quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

memórias literárias - 751 - EU PRECISO SABER

EU
PRECISO
SABER!

 
751
 
Será que alguém vai dar like no meu post do facebook ou do instagram? Será que o meu vídeo do youtube subirá às alturas? Por que Maria não posta nada no whatsapp desde cedo? E o Mário, por que está em silêncio há dois dias? Eu tenho que saber a razão! Como irei dormir sem isso?
 
E aquele fuxico do momento, o que foi que ela disse quando descobriram que a história contada era falsa? E o marido, respondeu? Tem alguma fotografia do momento? Gravaram o áudio da briga? Eu preciso saber!
 
E o que o juiz respondeu? Ele rejeitou o recurso? E o político, como se manifestou? Tiraram uma foto da cara dele? E qual foi a repercussão? O que os atores da emissora disseram? Vão fazer manifestação? E o youtuber famoso, postou alguma coisa? Eu tenho que saber!
 
Disseram que o presidente dos Estados Unidos insultou o outro presidente. E qual foi o resultado? O que a bolsa de valores detectou? Tem algum movimento de tropas por algum país da Europa? E a China, como se sairá dessa? Eu preciso saber!
 
A minha prima publicou uma frase muito agressiva na sua rede social. Mas o meu tio respondeu à altura. Pena que a sogra da minha prima xingou-o. Depois o cunhado dela postou um vídeo onde dava uma surra no vizinho, prometendo tirar satisfações com ela. E como ficou a história? Eu tenho que saber!
 
Mas, espere. Estava a esquecer-me da minha casa. Onde está a minha esposa? E o meu filho? E como está a minha casa, o meu carro, a minha saúde? Tenho cuidado tanto da vida dos outros que me esqueci da minha! Tenho fotos de tanta gente que nunca irei conhecer, sei de fatos de suas vidas com tantos detalhes e nem soube que a minha filha foi homenageada pela boa nota que ganhou e que  meu filho ajudou a resgatar um colega que se feriu num jogo da escola! A minha esposa mudou a decoração da cozinha e eu nem hava reparado! Eu nem tinha reparado que o meu filho já tem bigode e a minha filha já tem corpo torneado!
 
Sim. A vida tem sido esta: contemplação alheia. Sabemos tudo o que não é de nossa conta e quase nada do que de fato nos compete. Damos pitaco na história de todos os que publicam seus casos de amor, de tragédia, de dificuldade, e não sabemos administrar as nossas próprias crises e os nossos próprios conflitos. Admiramos tanto a performance daquele rapaz atleta das notícias esportivas e deixamos de lado os progressos que os filhos fazem em suas próprias vidas!
 
Quanto mais próximos da contemplação alheia mais distantes do amor verdadeiro. Amor não é contemplar; amor é participar. Amor é envolvimento, não analisar e dar mera opinião de telespectador. Alguns de nós não dormem enquanto políticos não se acertam e não fazem acordos, mas são capazes de viver a semana toda com as relações cortadas com a família.
 
Pior ainda: a fé tornou-se show. O show da fé. Queremos ver os deslizes dos outros, queremos contemplar as mazelas. Gente que sai da igreja ganha dinheiro apontando o dedo contra aqueles que consideram falsos profetas. Torna-se confortável viver da crítica da fé alheia. A pergunta é: onde está a sua fé, acusador? Onde está a sua obra? Tiago já dizia peremptoriamente: Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. (Tg 2:18). Uma coisa é defender a fé cristã verdadeira e conservadora; outra completamente diferente é tornar-se um buscador das falhas alheias e ganhar dinheiro com isso. Sou um defensor da fé e um combatente das heresias. Mas vejo surgir um grupo de pessoas que abandonam a igreja e vivem a criticá-la, ganhando dinheiro com as visualizações. Conclusão: são aproveitadores.
 
Enquanto nos mantivermos doentes em curtir as postagens alheias, em subir os vídeos dos nossos ídolos ou em admirar a história dos outros, deixaremos a nossa responsabilidade e ficaremos inertes, sendo considerados como servos maus e negligentes. Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Sl 1:1). Conselho dos ímpios, caminho dos pecadores e roda dos escarnecedores pode estar mais perto do que pensamos: no facebook, no instragram, no youtube e no whatsapp. Há grupos de família e de igrejas que poderiam ser classificados como a Babilônia de muitas vidas. Tais listas fazem circular palavrões, piadas picantes, pornografia e idolatria. Crentes ali presentes vivem deletando materiais que, segundo dizem, são impróprios. Mas já os viram. Então o que fazem aí? Se a ista é imprópria por que ficar? E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. (Ap 18:4)
 
Está na hora de entendermos a fé como algo acima de mero conhecimento, buscada na vida alheia; ela deve ser encontrada em nós, em nosso coração. E a fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus. Fé não é virtual, é real. Fé não é plataforma de internet, é atitude da alma e do coração. Fé não é uma máquina, é uma vida impulsionada a amar a Deus e a servir ao próximo. Fé não é um grupo de mídia, é um compromisso com o Criador com envolvimento pessoal com outras pessoas. PESSOAS, não identidades virtuais da mídia.
 
Que tal sairmos da virtualidade e vivermos a fé verdadeira? Você não precisa saber o que o político disse, o que o ator fez, o que o canal de tv decidiu ou o que aconteceu com aquela história tão publicada. A sua vida não irá mudar por isso. Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. (1Jo 3:18). Pare de viver a fé plástica de coisinhas desenhadas e enviadas. Ao invés de mandar milhares de coisas iguais, seja autêntico: escreva uma linha sua, com amor. Se possível, ligue. E, quando oportuno, visite. Amar é mais que dar like, é mais que atualizar perfil. Amar e estar junto, é falar, é ajudar, é ofertar-se.
 
E tenho dito.
 

Wagner Antonio de Araújo
youtube: Prwagner2018
textos:
http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/  
pregações:
https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/  
e-mail:
bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com  
fone vivo/whatsapp: 011-996998633 - exterior: +5511-996998633

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1487 - EU ERA ...

  EU ERA ... 1487   "Eu era uma igreja. Hoje sou um centro muçulmano de revolução islâmica."   "Eu também era uma igre...