domingo, 3 de janeiro de 2021

memórias literárias - 1159 - O RESGATE DO NATAL

 O RESGATE DO NATAL

1159

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Enfim, mais um Natal é chegado e a nossa atenção volta-se para a pequenina Vila de Belém. Olhamos para o céu e vemos a Estrela que anuncia a chegada do Messias. Olhamos para o campo e vemos os pastores que assistiram à primeira e mais preciosa cantata natalina. Olhamos para a estrada e observamos magos do Oriente que chegam com presentes. Olhamos a estrebaria e encontramos Maria e José, com o menino Jesus na manjedoura. Ah, como estes temas nos encantam!

 

Mas, com tristeza o dizemos, tais realidades estão a desaparecer de nossa sociedade! Em lugar de Jesus nascido em Belém encontramos um Papai Noel com um saco de presentes e um trenó de renas voadoras. Em lugar de alegria pelo libertador que chegara temos a alegria efêmera das crianças a ganharem presentes e brinquedos às toneladas. Isto é, ganham os que têm pais ricos ou que são assistidos por entidades filantrópicas. O Papai Noel não sobe a favela...

 

Os símbolos cristãos de Natal estão a ser substituídos por símbolos e lendas pagãs, e sem que ninguém proteste contra isso. As igrejas, antes redutos de proclamação das boas-novas angelicais da chegada do Filho de Deus, têm transformado a ocasião em comemorações similares às do mundo, distribuindo comidas, brinquedos, fazendo festas e, não raramente, esquecendo-se de proclamar Jesus Cristo, o Messias que chegara!

 

Em nossos lares somos invadidos por produtos natalinos: panetones, perus, chester, pernil, bolos de natal, doces, frutas de época, ponches, árvores cheias de enfeites, neve falsificada e filmes de duendes. Poucas casas cristãs separam esta época tão importante para trazer à memória tudo o que o Natal de fato representa.

 

Natal é a alegria pelo nascimento e encarnação do Filho do Deus vivo! Natal é o cumprimento da promessa bíblica da vinda do Emanuel! Natal é o maior milagre do universo, quando Deus se faz homem e habita entre nós! Natal é a maior alegria no peito de qualquer cristão, no sentido de que Cristo veio ao mundo nos salvar!

 

E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: (Lc 2:10). Vamos tornar este Natal o mais cristão de todos eles! Vamos proclamar a vinda do Filho de Deus e anunciar a Sua salvação para todos os nossos vizinhos, amigos, parentes e conhecidos! Não sejamos meros consumistas de Natal, mas proclamadores da verdadeira mensagem do Senhor! Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Feliz Natal para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...