sexta-feira, 12 de março de 2021

memórias literárias - 1172 - ALI ERA UMA IGREJA ...

 ALI ERA

UMA IGREJA...
 
1172
 
Uma casa de festas, palco de drogas e de danças, em plena pandemia. Sabem o que era essa casa? Um salão de cultos de uma igreja. Fora construído para isso! Mas a igreja fechou e então o imóvel foi para a mão dos que encontraram um rendimento melhor para o dinheiro investido. O templo de Deus deu lugar ao templo das vaidades humanas. Ou as vaidades já estavam presentes quando construído?
 
Um mercado de bairro, com estacionamento e com varejão de frutas e legumes. Várias salas e um salão bem amplo. Ali era uma igreja, palco de muitos cultos e celebrações para Deus. Quando o pastor faleceu um outro assumiu e roubou o dinheiro das ofertas. Com o rebanho dividido a frequência diminuiu. Os usurpadores foram embora e os que sobraram não conseguiram sustentar o trabalho, acabando por vender o prédio, entregando o valor para a sede da denominação. Aquele local, outrora um majestoso templo de adoração divina tornou-se um bazar de alimentos, um mercado, um centro de lucros e de suprimentos humanos. Os tijolos daquelas paredes eram testemunhas do grande esforço que os crentes tiveram para erguer o edifício, e hoje contemplam o desastre daquela fé.
 
Um motel. Sim, aquele salão de cultos virou um motel. Uma igreja o alugou por vinte anos. Ali realizava o seu culto. Hoje, nas mãos de outro proprietário, o ambiente foi dividido em quartos, o centro do salão num estacionamento e hoje dá lugar para o culto da sensualidade e do adultério, não mais os cultos ao Deus da Bíblia. Mais um local que tornou-se pagão. Ou já o era antes, apenas cum uma fachada piedosa?
 
Falo de coisas no Brasil. São igrejas que se tornam cinemas, mercados, shoppings, salão de baladas, bancos e estacionamentos. Para onde foi o povo que considerava-se do Senhor? Poucos foram para um outro local. A maioria morreu ou abandonou a fé. Estão no mundo! A Europa contempla tragicamente os seus templos transformados em restaurantes, em prostíbulos e em casas de shows, quando não nas mãos de seitas radicais e fundamentalistas! Não há forças policiais para impedir os cultos; os próprios crentes estão indo embora.
 
Porventura, quando o Filho do Homem voltar à Terra encontrará fé entre os homens? Haverá gente que ainda o tema?
 
Eu sei que, enquanto escrevo, a pandemia ceifa vidas aos milhares e que, por questões sanitárias temos que cultuar a Deus com restrições e sem usar os templos por algumas semanas. Eu sei que inúmeras igrejas que congregavam em imóveis alugados tiveram que entregar os seus salões por não verem sentido em pagarem aluguel sem uso. Mas sei que congregações não se extinguem por falta de salões, pois não são estes que os tornam em igrejas. Igrejas existem em templos, em salões, em casas, debaixo de bambuzais ou no meio da rua. Igreja é Cristo no meio do Seu povo, seja onde for este ajuntamento Mas o que eu digo é que o mundo está trocando a igreja pelo templo das vaidades e que o cristianismo está em seca.
 
O que eu peço é que Deus venha com graça reavivar o Seu povo, que se chama pelo Seu Nome, e que nos traga um despertamento sem precedentes, para que, nestes dias do fim tenhamos um testemunho incandecente num mundo de trevas. E que os locais onde o povo de Deus se reúne voltem a ser grandes afluentes de seres humanos ávidos por um autêntico encontro com o Senhor.
 
"REAVIVA, SENHOR, AS OBRAS DAS TUAS MÃOS NO MEIO DO TEU POVO!"
 
Wagner Antonio de Araújo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...