quarta-feira, 9 de agosto de 2023

memórias literárias - 1413 - SÉRIE BOAS-NOVAS DE JESUS CRISTO - 11 - LUZ DOS GENTIOS

 11 – LUZ DOS GENTIOS

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série BOAS NOVAS DE JESUS CRISTO.

 

A Bíblia é dividida em duas partes principais. A primeira se chama Velho Testamento. Nesta parte encontra-se a história da criação do mundo, o primeiro casal, a corrupção da humanidade, o dilúvio e o repovoamento da Terra. Também encontramos o chamado de Abraão para ser pai de grande multidão e o estabelecimento de uma aliança divina com os seus descendentes diretos, os hebreus. Vemos o início desta linhagem através de Jacó, que foi chamado de Israel, seus filhos e famílias, a ida ao Egito para evitar a fome, e o crescimento estrondoso deste povo pelo período de 400 anos, levando Faraó a escraviza-lo. Deus os liberta e lhes envia Moisés, que os liberta e conduz à Canaã terrestre, à chamada Terra Prometida. Lemos a história da conquista desta terra, a eliminação das nações pagãs que ali habitavam e o repovoamento com o povo de Deus. Encontramos o povo a sofrer as consequências de seus pecados, o socorro momentâneo por juízes e, posteriormente o estabelecimento da monarquia. Bons reis foram sucedidos por reis ímpios e pagãos, que dividiram o país e sucumbiram ante os inimigos. Esta é a história do povo de Deus no Velho Testamento.

 

Ali também encontramos uma promessa de que um dia Deus estabeleceria uma aliança com toda a humanidade através de Seu enviado, o Messias, o unigido, o Cristo. Assim está escrito: Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra. (Is 49:6)

 

No Novo Testamento vemos o cumprimento desta profecia. Deus nos Deus Jesus Cristo, o restaurador de Israel. Fez dEle também a Luz dos Gentios, isto é, a luz que iluminaria a todo aquele que cresse nEle como Senhor e Salvador. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (Jo 3:16)

 

Hoje Deus fez dos crentes, sejam eles judeus ou não judeus, o Seu povo peculiar. Ele colocou todos debaixo da condenação do pecado, para usar de misericórdia para com toda a gente. Diz o Apóstolo Paulo, exultando de fé e de confiança no Senhor: Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. (Rm 1:16)

 

Caro ouvinte, creia-me: Jesus Cristo é a luz dos gentios, o farol que clareia o caminho de todo aquele que crê, independentemente de raça ou nação. Crê no Senhor? Que Ele lhe abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1478 - POR QUE TANTA CATÁSTROFE?

  POR QUE TANTA CATÁSTROFE? 1478   Há um bom tempo não escrevo. As vicissitudes da vida, a administração de um canal de mensagens (MIN...