terça-feira, 8 de agosto de 2023

memórias literárias - 1378 - SÉRIE AS ARMAS DA BATALHA ESPIRITUAL - 12 - A ARMA DA ESPERANÇA

 12 – A ARMA

DA ESPERANÇA

 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo.  Esta é a série AS ARMAS DA BATALHA ESPIRITUAL e o nosso propósito é o de esclarecer ao povo de Deus quanto ao uso das armas adequadas no combate contra o mal.
 
Quando abrimos um site de notícias, um jornal, quando assistimos a uma reportagem, praticamente sempre vemos fatos que nos enchem de tristeza, de lamento e de desesperança. Não há solução para a maldade do ser humano. Não há solução para a fome que destrói as vidas. Não há solução para as guerras que se sucedem pelo mundo. O ser humano está podre. O pecado que faz parte do DNA humano polui todas as suas reações, todas as suas relações, todos os seus propósitos. Tudo é feito com o desejo de fama, dinheiro, poder, prazer.
 
Quando olhamos para as igrejas cristãs e vemos como o pecado tomou conta dos púlpitos, dos louvadores, das denominações, das congregações; quando contemplamos o secularismo da fé, onde não há mais o elemento místico ou a consciência da presença de Deus nas celebrações, mas apenas festança, show, transmissões repletas de efeitos de pirotecnia e frases de efeitos, idênticas aos encontros de auto-ajuda e de motivadores profissionais, ficamos desesperançados. Grande parte da literatura dita evangélica já se afastou da Palavra de Deus. Até bíblias com versões irregulares, arrumadas ao gosto das editoras, que visam servir às denominações mundanizadas, estão sendo derramadas pelo mercado gospel. Já não há respeito com a Palavra de Deus.
 
E a esperança? Esperança vem da raiz indo-europeia SPE, cujo significado é expandir, aumentar, prosperar. Em latim torna-se SPES, de onde vem a nossa palavra ESPERANÇA. Esta é uma palavra alegre, uma palavra produtiva, uma palavra cheia de vida, cheia de boas sensações de desejos realizados. Esperança é a antecipação da alegria quando um desejo é satisfeito. E esta é uma arma muito, muito poderosa diante de Deus e contra as astutas ciladas de Satanás. Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força. (Ne 8:10); A alegria do Senhor foi motivada pela esperança de dias melhores, de colheitas mais fartas, de um país mais estável. Assim, a esperança age em nós como um tônico revigorante em nossa alma. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, (1Pe 1:3).
 
Quando somos nascidos de novo através da conversão ao Senhor, quando o Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo, Ele nos transforma em pessoas repletas de esperança, que nada mais é do que a fé nas promessas com a antecipação dos sentimentos. Nós nos sentimos como já alcançados pelas bênçãos. Vamos ser salvos no futuro, mas porque cremos na promessa, dizemos: estamos salvos, e já nos sentimos assim. Assim é a fé, alimentada pela esperança. Até as orações precisam de esperança para se concretizarem. Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis. (Mc 11.24). Quem ora crendo é capaz de dar graças antecipadas. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. (Fp 4:6). Enquanto oramos já antecipamos os agradecimentos. Se a situação é muito difícil, nós clamamos, imploramos, mas já damos graças.
 
A pergunta é: e se não alcançarmos os nossos pedidos e a nossa esperança for frustrada? Devemos esperar em Deus e na Sua vontade e jamais nos frustraremos. Se aquilo que esperamos não acontecer Deus nos mostrará algo melhor e mais maravilhoso ainda, que substituirá o que esperávamos. Deus jamais troca o bom pelo pior; ele sempre troca o bom pelo melhor. Assim, se soubermos esperar na vontade dEle, ou receberemos o que pedimos, ou entenderemos e celebraremos uma resposta muito melhor do que esperávamos. Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? (Mt 7:11). A bondade de Deus extrapola a nossa esperança e supera as nossas maiores expectativas.
 
Devemos servir ao Senhor com esperança. Devemos trabalhar e ter esperança na safra que há de ser colhida. Devemos cuidar de nossos filhos e esperar que eles serão pessoas muito bem encaminhadas, felizes e tementes a Deus. Devemos servir a Deus na igreja e tudo fazer para que haja prosperidade na Casa do Senhor. Devemos testemunhar de Cristo e esperarmos a conversão dos pecadores ao Senhor. Devemos apresentar os enfermos diante do trono de Deus, esperando a sua recuperação. Devemos ter a alma cheia de esperança. Ser cristão não é ter uma dor de cabeça que não passa, como muitos parecem sentir. Ser cristão é ter esperança. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; (Ef 4:4). Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor (1Co 13:13)
 
Que Deus faça de cada um de nós um soldado da santa esperança, que nos anima, alegra e faz viver ! Que Ele nos abençoe, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1479 - SÊ FIEL ATÉ...

  SÊ FIEL ATÉ ...   1479   O texto bíblico diz o seguinte: "Sê fiel até a morte, eu te darei a coroa da vida". Isto está em ...