quarta-feira, 8 de abril de 2020

memórias literárias - 869 - SEM PÁSCOA?

SEM
PÁSCOA?

 
 
869
 
O mundo ocidental atravessa a Semana chamada Santa sem as celebrações da Páscoa. Como é possível? Um ano atípico em toda a história! As igrejas estão fechadas, as reuniões proibidas, as datas e o calendário alterados. Fábricas de ovos de Páscoa desesperadas, pedindo pelo amor de Deus para que comprem os seus estoques enormes, o comércio a amargar prejuízos vultosos e terríveis. Então não teremos Páscoa?
 
Eu gostaria de afirmar categoricamente que NÓS TEREMOS PÁSCOA. E por quê?
 
1) A palavra PÁSCOA vem do hebraico PESAH, do latim PASCHA e do grego PASKHA, cujo significado é "passar por cima" ou "passar por alto". Alude ao dia em que o anjo da morte ceifou a vida dos primogênitos egípcios e libertou os hebreus da escravidão secular, levando o povo para a terra da liberdade. Deus ordenou que esse dia fosse comemorado pelos judeus. Naquele dia era sacrificado o cordeiro que salvaria a família, simbolizando o dia em que o próprio Cordeiro de Deus  salvaria o povo de Israel e, quiçá, toda a humanidade crente. Era uma festa longa.
 
2) Os cristãos inventaram a sua própria PÁSCOA, quando passaram a celebrar a última semana da vida de Cristo e dar a cada dia o significado alusivo aos acontecimentos. O domingo antecedente é o "Domingo de Ramos", a quinta-feira é o "lavapés", a sexta-feira é "da Paixão", o sábado de "aleluia" e o domingo é o dia da "ressurreição". É importante que se diga que estas festividades não eram celebradas pelos cristãos primitivos. Somente a partir do século 2 da era cristã há registro de tal celebração e no Concílio de Nicéia, em 325, são estabelecidas as diretrizes do festejo. Quem as celebra hoje nesta data é a Igreja Católica Apostólica Romana.
 
3) Cristãos protestantes e evangélicos não celebravam a Páscoa, uma vez que para eles não há nenhum ritual ou ordem específica para que tais eventos aconteçam anualmente. Porém, após o concílio Vaticano II, onde a Igreja Romana perpetuou o seu famigerado ECUMENISMO, muita coisa simbólica e comum passou a ocorrer em todas as igrejas, inclusive certos ritos similares. Os crentes conservadores USAVAM a Semana "chamada" Santa para cultos temáticos alusivos à vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Era tempo de CONFERÊNCIAS DE PÁSCOA.
 
4) O paganismo tomou conta das celebrações em toda parte. O ovo de chocolate passou a ocupar o foco das atenções estomacais da criançada. O motivo das celebrações tornou-se secundário. O importante eram os ovos de Páscoa. Esse paganismo veio de tradições antiquíssimas dos adoradores da deusa Ostera, deusa da primavera. Ela era representada por uma mulher ao lado de um coelho e tinha um ovo na mão. Simbolizava fertilidade. Após o Concílio de Nicéia, em 325, os cléricos aproveitaram o paganismo e alteraram as simbologias: Ostera tornou-se Maria, e os ovos passaram a ser presentes (caros, no início, só para os nobres) e depois, com o contato dos espanhóis com os maias e os astecas, transformaram-nos em chocolate.
 
5) Deus nunca mandou celebrar a PÁSCOA entre os cristãos. Estes são costumes pagãos. Não existem ovos de coelhos, não há festa de fertilidade, não há dias santos para os crentes. TODOS os dias são santos para eles. Contudo, o tema da Páscoa, que para os cristãos tradicionais sempre foi a última semana da vida de Jesus e a sua gloriosa ressurreição, mantém-se intacto, sem um arranhão: o tema da PÁSCOA, da libertação, não será alterado.
 
6) Pela primeira vez na história recente o coelho e os ovos foram aprisionados da maioria das mesas; as celebrações cheias de mistério não serão realizadas presencialmente e os cortejos e procissões não acontecerão. Pela primeira vez o povo quase cristão poderá olhar para o Cristo verdadeiro da Bíblia e ouvir finalmente a Sua mensagem: mensagem de arrependimento de pecados e de nova vida através de Sua graça e sacrifício. Jesus Cristo vive!
 
7) A minha sugestão para todos os verdadeiros cristãos que me lêem: celebrem com suas famílias CULTOS QUE RECORDEM A ÚLTIMA SEMANA DO SENHOR E A SUA RESSURREIÇÃO. Seria maravilhoso que dos microfones dos pastores que transmitem seus cultos on-line fossem lidos trechos do evangelho sobre a paixão, a morte e a ressurreição do Senhor. E que as pessoas celebrassem a vida eterna que Ele nos trouxe, pois é o Cordeiro de Deus que tira o pecado de todo o que nEle crê!
 
Feliz PÁSCOA, com CRISTO!
 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...