terça-feira, 24 de julho de 2018

FLORESCENDO NO DESERTO - 19 - NÃO BASTA!

 

19 - NÃO
BASTA!

 
 
693
 
Não basta ler um texto bíblico de vez em quando. Não basta escutar uma pregação pela internet, rádio ou televisão. Não basta ler um livro evangélico ou compartilhar coisas religiosas. Isso não é o suficiente.
 
Não basta pedir oração. Não basta buscar a Deus e pedir por saúde, dinheiro, felicidade, amor, paz familiar, solução de problemas ou progresso nos estudos. Não é suficiente participar de grupos de oração à distância, de campanhas, de propósitos, de fogueiras e congêneres. Isso não é o bastante.
 
Não basta ter princípios cristãos. Não basta gostar de hinos evangélicos, de diversões sadias ou de amizades construtivas. Não basta procurar vídeos de filmes educativos ou que evoquem a fé cristã. Não basta achar-se em paz com Deus e ausente de compromissos com igrejas. Isso não é o suficiente.
 
Não basta ser contra o pecado. Não basta indignar-se contra a brutalidade, a violência, a falta de pudor, o sexismo, a idolatria, o satanismo, a criminalidade e a falta de respeito. Não é o bastante detestar os grupos que defendem o aborto, que impõem uma pauta LGBT para os estudantes ou que indicam o evolucionismo como realidade e não teoria. Isso não é o suficiente.
 
Por fim, não basta ter amizade com pastores, com presbíteros, com apóstolos, com missionários ou com anciãos. Não é o bastante ser amigo do evangelho, gostar do que fazem, achar que é um bom caminnho, que deve cercar-se de boas pessoas e de bons religiosos. Isso não é suficiente.
 
Ser cristão é mais que isso.
 
Ler a Bíblia continuamente é importante, mas se não buscar obedecê-la não terá valor algum. Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. (Mt 15:8) ; E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? (Lc 6:46) ; E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. (Tg 1:22).
 
Pedir oração é importante, mas é preciso orar também. Além disto faz-se necessário unir-se com outros e amar como Jesus amou. A oração sem ação é nula. A oração deve mover o coração ao serviço de Deus e do próximo. Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. (Pv 1:28); Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. (Mt 23:14).
 
Deve também gerar o compromisso com a Casa do Senhor, a igreja, o serviço cristão comunitário. Crente em casa, se não estiver doente ou se não houver outros crentes na região, deve questionar se sua fé é verdadeira, pois a verdadeira fé exige agregação cristã. Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. (Sl 122:1); E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. (At 2:44)
 
 
Não basta ter princípios cristãos como preferências de opinião. Meras opiniões não geram atitudes transformadoras. Faz-se necessário transformar a opinião em óbediência, em valor a ser seguido comportamentalmente, que se torne parte de sua própria vida. Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. (Sl 119:9); Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. (1Tm 1:4); Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra. (Sl 119:16)
 
Ser contra o pecado é importante, mas é preciso livrar-se do seu próprio.  Quem fixa a crítica no pecado dos outros e não procura corrigir a sua própria vida torna-se um falastrão, um hipócrita, não um santo. Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. (Mt 7:5); Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. (Tg 2:12); Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. (Jo 13:15).
 
Ser amigo de religiosos ou de cristãos é importante, mas não o suficiente. Não basta estar próximo do Reino de Deus; é necessário entrar nele. Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher? (1Co 7:16); Digo-vos que naquela noite estarão dois numa cama; um será tomado, e outro será deixado. (Lc 17:34); Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. (Lc 13:24).
 
Se as afirmações acima despertaram-no para a sua triste realidade, tome uma decisão. Converta-se. Passar a praticar o que citei acima só pode acontecer se em seu coração uma nova vida surgir. E isso é obra e dom de Deus, gerada pela graça dEle em resposta ao seu arrependimento e fé. É preciso aproximar-se do Senhor como o publicano o fez, na parábola contada por Jesus:  estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! (Lc 18:13). Quem isto faz, e em nome de Jesus, encontra um Salvador acolhedor e benigno, que perdoa e transforma, que ressuscita e salva: E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados. (Lc 5:20); E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. (Jo 10:28); Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (Jo 6:40)
 
Ore comigo agora:
 
"Senhor, perdoa-me os pecados e entra em meu coração. Eu creio em Jesus Cristo, o Teu Filho. Creio que Ele morreu por mim, que pagou pelos meus pecados. Creio que ressuscitou e que vai voltar. Agora perdoa-me, transforma-me e capacita-me para uma vida cristã autêntica. Em nome de Jesus. Amém."
 
Procure uma igreja cristã verdadeira e sirva a Deus em novidade de vida.
 
Wagner Antonio de Araújo

24/07/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...