quarta-feira, 16 de outubro de 2019

memórias literárias - 810 - DEVO E NÃO LIGO

DEVO E
NÃO LIGO...
810
 
 
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. (Rm 13:8)
 
Eles devem e não ligam. Eles tomaram dinheiro emprestado da família, dos amigos, dos irmãos da igreja, do pastor, dos bancos, das financeiras, não pagaram e não têm nenhum drama de consciência. Ah, como esta situação é repetitiva! Lembro-me de um cantor evangélico que chegou à igreja e encantou com o seu vozeirão de baixo, suas canções em "negro spiritual". Ao fim do culto encontrou alguns incautos (um deles era eu) e pediu algum dinheiro emprestado. Jamais pagou. Lembro-me de um suposto marinheiro, que visitava as igrejas e chegava vestido em traje de gala. Era bom de papo e conseguia ludibriar diversas pessoas, prometendo passagens em transatlânticos, pedindo apenas uma pequena contribuição. O navio deve ter afundado, pois jamais alguém foi contemplado.
 
Outros pegam dinheiro emprestado com membros da igreja e não pagam. Aliás, fazem algum silêncio por um tempo e depois deslavadamente voltam ao relacionamento público como se nada  tivesse acontecido. Conheci um indivíduo que não perdia um bazar beneficiente. Munia-se de uma grande sacola e deixava o pagamento pendurado. Jamais devolveu os objetos ou pagou por eles. Outro endividava-se nas financeiras e tinha até uma regra: tome emprestado, não pague, deixe que cobrem até cansar. Depois, quando acabar, ou ofereça um pagamento simbólico ou deixe passar cinco anos até que caduque a dívida. E comece tudo de novo.
 
Assim são muitos que se dizem cristãos. Conheci inclusive um pastor que desejou instalar um negócio com lavouras. Cotizou os membros, os colegas, um monte de amigos. Faliu e perdeu tudo o que arrecadou. E todos até hoje esperam um ressarcimento. Outro tomou dinheiro emprestado para pagar a alguém, e emprestou de alguém para isso e construiu uma dívida imensa com mais de trinta credores. A igreja foi obrigada a convidá-lo para sair. Eu soube que ele voltou para a mesma igreja após duas décadas. Será que fará isso de novo? Eu também conheço igrejas que deixaram de pagar o que deviam aos seus pastores e estes, por questão de ética jamais irão cobrá-las.
 
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. (Mt 22:29)
 
Os chamados cristãos, mas que não agem como cristãos, erram por não conhecerem o que a Bíblia diz com respeito aos que fazem dívidas. A Bíblia diz que nós não podemos dever a ninguém coisa alguma, exceto o amor com que nos amemos uns aos outros. Certamente que comprar uma casa própria a prestação ou um veículo não é uma dívida, mas parcelamento de patrimônio. Mas deve ser pago com fidelidade; do contrário torna-se também uma dívida.
 
A Bíblia chama de LADRÃO aquele que toma dos outros e não paga, ainda que em nome de uma dívida. E o futuro dos ladrões nós bem sabemos: nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. (1Co 6:10)
 
Aquele que toma emprestado e não paga, e sequer dá qualquer satisfação ao seu credor é mentiroso. E os mentirosos terão um destino certo também: Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Ap 21:8).
 
Quem deve tem o nome sujo na praça e sujo nos corações, além de provocar escândalos. E o que diz a Bíblia sobre o bom nome? Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro. (Pv 22:1). E sobre os escândalos? Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! (Mt 18:7). Conheço gente que abandonou a fé por causa dos escândalos dos que se chamam cristãos e não vivem como tal. Eles cunharam até uma frase: "a pior coisa que existe é fazer negócio com crentes"...
 
E o perdão? Onde fica o perdão para o endividado? Fica DEPOIS do arrependimento sincero de quem deve e de ter buscado por todas as formas possíveis para pagar a dívida. E JAMAIS alguém deve contrair alguma dívida aguardando que o credor lhe perdoe ou quite por antecipação o valor tomado, pois isso se chama desonestidade, engodo, mentira, esperteza. Abraão era homem justo e disse, no caso de um despojo de guerra: Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão; (Gn 14:23).
 
É bom que se diga que o credor compassivo da parábola de Jesus, que havia perdoado uma dívida incalculável de seu servo, cancelou o perdão quando esse não teve compaixão de um pobre que lhe devia alguma coisa também e que lhe pedia encarecidamente o perdão necessário. Isso também diz respeito a quem deve e não paga: o perdão que supostamente recebeu pela graça de Jesus, que não operou a transformação de sua conduta e de seu caráter, perderá a eficácia e não lhe dará entrada no céu (porque, de fato, nunca ocorreu a conversão). Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. (1Jo 2:4). Dever é pecar, é quebrar a lei de Deus. Então podemos parafrasear o texto bíblico: Qualquer que é nascido de Deus não vive a dever sem dar satisfações; porque a sua semente permanece nele; e não pode viver a dever, porque é nascido de Deus. (1Jo 3:9). Isto é uma PARÁFRASE, uma aplicação lícita para entendermos que dívida sem satisfação é pecado.
 
Um crente não pode dormir em paz com uma dívida não satisfeita, sem procurar o credor e explicar-se. Quem dorme sem dor de consciência tem a mente cauterizada, já está perdido. Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; (1Tm 4:2).
 
Para terminar: dois casos. Um irmão pediu-me dinheiro emprestado. Eu lhe emprestei. Ele combinou de pagar-me em 10 vezes. Infelizmente ele não conseguiu honrar no prazo estabelecido, mas naquele mês procurou-me cinco vezes para pedir perdão e para dizer que ao final iria pagar-me uma prestação a mais. O resultado não podia ser outro: dignidade! O segundo caso: passei ontem o documento do meu velho carro para um pastor amigo. Ele fora roubado e estava sem condução. O meu velho carro estava gasto, mas ainda era um bom veículo. Fiz-lhe uma proposta para adquiri-lo em um ano. Ele aceitou. Ele não só pagou direitinho, como quis compensar um atraso ao longo das prestações. Ontem, à porta do cartório lhe falei: "Pastor, o senhor é um homem digno. Bendito seja Deus por sua vida!".
 
Que sejamos assim. Se tivermos dívidas, que por amor de Jesus e em decorrência de Sua presença em nós, procuremos os credores, sejam quem forem, e acertemos o pagamento, dentro das nossas possibilidades, e que jamais sejamos acusados de desonestos. Que o efeito Cristo em nós produza o mesmo que produziu no fariseu arrependido e salvo: E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. (Lc 19:8)
 
Você está em dívida?
 
Wagner Antonio de Araújo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...