quinta-feira, 21 de novembro de 2019

memórias literárias - 822 - COMO PRESTAR CULTO PÚBLICO

COMO PRESTAR
CULTO PÚBLICO
 
822
 
Há alguns procedimentos que se esperam daqueles que cultuam a Deus num ambiente público de igreja. Sei que o culto contemporâneo nada tem de sacro, talvez nada tenha de cristão. Mas parto do princípio de que ainda há os que cultuam a Deus de forma bíblica. Aqui vão algumas sugestões e reflexões sobre como cultuar a Deus publicamente.
 
1. Estar no ambiente de culto é diferente de uma reunião social ou um curso de escola. A própria palavra "culto" significa adoração ao ser divino. Logo, o culto deve ser tratado como um encontro entre o homem e Deus e não meramente uma atividade social com fins religiosos. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. (Mt 4:10)
 
2. Deve haver respeito, cuidado, temor e tremor. Quem cultua a Deus distingue neste ato a seriedade e a importância do momento, e respeita a quem está sendo honrado naquele momento: Deus. Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. (Ec 5:1).
 
3. O entra-e-sai durante o culto não é digno do momento solene que se celebra. Vá fazer isso num teatro, onde uma orquestra sinfônica se apresenta, e terá que sair e não retornar mais! Vá fazer isso numa palestra paga ou evento importante: isso não poderia acontecer. E um culto a Deus é menos importante ou relevante que esses encontros sociais? Exceto em casos de emergência (indisposições fisiológicas ou intercorrências familiares) os cultuantes não devem se movimentar ou sair durante o culto. Retirar-se para tomar água, para atender celulares, para conversar, para ir ao banheiro, são coisas inconvenientes. Pior que isso é mandar alguém trazer coisas enquanto se cultua.  Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. (Mt 4:10); Então disse Moisés ao SENHOR: O povo não poderá subir ao monte Sinai, porque tu nos tens advertido, dizendo: Marca termos ao redor do monte, e santifica-o. (Ex 19:23).
 
4. Dobrar os joelhos ou prostrar-se é algo não apenas aceitável, mas desejável em partes do culto. Indica fisicamente um ato de rendição, de respeito, de reverência, de submissão a Deus. E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. (Mt 26:39).
 
5. O tema do culto deve ser Jesus Cristo. As meditações devem ser centradas em Deus e não no homem e em suas relações. Transformar o púlpito em palestra de auto-ajuda, de animação de auditórios, de treinamento empresarial, de notícias políticas ou sociais, de shows humorísticos é tirar a Deus do altar e colocar o próprio ser humano com os seus pecados e manias. Assim, tanto os hinos quanto as participações especiais devem evocar coisas de Deus e não meros temas psicológicos humanos. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. (1Co 2:2); Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus. (2Co 4:5).
 
6. O culto deve ser racional e não emocional. Assim, descontroles emotivos, palavras sem tradução, ostentação de poder espiritual com gemidos ou frases desconexas ou expressões de delírio e desequilíbrio psicológico não devem ter parte no culto ao Senhor. Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. (Rm 12:1); Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? (1Co 14:23).
 
7. O culto deve ser bíblico e tudo o que for pregado e ensinado deve ser conferido nas páginas das Escrituras Sagradas. O culto ao Senhor não é uma espécie de sessão ocultista onde alguém revela coisas sobre outras pessoas, mas onde a Bíblia revela o nosso pecado e apresenta a Jesus como o Salvador.  Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. (At 17:11); Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (Gl 1:9).
 
8. O culto deve ter hora para começar e hora para terminar. Um culto cujo horário é constantemente imprevisível não é adequado, pois as pessoas têm o direito de saber até que horas estarão reunidas. Há conduções, há compromissos pessoais e o culto não deve tornar-se uma caixa de surpresas. É claro que há ocasiões em que a necessidade exige um prolongamento. Mas são exceções, não regras. Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. (1Co 14:26); Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Ec 3:1).
 
9. O culto deve primar pela educação no porte público, respeitando as demais pessoas, e a comunhão pública, buscando a interação em suas partes: momentos de oração conjunta, momentos de cânticos, momentos de apenas ouvir, momento de saudações. Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. (Fp 2:1-2).
 
10. Por fim o culto deve edificar, trazer paz, provocar a comunhão individual com Deus, gerar ações comunitárias em prol do próximo, trazer comunhão e o espírito de Corpo de Cristo. Se o culto não despertar o desejo à santidade, à comunhão, à consagração, à dedicação incondicional com o Senhor, de fato foi um culto, mas não ao Deus da Bíblia, pois quando o culto é autêntico ao Senhor a Sua glória transforma a vida de quem cultua. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. (At 4:31)
 
Wagner Antonio de Araújo

 

2 comentários:

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...