sexta-feira, 30 de novembro de 2018

FLORESCENDO NO DESERTO - 38 - PEQUEI ... E AGORA?

38 - PEQUEI...
E AGORA?
738
 
Há inúmeras maneiras de pecar contra o Senhor. Pecar é transgredir a Sua Palavra, fazer as coisas contrariamente à orientação bíblica, abandonar a comunhão. Há pecados sexuais (presenciais ou virtuais), morais (posturas, desonestidades, mau caráter), financeiros, relacionais etc. Fomos chamados à santificação, à separação do mundo, ao convívio do Senhor e do Seu povo. O pecado nos afasta de Deus, da comunhão, da paz. Quem tem o Espírito Santo (e todo verdadeiro crente o tem) não fica em paz ao pecar. O coração se entristece, a mente divaga, o espírito fica perturbado. O que fazer?
 
Manter-se cabisbaixo, deprimido, repleto de culpa e com vontade de morrer não irá resolver nada. Aliás, é exatamente isso que Satanás deseja na vida de todo pecador que não ama o pecado. Diferentemente do que alguns declaram, o crente peca involuntariamente, por deslize, por sedução, por fraqueza. E isso não o justifica, apenas explica. Por isso a Escritura Sagrada afirma: "Filhinhos, eu vos escrevo estas coisas para que não pequeis. Se pecarmos, temos um advogado perante o Pai, Jesus, Cristo, o justo" (I João 2.1-2). O pecado na vida de um salvo não traz realização, felicidade, alegria, divertimento. Até pode parecer interessante durante o ato, mas a ressaca após a prática é insuportável. O Espírito Santo, que mora no coração do salvo, incomoda-o de forma veemente, conduzindo-o ao arrependimento e à confissão. Se assim não o fizer, não prosperará.
 
O que fazer quando se pecou, quando transgrediu a vontade do Senhor, quando deixou-se seduzir pelo mal em alguma de suas nuances? Sugiro algumas saídas imediatas.
 
1) RECONHECIMENTO - Reconheça imediatamente que o pecado foi seu, não meramente uma consequência da ação alheia. Você pecou, não o outro. Você é responsável, não as circunstâncias. O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. (Pv 28:13)
 
2) ARREPENDIMENTO - Conforme o próprio versículo acima orientou, há a necessidade de confissão, de dizer em alto e bom som que se pecou e que se está arrependido de tê-lo feito. Se o pecado envolveu outras pessoas (pecado sexual, moral, pecado contra a família, contra alguma instituição), tal situação deve ser confessada a quem de direito, não somente a Deus. Foi Jesus quem orientou: Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. (Mt 5:25). Também diz: Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. (Tg 5:16). Foi traição conjugal? Confesse. Teme a consequência? Deveria temer muito mais a ira de Deus. Quem de fato quer se acertar com Deus deve acertar-se com quem de direito.Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. (Mt 5:24)
 
3) CONSAGRAÇÃO - Reconhecido o erro e reconciliado com Deus e com o próximo (ainda que, se necessário, carregando as consequências dos erros cometidos), erga-se numa consagração pró-ativa diante do Senhor. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão. (Sl 37:24);  Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Fp 3:13-14).
 
4) TESTEMUNHO - Restaurado em sua comunhão com Deus e com o próximo, viva agora de forma a testemunhar a obra de Deus em sua vida. Seja um propagador do evangelho de transformação, da presença gloriosa de Cristo na vida humana. Mostre a todos que o poder de mudança está em Jesus e que Ele transforma o pecador. Ganhe outros para Cristo. Seja um farol, uma âncora, um propagador do evangelho onde estiver. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. (Mt 5:16); Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito. (Lc 8:39)
 
Há uma encantadora vida de plenitude no Espírito Santo para quem não deixa o pecado corroer a sua comunhão. Ele quer nos dar a VIDA VITORIOSA. Mas caberá a cada um de nós tomar a decisão de recebê-la, cultivá-la e propagá-la.
 
Qual será a sua decisão?
 

Wagner Antonio de Araújo
facebook: https://www.facebook.com/wagnerantoniode.araujo.35 
youtube: Prwagner2000
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/  
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/  
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com  
fone vivo/whatsapp: 011-996998633

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...