17 - EU
QUERO
TE
ABENÇOAR...
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Tornou-se
corriqueiro ouvir líderes cristãos, pastores e pessoas dizendo: "Farei isso para
te abençoar", "Vou abençoar a tua igreja", "Fiz tal coisa para abençoar o teu
ministério".
É muita
pretensão! Músicas com "eu te abençoo, meu irmão" e "eu vou te abençoar" são
crescentes e absurdamente ufanistas. O abençoador, no caso, carece de
fundamentar a sua aludida bênção.
Bênção, em
português, significa voto de favor divino para alguém. Também significa
bendizer. Mas no inconsciente popular significa que eu, de mim ou supostamente
de Deus, sou canal e administrador de bênçãos sobre a vida de alguém, de um
grupo ou de uma obra.
Não ignoro a
existência de bênçãos na bíblia. Lembro da bênção sacerdotal aos filhos de
Israel. Lá eles não diziam: "eu te abençoo e te guardo", pois não eram capazes
sequer de guardarem a si próprios. Assim, na fórmula está: "O SENHOR te abençoe
e te guarde". (Números 6.24).
O povo de
Israel dizia que não seriam abençoados pelas nações pagãs, mas afirmavam: "Nós
vos abençoamos". Mas não era simplesmente uma bênção particular. O texto inteiro
assim diz: Nem tampouco os que passam dizem: A bênção do
Senhor seja sobre vós; nós vos abençoamos EM NOME DO SENHOR (Sl 129:8)
Era o nome do Senhor que abençoava. Israel
entendia que este Nome estava sobre si, então poderia EM NOME DELE transmitir
bênçãos POR ELE.
Hoje tornou-se comum um
suposto apóstolo dizer: "Eu te abençoo com a bênção de Isaque, de Manassés, de
Elias, de José". Quem é ele para abençoar? E quem são os citados para serem
detentores de bênçãos, uma vez que as bênçãos que receberam foram concessões
divinas, não fruto originário de seu próprio poder?
A bênção apostólica,
tradicionalmente concedida no final dos cultos, evocava a Santíssima Trindade,
conforme Paulo Apóstolo fazia. A graça do Senhor Jesus
Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós.
Amém (2Co 13:14) Hoje, contudo, os ufanistas dizem: "Eu te abençoo
para que receba a prosperidade prometida, vá debaixo de minha cobertura
apostólica". Quanta mentira proclamada e quantos incautos crédulos dizem amém a
essa aberração dos ensinos bíblicos! A jactância é tanta e tão profunda, que os
pregadores sentem-se os donos da bênção! Faz seis anos um pastor neopentecostal
telefonou-me, dizendo que "queria me abençoar", que eu depositasse 3 mil reais
para ele vir à igreja pregar com poder. Eu respondi: "proponho outra coisa, que
me abençoará mais: não venha e eu não gastarei o dinheiro do Senhor com quem se
acha tão poderoso..."
A bênção de um pai é
importante, a bênção de um idoso é importante, mas sempre foi a bênção EM NOME
DO SENHOR, não em nome dele mesmo! Abraão, Isaque e Jacó só tiveram bênçãos nO
Nome do Senhor, não deles mesmos. Os meus filhos, além de chamarem os mais
velhos de SENHOR e SENHORA (essa hierarquia de pronomes de tratamento é
importante na formação do respeito e da importância da autoridade), usam o velho
costume caipira dos filhos aos pais: "A bênção, papai!". E o pai, sabedor de que
não é a fonte da bênção, diz: "DEUS TE ABENÇOE, meu filho, minha
filha".
Vamos parar com
ufanice. Não temos bênçãos, nem para nós, originárias de nós mesmos. Se
abençoamos o próximo, que o façamos EM NOME DE DEUS! Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
(Rm 12:14) Mas abençoar EM NOME DO SENHOR, com a
consciência de que É Ele quem opera em nós tanto o querer quanto o realizar. Que
cessemos de usar expressões do tipo "Este pregador veio nos abençoar, eu vim
abençoar a igreja". Veio nada! "Que Deus use o pregador ou a minha vida como
bênção em nome de Jesus". Isto sim.
Não é apenas questão
semântica. É questão de colocar os pingos nos ís. E as bênçãos vem dEle, não de
nós.
FONTE TU DE TODA BÊNÇÃO,
VEM O CANTO ME INSPIRAR.
Wagner Antonio de
Araújo
21/07/2018
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