quarta-feira, 5 de setembro de 2018

memórias literárias - 713 - CORAÇÃO OU APÊNDICE?


CORAÇÃO
OU
APÊNDICE

 
713
 
As pessoas vivem sem apêndice. Mas não vivem sem coração, ainda que seja um artificial. Quem retira o apêndice não precisa de reposição.
 
A fé cristã, antigamente, era CORAÇÃO, essencial na vida de quem a possuía. Era a estrutura, a resposta, o fundamento sobre o qual se construía o próprio conceito de existência. Ela influenciava a tudo, desde os hábitos diários até o seu conceito de mundo e de juízo. Uma sociedade cristã interpretava tudo de acordo com os valores de Cristo e da Palavra de Deus.
 
Hoje a fé cristã mudou de órgão: tornou-se APÊNDICE. Não há relevância. Quem tem, mantém; que não têm, não sente falta. E ainda pode gerar problemas, sendo retirados da melhor forma. O cidadão é um jogador de futebol que cai nas orgias, na prostituição, na corrupção, no adultério, mas se diz cristão, o que em nada influencia. A outra é crente, mas usa da língua para falar dos outros e dizer impiedades, maledicências, intrigas e mentiras; a sua fé não fez dela uma pessoa de bem. O outro é o maior propagador da violência e das imoralidades em música, mas é cristão. Se eles saírem da igreja ou deixarem o cristianismo não fará falta alguma em suas tenebrosas existências.
 
Assim encontramos crentes que não se satisfazem com o cristianismo e o seu poder transformador. O cristianismo deles, por ser apenas nominal, não é real. Eles precisam de outros elementos, muito mais necessários em suas vidas não transformadas: precisam de tratamentos psicológicos, precisam de auto-ajuda, precisam de meditação transcedental, precisam de ioga, precisam de alternativas, precisam de medicação psíquica e de terapia. Eles são cristãos de nome, mas o seu cristianismo não vale muita coisa. Seria até um favor se deixassem de serem identificados como tal.
 
O conceito de cristianismo ineficaz ganha força monumental com os recentes suicídios de pastores. Homens que identificam-se como portadores da mensagem transformadora (sim, TRANSFORMADORA), que não estão transformados e metem uma bala na cabeça, ou tomam veneno, ou se enforcam. Pelo contrário, estão TRANSTORNADOS, carentes de um sentido para a sua existência. Um deles foi traído pela mulher e publicou o vídeo de seu suicídio. O outro deu um tiro na cabeça por causa do divórcio, esquecendo-se dos cds de música cristã infantil que gravou. A outra, clérica, suicidou-se por se achar feia. Não conseguem conviver com as frustrações, com os traumas, com os complexos, com os pecados acumulados e com a inferioridade íntima nunca resolvida. Mas e o evangelho e seu suposto poder transformador? Ah, este é um APÊNDICE, não serve de nada, é apenas frivolidade. Ele não resolve; ele pode até existir, mas é ineficaz. Ninguém pode resolver os seus problemas somente pela fé em Cristo. Cristo é tão eficaz quanto um comprimido de farinha...
 
Sim, este é o evangelho atual. Posso  ter a Cristo, mas isso não me torna imune a sentir-me perdido, afundado, arrasado, com vontade de morrer e absolutamente perdido em meus sentimentos. Tenho que fazer terapia. Tenho que tomar remédios de tarja preta. Tenho que fazer acompanhamento psiquiátrico. Tenho que fazer meditação transcedental. Tenho que usar incenso indiano. Tenho que ler autores de auto-ajuda. Tenho que fazer terapia em grupo. Tenho que usar músicas ocultistas e ervas mediterrâneas...
 
Tudo isso existe e cresce desenfreadamente. Quantos pastores suicidaram-se neste ano? Quantos crentes deram cabo de sua vida? Há uma orquestra, regida por Satanás, conduzindo LÍDERES AO SUICÍDIO, pastores que em tese seriam detentores da chave para a felicidade espiritual e emocional. E qual é o objetivo? DESTRUIR A IGREJA DO SENHOR DE DENTRO PARA FORA. Veja a conclusão de alguém que vê um pastor matar-se (isto foi dito A MIM):
 
"Para quê ser cristão? Para quê crer? Esse evangelho não é eficaz, não funciona. Se o pastor se matou, quem sou eu para ter solução melhor que a dele? Vou resolver a minha vida de outra forma! Vou botar pra quebrar enquanto ainda estou lúcido! Essa fé cristã é de araque!"
 
E então as igrejas do Senhor se enfraquecem, a mensagem pulveriza-se, a eficácia desaparece e o Reino do Senhor manifesta claramente o seu final escatológico: A IGREJA APOSTATOU DA FÉ, DESVIOU-SE, TORNOU-SE COMO LAODICÉIA.
 
Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? (Lc 18:8) - Não! Nem da Sua Igreja!
 
E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. (Mt 24:12) - Não se pensa na família, não se pensa na igreja, não se pensa em ninguém; só se pensa na busca de seu próprio bem-estar. Um pastor deixa três filhos e esposa destruída; outro deixa dois filhos e sem nenhum suporte para a família desesperada. Que cristianismo foi esse destes amadores de si próprios?
 
Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, (2Pe 3:3) - Concupiscência aqui é desejo desenfreado, inclusive o de tirar a sua própria vida. E hoje os próprios teólogos começam a escarnecer da fé, dizendo: "ela não é eficaz; é necessário complementá-la com algo mais". Gente famosa, de peso, de catedrais protestantes, falam com ares de misericórdia, dando ênfase à possibilidade de que cada crente é, em tese, um "suicida em potencial"....
 
Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; (1Ts 5:2) - Sim, quando todos estiverem despercebidos. Hoje não basta a fé, é necessário ter um COACHING alheio ao evangelho; aliás, muitos até são crentes, mas não vivem a sua eficácia e não propagam os seus valores (há exceções, raras e discretas). Acabo de ler um livro de uma médica supostamente crente, famosa, sobre alimentação. Ela faz uma introdução cristã, mas o miolo do livro mostra que ela não crê no que afirmou no início! A fé tornou-se apêndice!
 
Prezados leitores, termino aqui com a minha profissão de fé em Cristo, dizendo:
 
Cristo é a resposta a todos os males da alma e da mente,sendo Ele soberano sobre o coração do homem. A demência (e nada mais) pode restringir a resposta eficaz do Espírito Santo à mente de um crente. E quando isto acontece o sangue de Jesus é eficaz sobre esse pobre enfermo.
 
Cristo é completo; não necessita de complemento. Ele não é APÊNDICE, algo que não faz qualquer efeito. Ele é CORAÇÃO, influenciando o pensamento, a prática, a prédica, os costumes, os conceitos, a filosofia, o julgamento, a esperança e a paz interior. Se Cristo não for TUDO na vida humana, Ele não será NADA. Não há meio termo! Se Cristo não resolveu o meu problema existencial DEFINITIVAMENTE, então eu NÃO ESTOU CONVERTIDO!
 
Cristo transforma completamente a vida de alguém; somente com esta conversão genuína há salvação e esta é um agente protetor de qualquer suicídio, pois não há mais busca para quem encontrou a resposta! Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. (1Jo 5:18). Se o maligno tocar , então não é nascido de Deus.
 
Só existe um meio lícito de um crente perder a sua vida de forma não natural, excetuando-se o envelhecimento, acidente ou enfermidade: é DOANDO A VIDA EM FAVOR DE ALGUÉM: Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. (Jo 15:13). Quem ama ao próximo assim e é capaz de sacrificar-se pelo outro encontrou a resposta às ansiedades da alma. Qualquer coisa menor que isso é EGOÍSMO. Qualquer que procurar salvar a sua vida, perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á. (Lc 17:33). Por incrível que pareça, suicidas querem SALVAR a sua vida com a morte! Creram na mentira, infelizmente, e demonstraram carência de autêntica conversão (exceto a demência absoluta).
 
Que nos lembremos da seguinte verdade:  homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. (Gl 5:21). Homicídio de si próprio é atestado de não-herança.
 
Se o leitor discordar de mim, tudo bem: é um direito seu. Mas eu continuarei a ser um crente à moda antiga.
 

Wagner Antonio de Araújofacebook: https://www.facebook.com/wagnerantoniode.araujo.35
youtube: Prwagner2000
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/ 
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/ 
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com 
fone vivo/whatsapp: 011-996998633

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...