quarta-feira, 9 de agosto de 2023

memórias literárias - 1421 - SÉRIE BOAS-NOVAS DE JESUS CRISTO - 19 - DEUS DOS JUDEUS E DOS GENTIOS

 19 – DEUS DOS JUDEUS E DOS GENTIOS

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série BOAS NOVAS DE JESUS CRISTO. Assim diz o texto de Romanos 3.29-30: “É, porvertura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios, visto que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso”.

 

Por que o Apóstolo Paulo faz essa veemente afirmação, inspirado pelo Espírito Santo? O que o teria motivado? O texto de onde extraímos os versículos está falando sobre a questão do pecado, isto é, em que todos os homens estão separados de Deus devido à sua rebelião, à quebra da Lei e da vontade de Deus. Os judeus gabavam-se por terem recebido a Lei e terem sido escolhidos pelo Senhor. O símbolo precioso que traziam consigo era a circuncisão dos homens, isto é, um sinal que todo judeu trazia logo ao nascer, quando era submetido a uma primitiva cirurgia de fimose. Este era o sinal visível de que pertencia à linhagem de Israel. Então, por causa de tais promessas e por causa do sinal os judeus julgavam-se detentores de Deus e exclusivos no coração dEle.

 

Contudo, o próprio Antigo Testamento dizia que Israel havia quebrado o pacto inicial, não havia se submetido à vontade de Deus e agora estava em pecado. Deus avisou-os que uma nova aliança estava para chegar, não mais estabelecida por sangue de carneiros e na pedra dos Dez Mandamentos, mas no coração de cada homem, na alma e no interior de cada ser. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. (Ez 36:26)

 

Isto acontece com cada pessoa que é apresentada ao evangelho de Cristo, seja judia ou gentia, isto é, seja da linhagem de Israel ou seja estrangeira. Deus entra no coração de cada pessoa arrependida e que manifesta fé no Filho de Deus e injeta ali uma nova natureza, uma nova vida, dando um novo nascimento e um novo começo. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. (Gl 6:15)

 

Agora não há mais necessidade dos homens serem circuncidados para comporem o povo de Deus. O sinal externo caducou. O grande sinal de que Deus está conosco é a presença de Jesus Cristo em nossa vida, transformando o nosso ser e fazendo de cada pecador arrependido um filho de Deus pela fé, que ama ao Senhor e obedece aos Seus mandamentos.

 

Prezado ouvinte, tem certeza de que faz parte do povo de Deus? Tenha Jesus em seu coração e desfrute da bênção de ter o único verdadeiro Deus em sua vida. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1478 - POR QUE TANTA CATÁSTROFE?

  POR QUE TANTA CATÁSTROFE? 1478   Há um bom tempo não escrevo. As vicissitudes da vida, a administração de um canal de mensagens (MIN...