quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

memórias literárias - 762 - OSTENTAÇÃO

 
OSTENTAÇÃO
 
 
762
 
Uma agência de cosméticos (Jendayi Cosméticos) contratou modelos para ostentar o sofrimento dos que foram soterrados na lama de Brumadinho. Transformaram a tragédia em grife, em motivo de aparecer, de ganhar fama e de vender produtos. Empresas russas e de outros países estão a alugar jatinhos parados, apenas estacionados, para que youtubers (gente que se sente formadora de opinião na internet e que ganha dinheiro com vídeos postados) finjam que estão em suas próprias aeronaves, simulando fama e riqueza (pobres ilusionistas...). Rapazes morrem ao despencarem de edifícios, escalados sem o mínimo de segurança, em busca da "selfie da vida" (uma auto-foto que lhe custa a vida). Mulheres morrem com cirurgias de correção estética, implantando silicone ou retirando gorduras, provocando o fim de seu próprio fôlego de vida. Pastores lançam moda em suas igrejas, usando roupas extravagantes que, mais dia ou menos dia, serão utilizadas pelos seus admiradores (alguns até lançam suas próprias grifes). Políticos fotografam-se no campo das tragédias humanas, com sorrisos e com suas bandeiras, dizendo que estão solidários (quando, na verdade foram os próprios facilitadores das tragédias...).
 
OSTENTAÇÃO é o novo nome de um velho pecado, VAIDADE. Há um filme onde Satanás diz: "A vaidade é o meu pecado preferido". Pura verdade. Com a vaidade Satanás seduz os homens, da mesma forma que seduziu-se com a sua própria beleza inicial, tendo sido transformado em demônio. A vaidade e a ostentação são formas de iludir-se diante do espelho, diante dos amigos e diante da fama: achar-se grande, quando não passa de um nada, de um monte de pó unido pelo líquido ao redor. Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. (Ec 3:20). Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. (Ec 1:2). Que diferença do Filho de Deus, o Eterno Magnífico! Ele, o mais belo entre toda a beleza, não ostentou! Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. (Is 53:2). Satanás quis seduzi-Lo: levou-o a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; (Lc 4:9). Sim, seria um espetáculo, ganharia fãs imediatos e temporários. E de que adiantaria? Cristo não lida com valores efêmeros. Ele não buscava glórias passageiras, mas transformação genuína no ser interior.  E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1Jo 2:17).
 
Pessoas querem também ostentar diante de Deus, como se Ele fosse ingênuo, aceitando a hipocrisia como declaração de louvor! Diversos cantores do mundo gospel são filmados em lágrimas, falando palavras desconexas para simular espiritualidade a tecer grandes elogios para Deus. Finda a apresentação eles são tão ou mais ímpios que os cantores do mundo secular: bebem, fumam, traem, roubam e mentem! Pastores pregam e tecem afirmações contundentes, prometendo bênçãos e grandes vitórias. Nos bastidores são homens de negócio, avaliando quanto conseguiram lucrar com a cena de poder. Políticos postam-se como amigos dos miseráveis. Mas na hora do almoço são servidos nas churrascarias mais caras e bebem os vinhos mais dispendiosos. Ostentação! Os homens se iludem, mas Deus não! Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gl 6:7).
 
Sobre ser honesto, soube de uma empresa decidiu contratar uma porta-voz para melhorar a sua credibilidade. Marcou a entrevista e esperou as candidatas chegarem. Cerca de cem delas apareceram, todas muito bem vestidas e a maioria repleta de maquiagens e penteados extravagantes. Entrevistadas, dez foram selecionadas. O diretor, então, perguntou se alguma delas se recusaria a lavar o rosto naquele momento. Nove delas recusaram-se. Uma, porém, falou: "lavarei-o quantas vezes quiserem, pois não estou maquiada; sou o que sou". O diretor, então, disse: "Todas vocês são qualificadas, mas eu escolho essa moça honesta. Precisamos de caras limpas para encarar a clientela." Certamente que não estava em questão aqui a maquiagem em si, mas a transparência e a verdade que buscavam. Deus a espera isso  de nós também!
 
O Deus único e real que é o que é! A Moisés disse: "EU SOU O QUE SOU", e com esse Nome o enviou a proclamar a libertação do povo hebreu. Seu Filho, Jesus Cristo, que jamais buscou ostentar-se no meio do povo, não aceitava a hipocrisia dos que fingiam respeitá-lo. Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas? (Mt 22:18)
 
Está na hora de arrancarmos a máscara da vaidade, da ostentação, do logro, do fingimento, das aparências aceitáveis e desejadas, e assumirmos a nossa real pobreza e feiúra. Os nossos pecados e malignidades nos enfeiam. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; (Ap 3:17). A oração que agrada a Deus é aquela citada por Jesus, feita pelo publicano na sua parábola dos dois que oravam. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! (Lc 18:13). O culto que agrada a Deus é aquele que parte de um coração quebrantado. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Sl 51:17)
 
Chega de aparências! Chega de vaidades! Assumamos a nossa verdade! Sem luxo, sem ostentação, sem envaidecimento público! Quando a morte chegar seremos todos iguais numa sepultura ou na poeira pelo chão. Mas a alma que tiver sido honesta, desnudada diante do Criador, essa encontrará o Céu! A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. (At 10:43)
 
 

Wagner Antonio de Araújo
membro da Igreja Batista Cidade IV Centenário, São Paulo, Brasil
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/  
pregações:
https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/  
e-mail:
bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com  
fone vivo/whatsapp: 011-996998633 - exterior: +5511-996998633

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1487 - EU ERA ...

  EU ERA ... 1487   "Eu era uma igreja. Hoje sou um centro muçulmano de revolução islâmica."   "Eu também era uma igre...