segunda-feira, 30 de abril de 2018

memórias literárias - 654 - COMO DEUS NOS VÊ

COMO DEUS
NOS VÊ
 

 
654
 
Ao ser colocado num cestinho e lançado nas águas do Rio Nilo, Moisés era um bebê de 3 meses. Viu-o Deus apenas como bebê? Não. Viu-o como o homem de 120 anos, que libertara o povo hebreu das garras de Faraó no Egito pelo poder divino. Deus já o via como um ser completo.
 
Brigavam os dois bebês no ventre de Rebeca, esposa de Isaque. Muito preocupada, orava ao Senhor com seu marido. Deus mostrou-lhe que dois povos estavam em seu ventre, não apenas dois bebês (Esaú e Jacó), e que o menor dominaria sobre o maior. Para Deus havia uma obra completa, não dois embriões em desenvolvimento.
 
Ao prometer João Batista ao velho Zacarias, o Anjo Gabriel notificou-lhe que nasceria o precursor do Messias, o enviado prometido, que prepararia o caminho para que o Filho de Deus chegasse, encontrando um povo apto a recebê-Lo. Não era apenas um bebezinho para um casal de idosos piedosos, mas o mais forte de todos os profetas e o maior de todos os servos de Deus até então. Para Deus nasceria o grande profeta messiânico, ainda que para os olhos de todos fosse um pequeno bebezinho.
 
Sou pai de Rute Cristina, com quase três anos de idade, e de Josué Elias, que completou um ano na semana passada. Vê Deus os meus filhos como as criancinhas que conheço? Vê, no sentido de que Ele vê tudo a suceder-se no tempo. Mas não as vê assim apenas; Ele as conhece completas, quando a Obra dEle estiver totalizada na vida que receberam. Oro para que meus filhos sejam crentes, quando lhes brotar o juízo. E, se sim, Deus já os vê com a vida completa. E não somente isto, mas os vê ressuscitados, glorificados e presentes na Nova Jerusalém, na plenitude da estatura de Cristo, brilhando como justificados na presença do Pai Eterno. Sim, Deus não vê apenas as minhas criancinhas, mas vê os seres humanos completos que serão, pois para Ele não há tempo que limite o Seu olhar.
 
Alguém, no pico de uma montanha, vê a estrada toda que a rodeia até chegar ao alto. Dali é capaz de dizer a quem começou a travessia, que há um buraco mais adiante, que encontrarão obstáculos depois e que precisarão de cuidados nas pontes que atravessarão. Quem está no caminho não vê nada disto, pois tem visão limitada; quem está no topo vê tudo, até o fim. Deus está no topo da existência; Ele já viu toda a estrada e conhece tudo o que acontecerá. Assim, pode, inclusive, saber quem chegará e como chegará. Bendito seja o Seu Santo Nome!
 
O SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. (1Sm 16:7)
 
Como será que Deus nos vê? Que tipo de biografia será a nossa? Talvez tenhamos começado mal, mas há ainda a oportunidade de terminar muito bem (como o ladrão arrependido, que morreu ao lado de Jesus). Ou começamos bem, e, por causa do pecado, nos desviamos da verdade (como Judas Iscariotes, seduzido pelo poder, pelo dinheiro e pela influência de Satanás). O que importa é que sejamos conduzidos agora à plena compreensão de que não somos apenas o que somos hoje, aos olhos de Deus; para Ele já somos o que seremos ao final da jornada. Por isso, não desfaleçamos; temamos a Deus e guardemos os Seus mandamentos, pois isso é o que nos fará ser o que Ele deseja intensamente para os Seus filhos. Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivasmultipliques, e o SENHOR teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. (Dt 30:16)
 
Wagner Antonio de Araújo

30/04/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...