quinta-feira, 28 de novembro de 2019

memórias literárias - 825 - DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS

DIA DE
AÇÃO DE
GRAÇAS
 
825
 
Quando manifestei-me favorável à comemoração desta data junto da igreja onde sirvo ao Senhor, alguém me perguntou: "Pastor, esta não é uma comemoração apenas americana?"
 
Hoje, quinta-feira, dia 28 de novembro de 2019 comemora-se nos Estados Unidos o THANKSGIVING DAY, ou "Dia de Ação de Graças". Nos Estados Unidos ele acontece na quarta quinta-feira de novembro e no Canadá toda segunda-feira da segunda semana de outubro.
 
Nos Estados Unidos, cerca de 50 milhões de perus são consumidos no Dia de Ação de Graças, também conhecido como “Turkey Day” (Dia do Peru).

Em 1863, o Dia de Ação de Graças foi eleito dia festivo pelo presidente dos EUA, Abraham Lincoln, entretanto, somente a partir de 1941 passou a ser feriado nacional. Já no Canadá (celebrado pela primeira vez em 1879), a data atual foi definida no ano de 1957.

O Dia de Ação de Graças demanda grande movimentação de turistas, sendo um dos dias do ano com maior tráfego aéreo nos Estados Unidos.

A Sexta-Feira Negra (“Black Friday” em inglês) é um evento que ocorre após o Dia de Ação de Graças. Nesse dia, a maior parte das lojas oferecem grandes descontos e muitas pessoas aproveitam para fazer as compras de Natal.
 
Vitor Izeckson, professor de história da América do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ, e Hermisten Maia da Costa, professor do Mackenzie, explicam:  "Tudo começou em novembro de 1620, quando um grupo de 102 peregrinos ingleses desembarcou em Plymouth, nos EUA, fugindo da perseguição religiosa na Europa. Um ano depois, o governador, para agradecer a colheita farta, resolveu instituir um feriado para “dar graças” (“thanksgiving”). Na ocasião, os peregrinos convidaram índios nativos para participarem da comemoração. Afinal, foram eles, os índios, quem os ensinaram a plantar e a caçar. Em 1863, o presidente Abraham Lincoln decidiu transformar o Dia de Ação de Graças em feriado nacional. Por todo o país, instituições de caridade servem refeições para os pobres e mandam cestas de alimentos para os doentes. Os estadunidenses ceiam e depois assistem ao futebol americano na TV ou saem às ruas para assistir aos desfiles. Atualmente, o feriado é comemorado sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro." No Canadá a data é celebrada antes por causa das colheitas serem um pouco mais cedo.
 
E no Brasil? No Brasil, esse dia foi instituído em 17 de agosto de 1949, no governo de Eurico Gaspar Dutra (Lei n.º 781). Aqui, o Dia de Ação de Graças é celebrado na 4ª quinta-feira de novembro. Os mais antigos se lembram com saudades das transmissões do BRADESCO diretamente da CIDADE DE DEUS, quando uma grande comemoração era realizada com os milhares de alunos da Fundação Bradesco e grandes nomes do cenário nacional. Hoje, infelizmente, tudo o que vemos é o pleno esquecimento das ações de graças, tanto pelo banco quanto pela sociedade em geral. Fala-se mais na sexta-feira negra de liquidações do que no dia que antecede ao evento comercial.
 
Eu tive o privilégio de ver um THANKSGIVING logo após a sua celebração, nos Estados Unidos. Pessoas de toda parte regressam para as suas casas (os jovens saem de suas casas para estudarem em escolas distantes e se estabelecem longe da família; o THANKSGIVING é a chance de reverem o lugar onde a família está). Cultos são celebrados durante esse final de semana. Além da comida, dos eventos esportivos e desfiles, quiçá das liquidações comerciais, todos se reúnem à mesa para darem graças.
 
Não havendo tradição geral de Thanksgiving em nosso meio batista brasileiro (e nem protestante em geral, exceto em igrejas de fala inglesa), inventei uma comemoração tupiniquim para a igreja onde servi ao Senhor por 22 anos. Aqui não é feriado, pelo que não eram todos que poderiam vir. Também não haveria tempo de prepararem um peru assado ou outras comidas cozidas. Mas poderíamos passar na padaria e comprarmos pães diferentes, pães de outros países, pães que comumente não comíamos. E levarmos sucos em caixinha. Então celebrávamos o culto ao Senhor no horário da noite e, após a celebração, íamos ao salão social e comíamos com gratidão o pão que Deus nos dera. Fizemos isso muitas vezes na Igreja Batista Boas Novas de Osasco e posteriormente do Rodoanel em Carapicuíba. Hoje, se o Senhor permitir, faremos isso na Primeira Igreja Batista em Ribeirão Pires, SP, Brasil.
 
Consegui explicar?
 

Wagner Antonio de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...