sábado, 28 de novembro de 2020

memórias literárias - 939 - SAUDADE E VOLTA

 SAUDADE

E
VOLTA
939
 
Há algumas expressões que usamos que não correspondem à verdade.
 
A primeira é: "Estou com saudade do Céu, saudade de Deus". A segunda: "Estarei voltando para casa, no Céu".
 
Eu só posso sentir saudade de algo que conheço, que experimentei, onde já estive. Caso contrário eu apenas imagino, apenas sonho, apenas divago. Nenhum de nós VEIO DO CÉU, nenhum de nós é pré-existente. Somos todos originários da junção dos gametas masculino e feminino no ventre de nossa mãe ou num laboratório. Antes disto nós NÃO EXISTÍAMOS! Portanto, conquanto a expressão seja poética e seja bonita, e quase sempre queira dizer que ansiamos pela presença divina e o reino celestial ela não significa que nós já tenhamos estado lá. A não ser que tenha experimentado um arrebatamento de sentidos ou físico e que se tenha ido ao Céu por antecipação, como Paulo, ao contemplar o terceiro céu.
 
Assim, dizer quando se morre: "Ele voltou para casa", como se a pessoa REGRESSASSE AO CÉU, pode parecer muito bonito, mas não é verdadeiro também. Quando uma criancinha morre e dizemos: "um anjinho que voltou para o Céu" pode soar como lindo e maravilhoso, mas não é verdadeiro. O espiritismo é quem advoga que nós somos almas que eram pré-existentes, que reencarnaram após outras vidas e que a morte é o regresso ao NOSSO LAR.  Entender a morte e a salvação como a volta ao Lar Paterno é, no mínimo, ignorância das Escrituras Sagradas. Nós não viemos de lá, nunca estivemos lá (com a exceção registrada no parágrafo anterior). Ninguém volta para um lugar de onde não veio!
 
Nós iremos para o Céu e estaremos na presença do nosso Deus. Um bebê vai para o Céu por inteira graça do Senhor Jesus, não como retorno de um estado anterior. Nós não somos pré-existentes!
 
As melhores expressões substitutivas e bíblicas seriam:
 
1) EU QUERO ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS E ANSEIO PELO DIA DE VÊ-LO COM OS MEUS OLHOS! Ah, que dia especial, quando eu puder andar pelas ruas de ouro da Nova Jerusalém! Que dia há de ser quando eu chegar ao Paraíso e me encontrar com Jesus Cristo! Anseio por este dia!
 
2) EU IREI CONHECER O MEU NOVO LAR - Sim, porque este é temporário e o outro será eterno! Eu nunca estive lá, como João, o Batista, quando afirmou que só Jesus desceu do Céu. Eu para lá subirei e então estarei para sempre com o meu Senhor! Aleluia! Um bebezinho que morre antes da idade da razão foi alcançado pela graça plenária do Senhor! Um abortado também!
 
Eu sei que não falamos por mal, mas devemos adaptar as nossas expressões à Bíblia, e não a Bíblia ao nosso ideário.
 
Que observemos bem as nossas expressões, para não sermos sincréticos e misturarmos paganismo com cristianismo.
 
Wagner Antonio de Araújo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...