terça-feira, 14 de novembro de 2017

memórias literárias - 552 - O MELHOR REFÚGIO - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 19

O MELHOR
REFÚGIO

Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 19
 552
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Continuamos a pensar com bastante atenção nas maravilhosas promessas de Deus, contidas no livro de Salmos. Como já falamos anteriormente, trata-se do livro bíblico dedicado aos cânticos que se entoavam no templo de Jerusalém, a maioria da autoria de Davi, mas também com a cooperação de Moisés, Jedutum, os filhos de Core, Asafe e outros. Hoje pensaremos no que encontramos no Salmo 118, versículo 8: “Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar no homem”
 
Há aqueles que sofreram uma desilusão sentimental e procuram refúgio em amigos, em psicólogos, em conselheiros. Amigos, psicólogos e conselheiros são importantes, mas eles em si não poderão tirar de nossos corações nenhuma desilusão, ou mesmo revertê-las. O máximo que podem fazer é solidarizarem-se conosco.
 
Há aqueles que perdem o emprego e buscam refúgio num vereador, num prefeito, num deputado. Imaginam que uma boa indicação abrirá todas as portas. Não raras vezes essa expectativa não se concretiza, uma vez que somos importantes aos políticos apenas em épocas de eleição. Além do mais não são os bens públicos que nos darão de volta o que as crises nos levaram. Talvez um ou outro nos ajude em alguma coisa, mas a solução não se encontra nisso.
 
Há os que ficam doentes e buscam refúgio em fórmulas mirabolantes de cura. Aceitam regimes bizarros à base de coisas naturais, colocam-se como cobaias em experimentos e terminam por não encontrar a cura necessária. Os remédios podem auxiliar, mas eles não são o refúgio completo.
               
O Senhor nosso Deus é o nosso refúgio. Ele pode nos abrigar das tempestades, assim como o guarda-chuva nos abriga dos aguaceiros. O refúgio em Deus é melhor do que o refúgio dos homens, pois estes não ficam sempre conosco, mas Deus permanece com aqueles que O buscam. Jesus Cristo afirmou: “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28.20). O socorro de Deus não se restringe ao problema em si, mas à raiz de todos os problemas. Deus preenche em nós o vazio que existe em todo o coração. Quem se refugia em Deus encontra paz no coração, perdão para os pecados e vida eterna nos Céus. O socorro do Senhor é completo e está disponível neste momento, a qualquer que orar, clamando com sinceridade e fé. “Tem misericórdia de mim, ó Deus”. Uma oração assim jamais será desprezada pelo Senhor. Faça-a e encontre o refúgio verdadeiro, muito melhor do que o refúgio em homens limitados. Que Deus nos abençoe.
 Wagner Antonio de Araújo

mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...