sexta-feira, 18 de outubro de 2019

memórias literárias - 812 - APRENDA A SORRIR

APRENDA
A
SORRIR
812
 
O menino, após a aula, procurou o professor. Este, solícito, atendeu-o prontamente.
 
- Em que posso ajudar-lhe, meu rapaz?
 
- Professor, se eu lhe pedisse um conselho, o que o senhor me diria?
 
- Bem, há muito o que dizer, mas vou resumir num só: APRENDA A SORRIR.
 
- Sorrir? Como assim?
 
Este rapaz era sisudo, sempre sério. Certamente que gargalhava com as bobagens adolescentes que ouvia e que praticava, quando junto de seus colegas. Mas, no geral, era um rapaz fechado, que mal cumprimentava à força familiares e superiores. Estava sempre com a cara fechada, com os lábios rigidamente fechados, com ares de poucos amigos. Não era a toa que não fazia amigos de verdade, exceto os colegas que eram obrigados a conviver com ele. Também atraía gente rebelde, gente desajustada, gente que se sentia sintonizada com esse espírito turbado, infeliz e seco que levava.
 
- Mas eu sorrio, professor!
 
- Eu não disse sorrir com os gracejos dos colegas, meu jovem. Sorrir quando vê algo cômico na mídia, com os colegas ou em casa é uma coisa. Sorrir para a vida é outra coisa. Se você quer um conselho, sorria para a vida!
 
De fato ele puxara isso dos familiares. Principalmente de um tio, cuja face dura ele imitava. Afinal, convivia com ele no mesmo quintal. Também não tinha grandes motivos para sorrir ao ver os pais constantemente agredirem-se um ao outro. A situação financeira da família não trazia grandes sorrisos no fim do mês e, quiçá no Natal e no Ano Novo. Eles estavam sempre no vermelho. E, para completar o quadro desanimador, já se mudara quatro vezes de cidade e tivera que deixar os poucos amigos que fizera. Como sorrir assim?
 
O professor tirou um Novo Testamento, Salmos e Provérbios dos Gideões Internacionais, distribuído a pouco tempo naquela escola, e mostrou-lhe o texto de Provérbios 15.13: O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. E afirmou:
 
- Meu rapaz, você é cristão. Você vai à igreja todo final de semana, participa da Escola Bíblica Dominical, tem atividades diversas, sabe sobre Jesus. Quem mais neste mundo teria motivos para sorrir? Deus lhe fez perfeito fisicamente; você tem um prato de comida em toda refeição; não lhe faltam roupas adequadas e alguém sempre está à porta para buscá-lo e levá-lo. Quantos não têm nada disto e vivem felizes só por terem Jesus? Garoto, faça um esforço e passe a sorrir. Deus nos faz sorrir!
 
O rapaz foi embora pensativo. Quando atravessou a rua viu um homem deficiente, sem as pernas, montado num carrinho de rolemâ, guiando-se com as mãos embrulhadas em panos para não se machucar no chão rústico. Ele olhou para o menino e disse:
 
- Um bom dia, menino! Está um lindo dia, não? Deus lhe abençoe!
 
Perplexo, o rapazinho pensou: "Este homem não tem motivo algum para sorrir, está deficiente e nunca irá andar; não tem ninguém para ajudá-lo e está só na rua. E ainda está feliz, desejando-me bênçãos de Deus?" Pensativo, ele foi até o estacionamento da escola e, no caminho, orou: "Senhor, ajuda-me a sorrir!"
 
Ao encontrar-se com a mãe que lhe esperava, sorriu e disse: "a sua bênção, mamãe!". Ela, estranhando o sorriso, perguntou-lhe jocosamente: "Viu um passarinho verde, moleque?"
 
Nas duas semanas que se passaram ele encontrou diversos textos na Bíblia que falavam de alegria, de regozijo, de felicidade. Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; (Rm 12:12); Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. (Fp 4:4). E descobriu que tudo ao seu redor mudara de cor. As cores eram o reflexo de sua alma, agora leve e grata. Amigos apareceram, pois era bom estar ao lado de alguém feliz.
 
Duas semanas depois, quando mais uma aula terminara, o professor chamou-o e disse:
 
- Meus parabéns, menino. Você é um novo homem! Deus lhe abençoe!
 
-----
 
À propósito, eu já sorri hoje?
 
Wagner Antonio de Araújo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...