terça-feira, 8 de março de 2022

memórias literárias - 1269 - PROVÉRBIOS PARA HOJE - 070 - FORÇA NA ENFERMIDADE

 PROVÉRBIOS PARA HOJE – 070 – FORÇA NA ENFERMIDADE

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série PROVÉRBIOS PARA HOJE.
 
O texto de Provérbios 18.14 afirma o seguinte: “O espírito firme sustém o homem na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?”
 
As doenças são uma consequência do pecado humano. Elas chegaram como elementos punitivos, por causa da rebeldia de nossos primeiros pais. Adão e Eva, no Paraíso, escolheram desobedecer à ordem divina e comeram do fruto da árvore que estava proibida. Em consequência disto Deus permitiu que a morte colocasse fim à existência humana, que seria breve, mas prometeu, no futuro, a redenção e a ressurreição. Assim, junto com a morte vem a fragilidade da vida, através de tantas doenças e problemas. Nós, neste tempo, temos padecido como civilização o ingresso desta pandemia tão terrível do covid 19. Quantas pessoas enfermas! Quantas pessoas a sofrerem! Quantos já morreram! Quantas sequelas em muitos que se recuperaram!
 
Mas há algo que é facilmente identificável: o espírito de quem atravessa as enfermidades. Quem tem um espírito altruísta, animado, cheio de esperança e de boa vontade consegue enfrentar a dor e a angústia da doença com muito maior empenho e rapidez do que aquele que adoece no corpo e na alma. Há pessoas que têm respostas físicas ao grande entusiasmo que manifestam. O corpo se cura com a alegria do coração. Mas com o nosso abatimento o corpo padece e, quiçá morre.

Deus nos dá graça para enfrentarmos as enfermidades com o coração repleto de fé, de gratidão e de esperança. O que perderemos se estivermos cheios de esperança? Mas alguém que enfrenta a doença com uma alma que geme, com lamúrias, com reclamações e com tristeza não consegue soerguer-se. Ele acaba por ser o seu pior inimigo. Assim, se quisermos experimentar vigor e fortalecimento devemos deixar a alegria do Senhor, a esperança de dias melhores e a confiança nos remédios fazerem a sua parte. Se vivermos, amém! Se não vivermos, iremos para o Céu. Então, como diz o Apóstolo Paulo, “Quer vivamos, quer morramos, somos do Senhor”, conforme Romanos 14.8.

Amigo ouvinte, deixe que esperança sustente o seu coração enquanto atravessar pela enfermidade. O corpo responde positivamente e faz bem ao coração. Que o Senhor traga saúde a todos os enfermos que ouvem esta palavra. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1478 - POR QUE TANTA CATÁSTROFE?

  POR QUE TANTA CATÁSTROFE? 1478   Há um bom tempo não escrevo. As vicissitudes da vida, a administração de um canal de mensagens (MIN...