quinta-feira, 24 de outubro de 2019

memórias literárias - 814 - FALÁCIAS EVANGÉLICAS

FALÁCIAS
EVANGÉLICAS
814
 
A gente ouve muita coisa. Muitos fazem muito barulho em nome do Evangelho, abrem a boca e falam muita coisa em nome de Deus. Por falta de entendimento bíblico há muitos que dizem AMÉM e se tornam cúmplices destas desinteligências. Quero citar algumas barbaridades muito aceitas e difundidas sem o devido exame bíblico.
 
"O BRASIL É DO SENHOR JESUS. POVO DE DEUS: DECLARE ISSO". Essa frase corre o país e soa como uma declaração de fé muito apropriada. Mas não é verdadeira. O Universo é de Deus por direito de criação e de propriedade; isto é um fato. Mas o IMPÉRIO neste mundo não é do Senhor Jesus (ainda). Assim diz Ele: Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. (Jo 18:36). Sobre o grande imperador do mundo, assim diz a Bíblia: Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (2Co 4:4). Também isto: Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim; (Jo 14:30).
 
"GANHAR O BRASIL PARA CRISTO" - Ganhar brasileiiros para Cristo sim! A Pátria inteira não. Aliás a própria bíblia declara: E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos. (2Ts 3:2). Se a fé não é de todos, nem todos serão de Cristo, no sentido de renderem-se voluntariamente a Ele. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. (1Co 9:22). Alguns serão salvos; outros, não!
 
"TUDO ME É LÍCITO" - Deveriam completar o restante do verso: "mas nem tudo convém" (I Co 6.12 e 10.23). Então, fundamentados nisto dizem: é lícito tatuar-me, é lícito usar piercing, é lícito viver na imoralidade, é lícito xingar, é lícito matar; enfim, tudo me é lícito. Pode não ser conveniente mas que é permitido, é, dizem eles. FALÁCIA! O contexto destes versículos não diz que TUDO é permitido, mas que as condições apresentadas NO TEXTO ONDE ESTÃO OS VERSOS não eram impeditivas, mas incompatíveis. EM I CORÍNTIOS 6 Paulo fala sobre levar irmãos aos tribunais seculares e requerer direitos diante dos ímpios. Ele diz que, conquanto isso fosse lícito, não era conveniente para com o testemunho. E em I Coríntios 10 ele fala sobre comprar carne em açougues da época, cujo material era consagrado aos ídolos; isto escandalizaria a fé alheia e traria escândalo. Conquanto fosse lícito comer essa carne que não teria poder espiritual algum, não era conveniente, não era edificante e não traria benefício algum, tornando-se armadilha de Satanás. Assim, o texto não quer dizer que eu posso matar, roubar, me prostituir, seduzir, ser um corrupto, mundano, viver a dever, sacrificar a deuses e coisas do tipo. Um texto fora de contexto e usado para pretexto é um horror!
 
"POSSO TODAS AS COISAS NAQUELE QUE ME FORTALECE" (Fp 4.8). O texto é bíblico e sua autoridade é inquestionável. Mas o mau uso que se faz dele o coloca num patamar que precisa ser delimitado. Dizem assim: posso ser rico, posso ser grande, posso ser famoso, posso ser o maior, posso ser curado de todas as enfermidades; enfim, posso tudo de bom! Isso é uma afronta ao texto! Paulo era doente dos olhos e não foi curado (Gálatas 4.15); Timóteo, seu filho na fé, tinha problemas de estômago (I Timóteo 5.23); Paulo rogou para ter um "espinho na carne arrancado" e Deus não arrancou! (II Coríntios 12.9). A frase dita por Ele dizia respeito sobre a sua condição de servo de Deus e missionário de Cristo, andando pelos campos e estabelecendo novas igrejas. Às vezes trabalhava a fazer tendas; às vezes recebia verbas de outras igrejas; às vezes não tinha nem uma coisa e nem outra. Ele dependia da graça do Senhor para sobreviver. Naquele momento ele recebera uma oferta de Epafrodito, enviado pela Igreja de Filipos com uma oferta e agradecia por ela, explicando como sobrevivia no interregno da chegada dos recursos.  Dizia viver contente em qualquer situação. Aprendera inclusive a passar por necessidades, e explicou: "posso todas as coisas (inclusive passar por necessidades) em Cristo que me fortalece". Vá explicar isso a um falso pregador que usa o texto para dizer exatamente o contrário!
 
"SE AQUILO SE CUMPRIR ENTÃO FOI PROFECIA VINDA DE DEUS" - Errado. A profecia que se cumpre é a BÍBLIA, a Palavra de Deus. O que passa disso, as novas profecias, vinda da boca de falsos profetas ou neoprofetas, AINDA QUE SE CUMPRAM, não estão fundamentadas na Bíblia. No passado (Velho Testamento) o teste era o CUMPRIMENTO DO QUE FOI DITO. Hoje não é mais. E onde está isso no Novo Testamento?  Está aqui, quando fala do poder de Satanás em ENGANAR aqueles que não dão crédito à verdade: A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; (2Ts 2:11). Ou seja: AINDA que uma falsa profecia se cumpra, ela só acontece porque Deus PERMITIU que a pessoa, que não deu crédito à Bíblia continue cega. Por isso os milagres que acontecem em ambientes que não são cristãos ou são falsamente chamados de cristãos. Crêem que uma imagem curou-as; e são curadas. Por que? Porque Deus permitiu que isso acontecesse. Um profeta evangélico sai por aí falando fazendo prognósticos e alguns se cumprem. Por que? Porque Deus permitiu, já que não amam a Bíblia. Eles poderiam examinar as Escrituras, mas não o fazem! E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? (Mc 12:24);
 
"DEUS É FIEL" - A frase é comum quando alguém orou por alguma coisa ou ouviu alguma suposta profecia e crê que determinada coisa irá acontecer. Então afirma que Deus é fiel e fará aquilo. Mentira! A Bíblia não diz que Deus é fiel às inconsequências e aos caprichos humanos, mas diz exatamente o contrário: Ele é fiel e justo . (1Jo 1:9). Ele não é só fiel; Ele é justo para consigo mesmo e para com a Sua Santa Palavra. Assim lemos: Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. (2Tm 2:13). Permanece fiel a quê? À Sua decisão de justificar ao que O busca e condenar ao que O abandona. Quem o nega será negado. E se formos infiéis à confissão de fé que supostamente temos no Senhor, Ele não será infiel: Ele cumprirá o que disse que faria aos que mentem! Isso muda tudo, não? Se nós, homens, não cumprimos a nossa palavra, Deus cumpre a dEle!
 
"ELE VAI RESTITUIR TUDO QUE ERA MEU" - Verdade? Que pena! O que era meu? O pecado era meu. A condenação era minha. A perdição era o meu destino. Ele irá me restituir isso? Deus me livre! Quem diz a frase fala que Deus vai dar de volta os objetos, o patrimônio e as pessoas que foram arrancadas de mim, supostamente pelo Diabo. Onde está isso na Bíblia? Em lugar nenhum! Pelo contrário, o que encontramos lá é o seguinte: Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. (Lc 9:24). Eu nada tenho de realmente meu neste mundo. Tudo o que tenho é emprestado; quando eu morrer deixarei tudo aqui. Meu era apenas o pecado e a sua devida condenação. Em Cristo eu fui libertado disso e Deus arrancou-me a condenação. Foi graça, foi favor imerecido, foi misericórdia. Agora eu vou clamar para Ele me devolver a única coisa que era minha? Eu não! Eu não quero que Ele me restitua nada! Estou satisfeito com aquilo que Ele me concedeu unicamente por Sua graça! Sobre os bens que não tenho mais, diz a Bíblia: Porque também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente. (Hb 10:34). Paulo diz a Timóteo sobre bens aqui na Terra: Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. (1Tm 6:8)
 
Está em tempo de retornarmos ao evangelho puro e simples, sem mistura, sem fantasias, sem bobagens. Um evangelho de um livro só, a Bíblia, de uma profecia só, A Escritura Sagrada. Se fizermos só isso não haverá falácia que continue de pé diante de nossa fé.
 
Wagner Antonio de Araújo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...