um culto a Deus é menos importante ou relevante
que esses encontros sociais? Exceto em casos de emergência
(indisposições fisiológicas ou intercorrências familiares) os cultuantes não
devem se movimentar ou sair durante o culto. Retirar-se para
tomar água, para atender celulares, para conversar, para ir ao banheiro, são
coisas inconvenientes. Pior que isso é mandar alguém trazer coisas enquanto se
cultua. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque
está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. (Mt 4:10); Então
disse Moisés ao SENHOR: O povo não poderá subir ao monte Sinai, porque tu nos
tens advertido, dizendo: Marca termos ao redor do monte, e santifica-o. (Ex
19:23).
4. Dobrar os
joelhos ou prostrar-se é algo não apenas aceitável, mas desejável em partes do
culto. Indica fisicamente um ato de rendição, de respeito, de reverência, de
submissão a Deus. E, indo um pouco mais para diante,
prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe
de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. (Mt
26:39).
5. O tema do
culto deve ser Jesus Cristo. As meditações devem ser centradas em Deus e não no
homem e em suas relações. Transformar o púlpito em palestra de auto-ajuda, de
animação de auditórios, de treinamento empresarial, de notícias políticas ou
sociais, de shows humorísticos é tirar a Deus do altar e colocar o próprio ser
humano com os seus pecados e manias. Assim, tanto os hinos quanto as
participações especiais devem evocar coisas de Deus e não meros temas
psicológicos humanos. Porque nada me propus saber entre
vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. (1Co 2:2); Porque não nos
pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos
servos por amor de Jesus. (2Co 4:5).
6. O culto
deve ser racional e não emocional. Assim, descontroles emotivos, palavras sem
tradução, ostentação de poder espiritual com gemidos ou frases desconexas ou
expressões de delírio e desequilíbrio psicológico não devem ter parte no culto
ao Senhor. Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de
Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a
Deus, que é o vosso culto racional. (Rm 12:1); Se, pois, toda a igreja se
congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis,
não dirão porventura que estais loucos? (1Co
14:23).
7. O culto
deve ser bíblico e tudo o que for pregado e ensinado deve ser conferido nas
páginas das Escrituras Sagradas. O culto ao Senhor não é uma espécie de sessão
ocultista onde alguém revela coisas sobre outras pessoas, mas onde a Bíblia
revela o nosso pecado e apresenta a Jesus como o Salvador. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica,
porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se
estas coisas eram assim. (At 17:11); Assim, como já vo-lo dissemos, agora de
novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já
recebestes, seja anátema. (Gl 1:9).
8. O culto
deve ter hora para começar e hora para terminar. Um culto cujo horário é
constantemente imprevisível não é adequado, pois as pessoas têm o direito de
saber até que horas estarão reunidas. Há conduções, há compromissos pessoais e o
culto não deve tornar-se uma caixa de surpresas. É claro que há ocasiões em que
a necessidade exige um prolongamento. Mas são exceções, não regras. Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem
salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo
para edificação. (1Co 14:26); Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para
todo o propósito debaixo do céu. (Ec 3:1).
9. O culto
deve primar pela educação no porte público, respeitando as demais pessoas, e a
comunhão pública, buscando a interação em suas partes: momentos de oração
conjunta, momentos de cânticos, momentos de apenas ouvir, momento de saudações.
Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma
consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis
afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o
mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. (Fp
2:1-2).
10. Por fim o
culto deve edificar, trazer paz, provocar a comunhão individual com Deus, gerar
ações comunitárias em prol do próximo, trazer comunhão e o espírito de Corpo de
Cristo. Se o culto não despertar o desejo à santidade, à comunhão, à
consagração, à dedicação incondicional com o Senhor, de fato foi um culto, mas
não ao Deus da Bíblia, pois quando o culto é autêntico ao Senhor a Sua glória
transforma a vida de quem cultua. E, tendo orado,
moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito
Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. (At
4:31)
Wagner
Antonio de Araújo
Deus te abençoe grandemente!
ResponderExcluirExcelente! Glória a Deus!
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