segunda-feira, 6 de abril de 2020

memórias literárias - 868 - REINO DIVIDIDO

REINO
DIVIDIDO
 
868
 
Existem reinos divididos. Um derrubará o outro dentro deste reinado. Jesus Cristo formulou esta definição ao enfrentar os fariseus. Eles O acusavam de militar pelas forças de Satanás. Jesus então disse que um reino dividido não prospera, não vence e nem subsiste. Isto vale para todas as categorias de poder.
 
Assistimos isso no Brasil. Enquanto uns seguem as recomendações médicas para a quarentena - e têm poder para isso, outros, na contramão de tudo, querem a alforria do confinamento, usando todas as armas, argumentos e quiçá, violência, para tanto. Um país dividido não vence ninguém. Ou reconhecemos um inimigo comum e o enfrentamos ou nos matamos no meio do conflito.
 
Empresas divididas não prosperam. Se a diretoria for para um lado e o segundo escalão para outro; se a presidência determinar algo e os demais seguirem por outra estrada, não haverá esperança para a firma. Pelo contrário, ela será o seu próprio algoz.
 
Igrejas divididas fecham. Se a doutrina bíblica disser algo e a direção da igreja seguir por outro caminho, haverá ruptura e ela deixará de ser igreja (chamados para fora) e se tornará mais uma seita, mais um grupo a seguir os seus próprios mestres pelo comichão que têm nos ouvidos.
 
Corações divididos não prosperam. Jesus também afirmou que ninguém pode servir a dois senhores. Ou se ama a um e se engana ao outro ou o contrário. Assim não pode haver amor por duas pessoas, paixão por duas pessoas, relacionamento conjugal bígamo ou polígamo. Ou o nosso coração é de alguém ou não é de ninguém, e quem estiver nesse negócio será réu e vítima ao mesmo tempo.
 
A fé dividida não prospera. Dizer que se confia no Senhor não pode dividir-se com o desespero, com o medo doentio ou com a busca por outras soluções. Ou Deus é o único plano ou Ele não é plano nenhum. Ou dedicamos a nossa vida inteiramente a Ele ou então não temos parte em Seu reino. Por que O chamamos de Senhor e não fazemos o que Ele nos manda? Ele nos manda confiar, descansar, amar, servir, ser útil e orar intensamente, jamais esmorecendo.
 
Eu não posso unificar o país nesse poder político dividido entre o sensato e o irracional. Eu não posso solucionar o problema de uma empresa que briga consigo própria ou com igrejas que abandonaram a fé. Eu não posso resolver o problema de gente que não ama de verdade a quem prometeu fidelidade. Mas eu posso cuidar de mim, do meu coração, da minha família, do meu relacionamento comigo mesmo. Eu não preciso ser o meu próprio vilão e nem minar a minha vitória interior.
 
Eu posso render-me ao Senhor e pedir humildemente para que Ele unifique o meu coração e a minha mente e assim não serei eu mesmo um reino dividido.
 
Wagner Antonio de Araújo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...