sexta-feira, 25 de outubro de 2019

memórias literárias - 816 - JESUS É RELIGIÃO

JESUS É
RELIGIÃO
816
 
Há inúmeros pregadores que fazem questão de dizer: "não estou pregando religião, Jesus não é religião".  E, enquanto afirmam isto vão divulgando a sua igreja, seita, grupo, que, se não for religioso deve ser político, esportivo, comercial, sentimental, qualquer coisa. Isso é parecido com aquele que está na cozinha, fritando um bife, fazendo a salada e dizendo: "isto aqui não é culinária, viu?"
 
RELIGARE é um termo latino que significa RELIGAÇÃO. O termo refere-se à religação entre o homem e Deus. Se esta religação é legítima, verdadeira, ou feita em termos falsos e adulterados, não vem ao caso. A questão é: JESUS É RELIGIÃO SIM. Outros podem evocar o mesmo direito, mas, à luz das Escrituras Sagradas, somente Cristo é a religião eficaz.
 
Pelo desprezo da religiosidade as igrejas estão se tornando clubes de entretenimento, sociedades beneficientes, lojas de mercadorias, representações comerciais, bancos, emissoras de televisão e rádio, distribuidora de sinais de tv a cabo etc. Isto faz lembrar o tempo em que as farmácias passaram a ser chamadas de "drugstore" e tornaram-se mercadinhos. Às vezes encontrávamos de tudo, menos os remédios dos quais precisávamos. Ou os telemóveis que usamos: às vezes eles têm centenas de aplicativos, só não fazem ligações telefônicas...
 
As igrejas modernas estão assim também. O púlpito virou point fashion: em certa igreja o púlpito é uma prancha de surf, pois o seu apóstolo é um surfista. . Ultimamente estão colocando latões estilizados como púlpitos, talvez porque a mensagem mais mercantilista seja a do petróleo, na fatalidade de não se ter nada de divino para pregar... As plataformas das igrejas viraram palco que, em certas congregações, nada deixa a dever para os dos grandes teatros: luzes, camarins, espaço das orquestras, fundo preto, chão trabalhado. Em tudo lembra um estúdio de mídia e televisão. Só não lembra PARÓQUIA ou "Casa dos Peregrinos", Casa de Oração, capela, templo, tabernáculo ou um simples local separado para a adoração. Foi-se o tempo em que se entrava numa igreja para orar, sentadinho e quieto, num banco tranquilo, com um ambiente quieto e convidativo à solitude...
 
Jesus é RELIGIÃO, aliás, a única eficaz: Ele é o religador entre Deus e o homem. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (1Tm 2:5). Ele é o único nome que pode religar o homem com o seu criador: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (At 4:12).
 
Igreja é CASA RELIGIOSA sim, um lugar específico onde o fiel vai refletir, meditar, orar, ouvir a Palavra de Deus. Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. (Is 56:7); Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores. (Lc 19:46).
 
A vida cristã é uma VIDA RELIGIOSA sim, uma vida que se constrói numa base religiosa, a Bíblia Sagrada. Se há bases falsas por aí, de outros grupos que se intitulam RELIGIÃO, o problema não é dos cristãos. Um crente vive uma vida na contra-cultura: ele ousa ser contrário ao curso deste mundo, vivendo o tempo todo para Cristo. Ele faz de Jesus a razão de sua existência. Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. (1Co 10:31). E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2)
 
O cristianismo é uma religião verdadeira porque investe no relacionamento em forma de cruz: verticalmente, promovendo a comunhão entre o homem e seu Deus; e horizontalmente, provocando a comunhão entre o homem e o seu semelhante. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo (Tg 1:27); Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. (1Jo 2:10).
 
Por fim, Jesus Cristo é e sempre será a VERDADEIRA RELIGIÃO, pois só Ele religa o homem com o Seu Pai. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. (1Jo 5:12); Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. (1Jo 5:13). Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. (Ec 5:1)
 
Vida cristã é vida religiosa da melhor e única espécie verdadeira. O resto é propaganda enganosa de quem não assume a verdadeira intenção.
 
Wagner Antonio de Araújo, ministro religioso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...