segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

FLORESCENDO NO DESERTO - 44 - UMA COISA FAÇO

44 - UMA
COISA FAÇO

"... Uma coisa faço..." (Fp 3:13)
 
770
 
Fazer, e fazer bem feito! Como precisamos de gente que faz bem! Como é maravilhoso ver alguém que faz o seu trabalho de forma exemplar! Lembro-me do Pereira, um homem com limitações físicas no braço, bastante limitado nos relacionamentos também. O dono do banco onde eu trabalhava deu-lhe a função de recepcionista e responsável pelo ponto dos funcionários. Alguns escreviam os seus horários de entrada e de saída; outros marcavam o cartão na máquina e todos deviam retirar os crachás funcionais. Esse homem fazia um serviço exemplar! Ele lustrava os crachás, deixava as anotações impecáveis, selecionava os que não se lembravam de marcar ou de anotar, falava com todos! Ele fazia só isso, mas fazia muito bem! E eram 400 funcionários!
 
Tem sido difícil encontrar alguém a exercer com dedicação a sua própria profissão/vocação. Geralmente as pessoas trabalham no que não gostam, seja por necessidade financeira, seja por falta de oportunidades quando era possível escolher. Daí apresentam baixo rendimento em suas tarefas (para não dizer um péssimo resultado). Mas a vida não é feita apenas das profissões; há também os estudos e as funções domésticas, as atividades corriqueiras. Que coisa maravilhosa quando uma dona de casa cuida da administração doméstica com esmero e cuidado! Que maravilha uma cozinheira que ama preparar a comida de cada dia! Que belo ver um homem que zela do jardim e do quintal, que mantém o porão arrumado!
 
A presente geração está atolada de muitos afazeres e de nenhuma qualidade, com exceções. Hoje a pessoa deseja ser tudo, mesmo não fazendo nada bem feito. Hoje todos querem ser famosos, manter canais nas redes sociais, cantar, falar, ensinar, tornar-se treinador (coach). Mas a dedicação é pouca, é limitada e não há paixão pelo que se faz. O entregador de pizzas detesta os clientes, o pizzaiolo não suporta o cheiro de pizza e o caixa do supermercado odeia ter que mexer no dinheiro alheio. E o professor que usa das aulas para fazer auto-terapia, despejando toda a carga de desilusões nos alunos? E o médico, que já não suporta mais ouvir as lamúrias dos pacientes?
 
Infelizmente na vida espiritual estamos repletos de gente que quer abraçar o mundo e não consegue fazer nada bem feito. Pastores metem-se na política e tornam-se ruins em ambas as profissões. Cantores gospel constróem impérios financeiros e não cantam nada que supere um mês. Os que trabalham na igreja estão quase sempre frustrados em sua função, aguardando novas eleições para novas frustrações (vejam-se os departamentos em agosto, no aguardo de novas eleições internas...). E os pregadores? Mensagens feitas de última hora, mal preparadas, sem sentido, repletas de recortes de internet, chavões, clichês e ruídos emocionais! Querem imitar os grandes ícones da moda, os pregadores famosos e detentores de milhões de inscritos nos vídeos postados. Tornam-se cópias mau feitas, defeituosas e não vivem as suas próprias vidas. O resultado não podia ser outro: pregadores e oradores terríveis.
 
UMA COISA FAÇO, é o que o Apóstolo Paulo afirmou no texto bíblico acima. Dizia ele que se esquecia do que havia passado e que caminhava para frente, olhando para Jesus. Ele concentrava-se na caminhada e no progresso de sua missão. Ele não se desviava do alvo. Nós deveríamos seguir o seu exemplo e fazer o que fazemos de maneira eficaz, excelente e qualificada. Um exemplo disso foi a situação com o carro de nossa família, que estava na revisão e precisou valer-se dos serviços da garantia. Os mecânicos não só mantiveram as imperfeições, como criaram novos problemas. Após meia dúzia de visitas à oficina os problemas aumentavam muito. Amigos nos recomendaram um mecânico antigo, aqui do bairro. Lá fomos nós. Ele, em um dia de trabalho, e com extrema simpatia, resolveu todos os problemas de nosso veículo e com maestria. Ele fez e fez bem feito!
 
O que chegou às suas mãos para fazer, prezado leitor? Você dá aulas? Faz comida? Cuida de crianças? Estuda um idioma? É pedreiro? Prega a Bíblia? Leciona uma matéria secular ou cristã? Dedica-se a um instrumento musical? Atende ao público? Faz entregas? Representa um produto? Cuida de crianças? Pois eu insisto no conselho do Apóstolo Paulo: UMA COISA FAÇO. O que tiver que fazer (se é lícito, produtivo e justo), faça bem feito.  Seja alguém competente e que domine plenamente a área onde atua, ainda que não seja a que escolheu. José, filho de Jacó, foi preso pelos irmãos e tornou-se escravo. Foi o melhor escravo de Potifar. Foi injustiçado e preso; na cadeia tornou-se o melhor prisioneiro, exercendo as funções que lhe eram possíveis. Deus o abençoou: de presidiário a primeiro ministro do Egito, com direito à menção honrosa no Céu! Deus abençoa aos que são dedicados e que fazem com amor as suas funções. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, (Cl 3:23).
 
 
Eu, que sou escritor, busquei transmitir-lhe esta idéia e paro por aqui, para que não me torne enfadonho. Senão serei mais a falar demais e nada dizer!
 
Que Deus nos abençoe.
 

Wagner Antonio de Araújo
membro da Igreja Batista Cidade IV Centenário, São Paulo, Brasil
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/  
pregações:
https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/  
e-mail:
bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com  
fone vivo/whatsapp: 011-996998633 - exterior: +5511-996998633

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1487 - EU ERA ...

  EU ERA ... 1487   "Eu era uma igreja. Hoje sou um centro muçulmano de revolução islâmica."   "Eu também era uma igre...