quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

FLORESCENDO NO DESERTO - 45 - BATERIA CARREGADA


45 - BATERIA
CARREGADA

 
 
772
 
Fomos acometidos por uma tempestade crítica na cidade de São Paulo. Eu, que voltava de um trajeto de automóvel, estava com o meu telemóvel/celular com meia carga. A tempestade foi tão forte que derrubou inúmeras árvores e, com elas, a rede elétrica. Ficamos sem energia. Logo as comunicações tiveram que sofrer restrições. A carga foi caindo, caindo e, ao anoitecer, já não havia mais celular. A energia só regressou às 22 horas, deixando-nos por dez horas desprovidos de energia elétrica.
 
Lembrei-me da importância de ter as baterias carregadas para as horas de necessidade. Lembrei-me dos aparelhos que acumulam várias cargas, tão úteis nessas horas. Pensei nos edifícios com elevadores e da dificuldade das pessoas em subirem e descerem escadas (nem todos possuem sistemas alternativos de geração de energia para emergência). Milú, minha irmã adotiva, era a única com celular carregado. Foi por ele que fiz comunicações emergenciais.
 
Hoje nós falamos sobre baterias de lítio, cargas elétricas para aparelhos eletrônicos. Mas na verdade esse princípio está na Bíblia e chama-se PROVISÃO DIVINA PARA AS HORAS DE NECESSIDADE. A fábula da formiga e da cigarra ensina-nos tanto! Formigas preparam-se para o inverno, enquanto a cigarra vive em canções. Quando o frio chega apenas as formigas têm o bastante. Assim também é a nossa vida diante das necessidades. Não pensamos em guardar ou armazenar nada. Queremos gastar, usar, viver no limite. Quando a necessidade chega estamos desprovidos do necessário. Quem não cuida do corpo nos tempos de saúde irá amargar horas custosas no avançar da idade. Quem não guarda um pouco do que tem para as horas em que não tiver, terá desespero para suprir o básico na carestia. Quem não estuda enquanto tem tino e memória, sentirá grande arrependimento quando a idade chegar e não puder mais exercer algo de maior relevância, importância e remuneração.
 
Na vida espiritual isso é mais que verdadeiro. Precisamos de provisões para a viagem da vida cristã! Quando Cristo multiplicou pães e peixes ordenou que as sobras fossem armazenadas, guardadas, pois nada deveria se perder. Assim, diante de Deus, a provisão é preciosa. Grandes homens de Deus as tiveram e as usaram! Lembro-me de Elias que, em grande depressão, fugiu de Israel e queria morrer. Um anjo o toca e ordena que coma e beba. Fá-lo duas vezes, pois a jornada do profeta até o Monte Horebe seria longa. A provisão supriu-o por quarenta dias! E o que dizer de Jonas? Fugitivo da ordem divina, mas cônscio de que era um servo de Deus, teve força suficiente para clamar ao Senhor de dentro do grande peixe, seu lugar de castigo.  E alí mesmo a provisão divina fez-se presente, livrando-o de tão grande tragédia. O próprio Senhor Jesus Cristo, quando bebê, recebeu de Deus provisão para os dias difíceis da família, quando fugiriam para o Egito. Os magos do Oriente trouxeram-lhe dádivas que certamente foram muito úteis à família.
 
A oração, a obediência e a fé são ferramentas para a provisão de Deus em nossa vida espiritual. Quem ora nos tempos felizes tem forças para enfrentar as horas amargas. Quem aprende a Palavra de Deus todos os dias tem-na no coração para supri-lo nas horas de necessidade. Quem obedece ao Pai celeste enquanto vive conta com a Sua graça no livramento de lutas e na companhia sempre present nas horas de dificuldades. Como não observar essa presença maravilhosa na prisão com Paulo e Silas, que sangravam e sentiam dores após serem surrados em praça pública e lançados na masmorra? Foi a provisão que levavam de uma vida a sós com o Senhor, da obediência diária e da opção pelo Reino ao invés da própria vontade. Foi a provisão divina que deu a Estêvão a graça de suportar o martírio por pedradas de seus patrícios, ao testemunhar a sua fé em Cristo. Foi a mesma provisão que fez os mártires dos três primeiros séculos morrerem confortados e entusiasmados com o Céu, pois tinham a alma cheia da provisão divina!
 
Leitor, quero instar-lhe como se o fizesse a mim mesmo: carregue as baterias! A energia pode acabar e terá que contar com o que acumulou durante a vida! Quem vive com Deus pode atravessar as lutas com vitória e resignação. Quem tem as baterias carregadas não teme o homem, não sucumbe nas lutas, não abandona a guerra contra o pecado, não entrega os pontos, não se deixa vencer pelo desânimo, não cai nas armadilhas do Diabo. Quem tem a provisão diz: "Se Deus é por mim, ninguém será contra mim!", ou "posso todas as coisas em Cristo, que me fortalece!" Sim, enquanto durarem os dias desérticos a água supridora do Senhor será presente para dessedentar a sua sede interior!
 
Agora que a eletricidade voltou aqui em casa, e conectei o meu celular à rede, já tenho o bastante. Assim também devemos nos conectar ao Senhor, fonte de nossa força, para obter revigoramento físico, emocional e espiritual. Como fazê-lo? Pela oração. Pela comunhão. Pela súplica. Pela adoração. Pela obediência. Pela Palavra de Deus. Pela escolha da vontade dEle antes da nossa própria. Por uma vida de dedicação incondicional Àquele que tudo pode, que tudo vê, tudo realiza para a Sua glória e para o nosso bem, pode nos fortalecer de forma magistral!
 
À propósito, como anda a sua bateria? Está carregada?
 
 
Que Deus nos abençoe.
 

Wagner Antonio de Araújo
membro da Igreja Batista Cidade IV Centenário, São Paulo, Brasil
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/  
pregações:
https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/  
e-mail:
bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com  
fone vivo/whatsapp: 011-996998633 - exterior: +5511-996998633

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...