terça-feira, 8 de agosto de 2023

memórias literárias - 1385 - TEMPO DE VOLTAR-SE PARA DEUS

 TEMPO DE

VOLTAR-SE PARA DEUS
 
Digo-vos que, naquela noite, dois estarão numa cama; um será tomado, e deixado o outro;
duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada, e deixada a outra.
[Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro, deixado.]

Lucas 17:34-36
 
INTRODUÇÃO
 
Se hoje, em nossa igreja, iniciamos um mês cuja temática é a família, por que falaríamos deste texto tão escatológico e tão diferente das questões familiares?
 
Na verdade o texto não isenta a questão familiar de nossas considerações. Ele nos abre a perspectiva de que a volta do Senhor está muito próxima e nem todos subirão com Ele.
 
I - QUANDO E PORQUÊ JESUS DISSE ISSO?
 
Jesus Cristo, no capítulo de Lucas, tece diversos comentários sobre os acontecimentos que antecederão a Sua volta gloriosa para buscar o Seu povo, prender a Satanás, implantar o Seu Reino milenar e, finalmente, trazer novos céus e nova Terra.
 
Primeiramente Ele fala dos escândalos que viriam sobre todo o mundo. Lc 17.1-2. Escândalo é o que choca, o que traz confusão, o que decepciona, o que quebra o cristal da confiança. Segundo o Senhor os cristãos decepcionariam com um comportamento réprobo. E não é exatamente isso que temos assistido no mundo moderno?
 
Depois Ele nos fala da necessidade de admoestarmos os irmãos que estão errando, que estão pecando contra Deus. Lc 17.3-4. Em seguida, os apóstolos pedem que sua fé seja aumentada, ao que o Senhor declara que não é o tamanho que conta, mas a qualidade. Ela pode ter o tamanho diminuto de um grão de mostarda, mas, se for de verdade, tem potência bastante para mover uma montanha.
 
Então o Senhor lhes fala sobre servir a Deus, sobre servir a Cristo, e a relação entre senhor e servo. Ele fala sobre a necessidade de servos serem fiéis aos seus senhores e de não se sentirem orgulhosos por terem feito o necessário. Segundo Jesus, deveriam considerar-se inúteis se só fizessem o que deles se esperasse. Lc 17-6-10
 
Então entra em Samaria e Galiléia e ali encontra dez leprosos que lhe pedem a cura, ao que o Senhor atende. Estes, curados, sequer agradeceram, exceto um samaritano. Este ouve do Senhor a seguinte frase: "A tua fé te salvou" (Lc 17. 11-19).
 
Os fariseus então, astutamente, lhe interrogam sobre a vinda do Reino de Deus. Jesus diz que o Reino estava dentro deles, dos que amavam ao Senhor (Lc 17-20-21)
 
Então passa a falar sobre a PAROUSIA, isto é, a sua 2a. vinda, não mais uma vinda como servo sofredor, mas como o Ungido de Deus, o Príncipe da Paz. Lc 17.22-32). Suas palavras falam sobre:
 
- Desejariam ter visto pessoalmente aqueles dias e não verão;
- Falsos cristos viriam sobre o mundo, dizendo ser o verdadeiro, sem sê-lo;
- Sua vinda seria visível no mundo inteiro, como um relâmpago celestial;
- Antes disto Ele seria rejeitado por aquela geração que O ouvia;
- Nos dias de Sua volta os homens seriam como os dos dias de Noé e do tempo de Ló: edonistas, buscando o prazer, sem ter qualquer responsabilidade para com Deus ou para com a sua alma;
- Então Ele situa este acontecimento do texto em epígrafe exatamente quando a Sua volta estiver acontecendo.
 
II - O ACONTECIMENTO EM SI
 
O Senhor Jesus descreve um instante naquele tempo horrendo por Ele citado, em que um fenômeno acontecerá: um desaparecimento generalizado de pessoas. Algumas iriam ficar e outras iriam desaparecer.
 
Ele diz que os que desaparecessem teriam sido por Ele "levados", "arrebatados", "retirados daqui".
 
Ele coloca a cena em diversos cenários:
 
1. A CAMA DE REPOUSO - Um casal adormecido, uma família em casa. Um dos cônjuges desapareceria e o outro ficaria.
 
2. AMBIENTE DE TRABALHO - Um moinho e duas operárias. Uma desapareceria e outra ficaria.
 
3. O AMBIENTE RURAL - Dois lavradores no campo, dois homens da terra. Um desapareceria e o outro ficaria.
 
O motivo nós o encontramos em outros textos bíblicos diversos: Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. (Mt 24:21)
 
O mundo sofrerá grande e profunda aflição, onde a Igreja do Senhor Jesus Cristo estará ausente e o mal prevalecerá sobre todo o planeta.
 
III - ONDE SERÁ ESTE ACONTECIMENTO?
 
Os apóstolos perguntam: "onde será isso, Senhor?" E Jesus responde: "Onde estiver o cadáver, ali se ajuntarão as águias". Isto significa que o mundo inteiro será esse cadáver, e que a grande tribulação virá sobre o planeta todo, em toda parte e em todo lugar.
 
IV - QUANDO SERÁ ISSO?
 
Em breve. Jamais poderemos saber o dia, mês e ano deste acontecimento. Não nos foi concedida esta informação. Mas temos certeza de que acontecerá porque o Senhor o disse, e Ele é o autor da vida e o arquiteto de todos estes acontecimentos. Isto pode acontecer daqui a 100 anos ou daqui a um segundo. Nós simplesmente não sabemos. Mas temos certeza de que um dia acontecerá e muitos serão pegos de surpresa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis. (Mt 24:44)
 
V - O QUE ISTO TEM A VER COM AS NOSSAS FAMÍLIAS?
 
O Senhor Jesus Cristo virá buscar o Seu povo, a Sua igreja, o grupo de pessoas que creram nEle como único e suficiente Salvador. Ele não virá buscar os "quase crentes", os bondosos, os religiosos, os que fazem caridade, os que contribuem para o bem da humanidade. Todas estas coisas são importantes, mas nenhuma delas resolve o nosso grande problema diante de Deus: somente aqueles que se reconhecem pecadores, que estão perdidos em seus pecados, que estão condenados ao Inferno de fogo, e que olham para Jesus Cristo e crêem nEle de todo o coração, deixando de acreditar em outros deuses, em outros intermediários, em boas obras ou ofertas para a sua salvação, somente estes subirão com Ele.
 
Aqueles que vivem uma religião de final de semana, que não têm uma relação efetiva com Deus, que não O amam de verdade, que não priorizam o Reino de Deus, que não oram, que não lêem a Bíblia, que não cooperam com a sua igreja local, que vivem neste mundo como mundanos que apreciam coisas religiosas, estes irão ficar.
 
Aqueles que gostam de hinos, que gostam de cultos festivos, de atividades sociais da igreja, de muitos movimentos e festejos, mas que não vivem com o Senhor, que não têm verdadeira e legítima comunhão com Deus, ainda que sejam muito frequentes aos cultos e às atividades, estes também ficarão.
 
Nós temos famílias. Estas famílias precisam de Jesus. Se nós somos os crentes da família e tivermos crentes nominais dentro de casa, sejam os pais, seja o cônjuge, sejam os filhos, netos, noras, outros parentes, não importa; nós temos alí um campo missionário necessário. Um pai crente não salvará o seu filho incrédulo. Uma mãe crente não levará a nora para o céu. Os pais incrédulos irão para o inferno, quer queiram, quer não queiram. Estas famílias serão separadas pela decisão que tomarem quanto a salvação em Jesus Cristo.
 
O nosso comportamento conta muito. Nós não podemos salvar a ninguém pelo poder da força ou por obrigá-los a crerem no Senhor. Mas se estas pessoas se afastarem de Jesus por causa de nosso mau testemunho, porque vêem em nós um evangelho fajuto, que não vive o que prega, quer sejamos leigos ou cléricos, quer sejamos líderes na igreja ou apenas membros, quer sejamos populares ou anônimos, quer sejamos ricos ou pobres, seremos responsabilidados pelo Senhor. Isto  compromete muito a nossa vida e Deus não quer isto da vida de Seus Filhos.
 
Se você tem um familiar que ainda não entregou a vida para Jesus, apresente-o em fervente oração. Ore diuturnamente para que Ele venha aos pés de Jesus Cristo. Não deixe de interceder enquanto não tiver a certeza de que Ele creu no Senhor, foi salvo e transformado pelo poder do Espírito Santo.
 
Se você tem filhos, netos ou sobrinhos que ainda não foram salvos, viva de tal forma que eles vejam em você um exemplo da fé que propaga, que divulga, que apresenta. Quando for comer, ore às refeições. Quando for dormir, ore e deixe que vejam que você prima pela oração. Quando estiver exposto a problemas, seja tardio para se irar, tardio para falar, mas pronto para ouvir. Viva de tal forma que os outros vejam Cristo em seu comportamento.
 
Somente assim teremos condições de não sermos tropeço a ninguém para o dia da volta do Senhor.
 
CONCLUSÃO
 
Neste mês da família, apresentemos a Deus alguém que nos é precioso e importante, e façamos de sua salvação a motivação de nossa oração diária, até que ele venha a se converter. Que não descansemos enquanto isto não acontecer. Se houver algum crente aqui que ainda não deu o passo da obediência ao Senhor, aceitando ser batizado em nome de Jesus, conforme a Bíblia nos recomenda, que hoje seja o dia da sua decisão de completar a sua obediência ao Senhor. Se a sua vida não está sendo exemplar como crente no Senhor e quiser mudar, transformando o seu viver numa inspiração de Deus para o coração de todos que lhe contemplarem, decida-se hoje e tenha o seu coração transformado.
 
Jesus virá e levará aqueles que realmente vivem a sua fé. Eu sou um dos que querem viver com Jesus sempre. E você?
 
Wagner Antonio de Araújo.
 

-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1479 - SÊ FIEL ATÉ...

  SÊ FIEL ATÉ ...   1479   O texto bíblico diz o seguinte: "Sê fiel até a morte, eu te darei a coroa da vida". Isto está em ...