quinta-feira, 6 de setembro de 2018

memórias literárias - 714 - NÃO CREMAREI!


NÃO
CREMAREI
 
 
714
 
Jesus disse que "a carne para nada aproveita"  (João 6.63). Porém, jamais encontramos qualquer indicação neotestamentária para incinerar o cadáver de cristãos. Encontramos sim o digno sepultamento dos corpos inertes que foram templo do Espírito Santo. João Batista, por exemplo, decapitado na prisão para satisfazer a ímpia Salomé e à sua mãe Herodias, foi buscado com o próprio risco de vida por parte de seus seguidores.  E os seus discípulos, tendo ouvido isto, foram, tomaram o seu corpo, e o puseram num sepulcro. (Mc 6:29). Pergunto: por que não atearam fogo no defunto?
 
Encontro os cidadãos de Jabez-Gileade a buscarem diligentemente os corpos de Saul e de seus filhos e a sepultarem os seus ossos, ainda que após incendiarem-nos: E tomaram os seus ossos, e os sepultaram debaixo de um arvoredo, em Jabes, e jejuaram sete dias (1Sm 31:13). Para quê tudo isso? Não seria mais fácil transformar tudo em pó?
 
Leio que Deus humilhou e condenou os sacerdotes idólatras à incineração nos próprios altares do pecado: E ele clamou contra o altar por ordem do SENHOR, e disse: Altar, altar! Assim diz o SENHOR: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti. (1Rs 13:2). Queimar ossos de homens como meio de condenação e humilhação, não como meio de honra e de sepultamento condigno!
 
Não encontro em nenhuma página bíblica um único servo de Deus a ser sepultado nas chamas do fogo. Pelo contrário: o fogo é citado como agente de punição, inclusive no além. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Ap 21:8).
 
Encontro Deus a sepultar o Seu servo Moisés, não a incinerá-lo: E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura. (Dt 34:6). Encontro José (do Egito) a ordenar que seus ossos sejam levados para a Terra Prometida: E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente vos visitará Deus, e fareis transportar os meus ossos daqui. (Gn 50:25). Encontro cristãos a sepultarem Estêvão, após o martírio: E uns homens piedosos foram enterrar Estêvão, e fizeram sobre ele grande pranto. (At 8:2). Mas não encontro NENHUMA INCINERAÇÃO VOLUNTÁRIA.
 
Se os cristãos, ao invés de sepultarem a Jesus, o tivessem incinerado, como se cumpririam as profecias e como o seu cadáver deixaria de experimentar a corrupção? Nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção. (At 2:31).
 
Como a cena da ressurreição súbita de uma caveira teria acontecido, sob o contato com os ossos de Eliseu? E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés. (2Rs 13:21).
 
Certamente que pouco importa PARA O MORIBUNDO a forma com que foi dissolvido o seu corpo. Se um cristão autêntico, o seu corpo ressuscitará da mesma forma, uma vez que todo cristão perseguido, queimado, assado, esfacelado, ou acidentado e desintegrado, terá o seu corpo de volta. Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder. (1Co 6:14). Não importa há quanto tempo morreu, se há algum átomo original incorrupto, se há alguma lembrança de que um dia existiu na face da Terra; Deus o levantará pelo Seu poder. Aleluia! Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; (Jo 11:25).
 
Mas mandar queimar o corpo de um servo de Deus por livre escolha, por opção do crente morto ou por não querer sepultá-lo tradicionalmente, por querer acelerar o que à terra foi incumbido de fazer, por costumes pagãos que foram sincretizados no meio dos cristãos, isso não! Ouso dizer que Deus não se agrada disto! Hoje está se tornando comum incinerar os cadáveres de cristãos, até de pastores! Onde eu posso fundamentar isso na Palavra de Deus? Se até os soldados, mortos em batalha, ou acidentados em outros países, passam por uma grande luta familiar e nacional para repatriar os restos mortais, por que nós, cristãos que entendem ser o corpo Templo do Espírito Santo, vamos tocar fogo no cadáver e lançar as cinzas num parquinho de cemitério? Há crentes que andam com as cinzas dos defuntos em casa!
 
Assim, como não sou de me esconder ou de reservar a minha opinião sobre questões difíceis, concluo, dizendo:
 
1) Não deixarei, se escolher puder, que o meu corpo, amortecido, seja incinerado por livre escolha minha ou dos meus. Desejo ser SEPULTADO e que o meu corpo aguarde naturalmente o dia da ressurreição.
 
2) Se eu morrer acidentalmente e o meu corpo for incinerado, dissolvido, desfeito, isso não prejudicará em nada a minha ressurreição, uma vez que o Deus Todo-Poderoso poderá reconstituir-me com absoluta perfeição, e o fará! Aleluia! Mas não terá sido a minha opção.
 
3) Não incentivarei NUNCA que cristãos toquem fogo nos cadáveres de seus familiares, pois não encontro nas páginas da Bíblia qualquer sepultamento condigno que tenha sido feito COM FOGO. Encontro PUNIÇÕES e não quero submeter os meus queridos a esse tipo de sepultamento.
 
4) Se algum irmão, ao ler tais conclusões, sentiu-se arrependido por ter sido conivente ou até agente dessa prática com algum familiar, ou se tiver determinado que o incinerem após o falecimento, busque a Deus, que nEle haverá graça e perdão.
 
E, por favor, NÃO QUERO DISCUTIR. Já passei da época dos confrontos de idéias. Quero apenas registrar as conclusões a que cheguei. Se o leitor DISCORDA, que discorde. Mas que tenha sido claro este contraponto para a sua meditação.
 
Seja Deus engrandecido quer na vida, quer na morte. Bendito seja o Deus Eterno!
 
Amém.
 

Wagner Antonio de Araújofacebook: https://www.facebook.com/wagnerantoniode.araujo.35
youtube: Prwagner2000
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/ 
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/ 
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com 
fone vivo/whatsapp: 011-996998633

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...