segunda-feira, 16 de abril de 2018

memórias literárias - 649 - HÁ UM LIMITE ...

HÁ UM
LIMITE...
 

 
649
 
Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. (Mt 15:14)
 
Deus jamais foi pego de surpresa pelas maldades humanas. E Sua Santa Vontade jamais pôde ser frustrada. Criou-nos Deus com a capacidade limitada do livre arbítrio, dentro da capacidade ilimitada da eterna soberania divina. Assim, o que pensamos ser um direito nosso é, no máximo, uma concessão dentro de um limitado espaço de manobras. Destarte, o Senhor conhece a cada um de nós, não apenas do jeito que somos, mas do jeito que seremos para sempre. E, em Sua soberania, tomou decisões eternas que não nos cabe avaliar neste artigo. Nada do que existiu, existe e existirá foi, é ou será surpresa para Deus. Quero falar no tempo e no espaço, na nossa realidade visível, quero refletir naquilo que o olho humano vê, e que Deus também vê, apesar de não mudá-lo na avaliação eterna, que já está feita.
 
Há aquele que ouve a Palavra de Deus dia após dia. Ele é confrontado com os seus pecados, com a sua perdição; ele ouve falar do Inferno e do juízo final. Ele recebe conselhos, ele ouve a voz de quem o ama. Deus sempre se apresenta a Ele como o único caminho para a vida eterna. Mas o seu coração resiste e ele zomba da fé. Um dia acontecerá de não ser mais confrontado. Um dia a voz de Deus silenciará para ele. Poderá ser em vida, quando o próprio Deus dirá, nas palavras de Jesus: "Deixai-o". Mas certamente será com a sua morte, quando nunca mais terá a oportunidade de mudar de caminho, seguindo a Jesus. Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece (Jo 3:36)
 
Há aquele que conhece a Palavra de Deus, vive na igreja e não obedece aos ensinos divinos. Ele vive de promessas. No domingo, durante um emotivo culto, faz decisões e reconsagra-se. Na semana que chega ele de tudo se esquece e continua a viver na frieza e, quiçá no pecado também. Ele zomba de Deus, prometendo-lhe grandes coisas e não cumprindo nenhuma delas. Ele a posar para as fotos do Reino, membro de uma igreja e chamado de boa pessoa por muita gente. Na verdade ele está a abusar da paciência divina e colherá, certamente, o fruto de suas horríveis mentiras. Porque decidir viver para Deus e nos Seus caminhos e continuar a trilhar os caminhos do seu coração, antagônicos ao que ensina o Novo Testamento, é mentira. Mas, quanto aos ... a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Ap 21:8). Ele terá, em breve, a impossibilidade de arrependimento, pois a sua mente será queimada, de tanto que ouviu a voz divina e não a atendeu. A hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; (1Tm 4:2). Foi de Jesus a ameaça real: Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. (Jo 5:14)
 
Há aquele que não aceita a disciplina bíblica contra o seu pecado. Atribui qualquer pena eclesiástica à maldade do seu pastor, da sua igreja ou da sua religião (estamos falando de igrejas cristãs sérias, não de igrejas chamadas cristãs e guiadas pela mentira). Ele quer estar no Reino, mas não vive de forma moralmente bíblica. Se ele solteiro vive a fornicar; se é casado vive a adulterar. Se abre a boca é um maledicente; se está em algum grupo, ministério ou departamento da igreja é o eterno criador de conflitos. Se participa do culto é de uma hipocrisia descomunal; se está fora das atividades trama contra a comunhão de sua igreja. É o tipo de pessoa a quem o Apóstolo Paulo entregou a Satanás um dia. E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar (1Tm 1:20). É o tipo de membro que não se sujeita à disciplina humana para a qual ingressou no ato de seu batismo e que verá, cedo ou tarde, a consequência dos seus atos. Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. (1Co 5:5). Jesus declarou categoricamente: Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. (Mt 7:20).
 
Há os que apostatam da fé, tendo vivido no seio da igreja e, ao abandoná-la, tornaram-se perseguidores da fé (não falo sobre mudar de opinião quanto a doutrinas dentro da esfera das igrejas cristãs; falo de abandonar a Cristo e voltar-se a outro deus ou falsos cristos). Estes são os apóstatas, preconizados pela Bíblia para surgirem às toneladas em nossos dias. Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; (1Tm 4:1). Estes não só abandonaram o Senhor, como também o perseguem, atribuindo-Lhe dolo, tornando-se irrecuperáveis em sua espiritualidade (se é que algum dia tiveram alguma): Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.Hb 6:4-6). Se o leitor é do tipo que sente desconforto em ler este texto, num santo temor de Deus, saiba: ele não é para você. Porque aquele que tem o Espírito Santo em si não imagina, nem em seu pior pesadelo, abandonar a fé que uma vez abraçou em Cristo. Mas o apóstata não pensa assim; antes, cospe na cruz e ridiculariza a Jesus. Para este não há esperança, pois dele Deus desistiu (à luz de nossa temporaneidade, pois, para o Senhor, nunca houve esperança de fato).
 
As igrejas de Cristo vivem dias terríveis; estão muito mais para a igreja de Laodicéia, descrita em Apocalipse como a pior das igrejas da Ásia Menor, do que para Filadélfia, a melhor igreja daquele grupo citado. Crentes que se sentem indepententes de Deus. Sentem-se ricos com as quinquilharias que possuem. Acham-se lindos e atraentes, pensam estar na moda e "sarados". Pensam ser teólogos, enxergam melhor do que qualquer igreja estabelecida. São egoístas, insubordinados, repletos de senões à Palavra. Sentem-se acima do Espírito Santo e não dão bola para as orientações bíblicas, para a subordinação pastoral local e para os conselhos dos crentes mais velhos. Certa vez perguntei a um pastor sobre um determinado irmão, que não vivia conforme a Bíblia ensinava; porque não o excluía de uma vez. Ele, no auge dos seus oitenta anos, disse: "Filho, este joio será arrancado pelos anjos do Senhor; se eu o arrancar agora perderei muito trigo; e quando chegar a medida do insuportável Deus o arrancará por conta própria. Há disciplinas tão complexas que somente Deus poderá fazê-las; e fará!". Não tardou muito para eu tomar conhecimento da trágica morte deste indivíduo. O seu falecimento destravou a vida espiritual daquela igreja. Com isso concluí que a bênção de uma congregação local passa por alguns recolhimentos que só a Deus compete.
 
Leitor, eu jamais quero ser o crente do qual Deus desiste. E você?
 
Oh, Deus, que Tu jamais desistas de mim! Em nome de Jesus, amém!
 
Wagner Antonio de Araújo

16/04/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...