quarta-feira, 9 de agosto de 2023

memórias literárias - 1447 - SÉRIE OS DEZ MANDAMENTOS - 10 - 9o MANDAMENTO - NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO

 OS DEZ MANDAMENTOS

9o. MANDAMENTO:
NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série OS DEZ MANDAMENTOS. Hoje focalizaremos a nossa atenção no 9º. Mandamento, escrito pelo dedo de Deus nas tábuas de pedra, concedidas a Moisés, no Monte Sinai. Assim lemos em Êxodo 20.16:
 
“NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO”.
 
Uma das características do Inferno, do Lago de Fogo e Enxofre, é que ele foi preparado “Para aquele que ama e pratica a mentira” (Apocalipse 22.15). Falso testemunho é dizer algo de alguém ou de algo que não seja verdadeiro. Se não o é, certamente é falso e é mentira! Jesus afirma que a mentira tem um pai: Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. (Jo 8:44).
 
Um crente é diferente porque não precisa desse mandamento para deixar de mentir, uma vez que está dentro dele a própria lei de Deus, mediante a nova natureza que recebeu de Cristo. Este é o âmago do Novo Testamento: Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. (Jr 31:33).
 
Assim, por ter uma nova natureza o crente não vive na prática da mentira. Contudo, por infortúnio e infelicidade, alguns crentes caem na tentação e acabam por militar nesse campo de Satanás. Para estes casos cabe bem a palavra que lemos em I João: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequei. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados” (I João 2.1-2).  Um crente não vive na prática do pecado, pois é gerado de divina e incorruptível semente. Mas, infelizmente, por tentação, por falta de vigilância, por fraqueza espiritual pode cair em alguma falta desse tipo. E deve valer-se da graça do Senhor: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça” (I João 1.9).
 
Alguns casos de servos de Deus que caíram na mentira.
 
Vemos o Apóstolo Pedro a mentir, quando, questionado pelas pessoas que assistiam o julgamento do Senhor, negou que conhecesse a Jesus ou que fosse seguidor seu. Quando, posteriormente, estava em companhia de gentios numa refeição, ao ver cristãos judeus que chegavam, saiu de perto, querendo fingir que não mantinha comunhão com os não judeus, e foi duramente repreendido pelo Apóstolo Paulo.
 
Abraão foi outro mentiroso. Pediu para que Sara mentisse e que fingisse ser sua irmã. Descoberto, afirmou que era uma meia-irmã e que tornara-se sua mulher. Disse que pedira a ela que lhe desse “a graça” de dizer que era irmã, evitando algum mal para ele. Ele não apenas mentiu, mas achou que isso fosse uma graça.
 
O Senhor Jesus encurtou esse mandamento, dando-lhe a seguinte forma: “Não dirás falso testemunho” (Mateus 19.18). Nem Pedro e nem Abraão eram do reino do Diabo, mas infelizmente caíram nessas ciladas malignas, como, infelizmente muitos de nós acabamos por cair. E precisamos de arrependimento e de transformação.
 
A palavra MENTIRA em grego vem de PSÊUDOS. Este vocábulo também pode ser traduzido por FALSO.  E há muitas coisas que podem ser compostas com esta palavra.
 
FALSOS CRISTOS, conforme o Senhor diz em Marcos 13.21: E então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo; ou: Ei-lo ali; não acrediteis.
 
Há a FALSA CIÊNCIA: Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência, (1Tm 6:20). Toda ciência ou conhecimento que não parte do reconhecimento da existência de Deus é falso. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. (Pv 9:10)
 
Há os FALSOS PROFETAS: Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já há muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. (1Jo 4:1)
 
Há os FALSOS MESTRES: Querendo ser mestres da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam. (1Tm 1:7)

Há os FALSOS APÓSTOLOS: Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. (2Co 11:13)
 
NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO – Podemos dizer: não mentirás! Não fareis narrativas para perverter a verdade, não criareis versões imaginárias para defenderdes as vossas próprias escolhas!
 
Que Deus nos preserve do falso testemunho. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1478 - POR QUE TANTA CATÁSTROFE?

  POR QUE TANTA CATÁSTROFE? 1478   Há um bom tempo não escrevo. As vicissitudes da vida, a administração de um canal de mensagens (MIN...