quarta-feira, 20 de abril de 2022

memórias literárias - 1279 - PERFUME BARATO

 PERFUME

BARATO
1279
 
Há alguns dias comprei um perfume chamado contratipo. Ele lembrava um outro bem conhecido, mas com preço muito reduzido. Arrisquei e adquiri. Certamente é uma imitação muito próxima, mas com uma diferença: não tem fixação. Após 30 minutos da aplicação só eu sinto o cheiro; quem estiver próximo de mim não tem a mínima idéia de que usei o dito perfume.
 
A geração cristã contemporânea nas igrejas parece-se com este frasco de perfume. Os ministros do evangelho, os pregadores da Palavra, os professores de escola bíblica ensinam,  mostram, apresentam, pregam a mensagem do Senhor, buscando deixar clara a vontade de Deus. Os recursos audio-visuais que esta geração possui nunca existiram há 30 anos atrás: celulares, internet, datashow, vídeos, áudios, podcasts, mp3, mp4, ebooks etc. Tudo muito bem explicado. Porém, bastam 2 dias da semana e 90% do ensino bíblico será completamente esquecido, abandonado, coberto por novas informações ou pelas antigas mentiras, que cobrirão o espaço interior como o carrapicho e pés de mamona na terra recentemente arada.
 
O autor do livro de Hebreus, bastante frustrado com a falta de fixação da Palavra de Deus no coração do povo a quem escrevia, teceu o seguinte lamento: Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. (Hb 5:12)
 
Realmente é essa a realidade no meio dos cristãos. O ensino não se fixa! A verdade não cria raízes! O comportamento não se altera com a administração da Palavra de Deus! Ensina-se a orar, mas o povo não mantém uma vida de oração consistente. Ensina-se a criar o hábito de ler a Bíblia, mas o povo prefere gastar o seu tempo na leitura de textos de internet, que falem sobre as celebridades e os seus pecados, sobre os atletas de seu time preferido, sobre as peripécias dos políticos de sua preferência, mas não encontram vontade de ler a Palavra de Deus ou as lições para a vida cristã!
 
Este é o grande mal deste tempo escatológico: ouvidos que não ouvem! Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje. (Rm 11:8). Contudo, o clamor do Espírito Santo continua a ser o mesmo: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. (Ap 2:11)
 
Quanto ao meu perfume barato, cujo fixador é uma tragédia, só tem um jeito de usá-lo adequadamente, não perdendo o dinheiro investido: aplicá-lo por 4 ou 5 vezes durante o dia. Conquanto isso não resolva o problema, pelo menos não ficará sem nenhuma eficácia e trará alguma vantagem por tê-lo, uma vez que gosto de seu aroma.
 
Quanto às igrejas atuais, cujos ouvidos não têm fixação pelo ensino bíblico, cujos sermões pregados são esquecidos dois dias depois da mensagem, só há um meio de compensar, ou pelo menos tentar evitar uma perda total do ensino, e isto para os pregadores da Palavra: Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. (2Tm 4:2); E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales; (At 18:9).
 
A responsabilidade de quem prega, de quem ensina, de quem exorta (fortalece), de quem admoesta (puxa a orelha), de quem esclarece é pregar, ensinar e continuar a fazê-lo enquanto o Senhor der vida, inteligência, oportunidade e coragem. Esta geração vive de "recorta-e-cola", com estes horrorosos cartõezinhos virtuais com versículos coloridos, com "bom-dia" e "Deus te abençoe" plastificados, com estes "emojis" ridículos e que querem substituir as nossas palavras, sem nenhuma ação da inteligência pessoal, vivendo da artificialidade visual ou audiofônica. Cabe aos ensinadores da Palavra saírem da mesmice desse sistema morto de flores de plástico e pregar, ensinar, admoestar, encorajar o povo de Deus a cumprir a Palavra, a obedecer o evangelho, a considerar a nova vida recebida de Cristo no dia da sua salvação.
 
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; (2Tm 4:3)
 
Certamente nós nos cansamos. Mas é tarefa nossa não desistir da missão. Que Deus fortaleça a cada pregador fiel da Palavra de Deus, nesta Era da Graça, prestes a se encerrar.
 
Pr. Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...