quarta-feira, 9 de agosto de 2023

memórias literárias - 1405 - SÉRIE BOAS-NOVAS DE JESUS CRISTO - 03 - O VERDADEIRO JUDEU

 03 – O VERDADEIRO JUDEU

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série BOAS NOVAS DE JESUS CRISTO.

 

Vivemos num tempo muito estranho. Muitas igrejas cristãs estão regredindo a sua liturgia e temática. Ao invés de pregarem o evangelho de salvação para todos os povos, seguindo o ensino neotestamentário de uma igreja à parte do judaísmo, estão retomando os objetos que faziam parte do culto judaico, considerados pelo Apóstolo Paulo e pelo autor de Hebreus como sombras das coisas futuras, absolutamente ineficazes à fé e sem sentido para a nova aliança no Messias Jesus Cristo, a Luz dos Gentios. Há igrejas voltando a festejar Pentecostes, Páscoa Judaica, luas novas e outras coisas antigas. E por que? Porque desejam se tornar judaicas. Os seus membros querem ser judeus, para ter certeza de participarem da aliança divina, considerando a antiga e desconsiderando a nova.

 

Mas o que ensina o Novo Testamento? “Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra,, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus” (Romanos 2.29).

 

Paulo afirma que ser judeu não é uma questão de sangue, de ser ancestral de Abraão, de participar da comunidade de Israel. Aliás, quando Jesus, o Messias de Israel chegou, ele derrubou a parede de separação que havia entre judeus e gentios. Para Jesus o Seu povo agora é formado de judeus e de gentios que nEle creem, não mais dos que guardam o pacto antigo, feito na base do sangue de cordeiros. Hoje a aliança é em Jesus, no pacto feito pelo sangue do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Assim, se considerarmos o termo JUDEU como POVO DE DEUS, então todo aquele que crê em Jesus Cristo é feito um JUDEU dentro do seu coração. Foi o que Paulo disse: ser judeu não era uma questão externa, considerada por registro de nascimento, genealogia, circuncisão ou participação na sinagoga local. Ser judeu é ter um coração judaico, isto é, adorar o Deus de Israel e render-se ao Messias que Ele enviou como Luz para os Gentios. Quem se rende ao Messias de Israel, a Jesus Cristo, recebendo-o como Senhor e Salvador, torna-se membro da comunidade dos remidos do Senhor, do Israel que será salvo, da Nova Jerusalém celestial.

 

Bendito seja Deus, que em Cristo somos contados entre o verdadeiro povo de Deus, independentemente da nossa origem étnica. E por que? Porque o rebanho de Deus é constituído de pessoas de todas as raças. Lemos em Apocalipse: Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; (Ap 7:9). Aleluia por tão grande salvação! Bendito seja o Senhor. Que o ouvinte também seja judeu no interior do coração. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1478 - POR QUE TANTA CATÁSTROFE?

  POR QUE TANTA CATÁSTROFE? 1478   Há um bom tempo não escrevo. As vicissitudes da vida, a administração de um canal de mensagens (MIN...