quarta-feira, 22 de novembro de 2017

memórias literárias - 562 - DITOSO O HOMEM - SÉRIE: CONSOLO NOS SALMOS No. 23

DITOSO
O HOMEM

 
Série:
CONSOLO NOS SALMOS
No. 23
 
562

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Assim diz o texto do Salmo 112.5,7: “Ditoso o homem que se compadece e empresta; ele defenderá a sua causa em juízo; ... Não se atemoriza de más notícias.; o seu coração é firme, confiante no Senhor”.
Contava-me uma senhora que havia uma parente que possuía muitos suprimentos em sua casa. Essa senhora, contudo, era criança e não tinha tal abastança. Um dia a sua mamãe pediu-lhe para buscar na casa da parente abastada uma certa provisão. Ao chegar lá a parente afirmou: “Quem precisa pede sempre; quem ajuda nem sempre tem.” Com muita tristeza tomou o suprimento e levou à mamãe. Sentiu-se humilhada pela situação. Os anos se passaram e essa parente morreu. O suprimento que tinha perdeu-se, apodrecido no depósito, pois os filhos não souberam fazer uso daquilo. Não poderia ela ter sido generosa e, com um coração bondoso, oferecer do que tinha com maior alegria?

O salmo nos afirma que um homem que empresta com compaixão é ditoso, é feliz, é muito abençoado pelo Senhor. Todavia, creio que, nos dias atuais, temos um caminho até melhor. Já se disse que quem empresta pode perder o dinheiro e o amigo. Então, às vezes, o caminho melhor é dar, se tiver condições. É melhor dar e não esperar de volta do que ganhar um devedor que perde a própria amizade. Seja por empréstimo ou por doação, aquele que é generoso encontra da parte de Deus um defensor, um ajudador, um companheiro. Isto não significa que ganhará qualquer demanda ou qualquer processo. Nem sempre. Contudo, quando o homem generoso perde alguma coisa ou é injustiçado, Deus, em Sua infinita misericórdia, lhe concede através de outra fonte. Conheci um homem que foi injustiçado em seu serviço. Poderia ter entrado com processos diversos, mas decidiu agradecer a Deus e esperar no Senhor. Um dia o seu irmão lhe pediu o velho carro para dar uma volta. Quando retornou, trouxe-lhe um carro novo e lhe disse: “Deus está lhe abençoando através de mim.” O carro valia muito mais do que aquilo que não lhe pagaram.

Assim, quem confia em Deus não tem medo de más notícias. A crise pode ser avassaladora; a situação do mercado desesperadora. Esse homem, que confia no Senhor, pode até sofrer duras conseqüências. Mas ele é crente, é confiante. Ele diz como o Apóstolo Paulo: “Porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. (2Tm 1:12)
Que Deus nos abençoe.
 

Wagner Antonio de Araújo
mensagem especialmente preparada para a EBAR - Escola Bíblica do Ar, à convite da irmã Ana Maria Suman Gomes). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...