quarta-feira, 9 de agosto de 2023

memórias literárias - 1450 - SÉRIE OS DEZ MANDAMENTOS - 13 - QUESTÕES 2

 OS DEZ MANDAMENTOS -

QUESTÕES - 2
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série OS DEZ MANDAMENTOS e já tivemos a oportunidade de apresentar detalhadamente cada uma das ordenanças do Senhor
 
Continuaremos a responder questões relevantes sobre os DEZ MANDAMENTOS.
 
1) POR QUE HÁ CRISTÃOS QUE OBRIGAM OS SEUS FIÉIS A GUARDAREM O SÁBADO?
Resposta: Por falta de entendimento sobre o propósito do sábado, sobre o fim da guarda desse dia e pela incredulidade na NOVA ALIANÇA, que nos livrou da lei dos mandamentos que jamais puderam salvar a alguém.
 
A) Jesus Cristo afirmou: E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. (Mc 2:27). Também disse: Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor. (Mt 12:8).
 
B) O Concílio Apostólico, em Atos 15, reunido em Jerusalém, com o objetivo de analisar o ensino de Paulo nas igrejas dos não judeus, afirmando que não precisavam guardar o sábado e outros ritos mosaicos, concluiu que NÃO ERA NECESSÁRIO AOS NÃO JUDEUS GUARDAREM O SÁBADO, senão 4 coisas bem específicas: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá. (At 15:29). O sábado, como Lei, foi abolido na cruz: Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. (Cl 2:14). Aos cristãos que estavam sendo judaizados, isto é, voltando a guardar a lei como obrigação, Paulo pergunta: Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? (Gl 3:2).
 
2) JESUS REPROVOU OS DEZ MANDAMENTOS NO SERMÃO DO MONTE?

Resposta: Não.
 
O que ele reprovou foi a INTERPRETAÇÃO DA LEI que era fornecida pelos rabinos na chamada TRADIÇÃO DOS ANTIGOS. Na verdade Jesus INTERPRETOU DA MANEIRA CERTA os mandamentos de Deus.
 
3) COMO O CRISTÃO DEVE CONSIDERAR OS DEZ MANDAMENTOS?
Resposta: o cristão possui uma nova vida através de Jesus Cristo. No dia em que ele se converte o Espírito Santo vem fazer morada em seu ser. Cheio de amor pelo Senhor, mantendo um sólido desejo de agradar a Deus em tudo, ele ora assim:

“Senhor Deus, eu quero viver para Te agradar. Obrigado pela minha salvação, que não provém das obras da Lei e nem do cumprimento dos mandamentos, mas vem da Tua graça e do Teu amor por mim. Eu sei que não sou salvo por ser bom, mas sim porque Tu és bom e me perdoaste dos meus pecados. Bendito seja o Teu Nome!"
 
"Ajuda-me a jamais erguer em meu coração qualquer altar a deus estranho; que eu não abrigue ídolos em minha alma, seja de que espécie for;"

"Ajuda-me a não criar objetos para fortalecer a minha fé. Quero manter o meu olhar pela fé no Senhor e não em imagens de qualquer espécie ou com amuletos, ainda que de inspiração em objetos de culto do velho ou do novo testamentos;"

"Ajuda-me a trabalhar com muita dedicação os seis dias da semana e a consagrar o sétimo dia para o culto ao Senhor, para o serviço cristão, a comunhão com os irmãos e o descanso de todas as obras com as quais sustento a minha vida;"

"Ajuda-me a honrar ao meu pai e à minha mãe, dando a eles respeito, consideração, sustento, atenção e amor; que jamais eu seja ingrato ou injusto para com eles;"

"Ajuda-me a não matar a ninguém, ainda que seja só no meu coração; que eu não carregue nenhuma raiz de amargura dentro da minha alma;"

"Ajuda-me a não adulterar, a não macular o meu corpo com a prostituição e a não trair o meu cônjuge nem por pensamento;"

"Ajuda-me a não furtar nada de ninguém, nem a praticar coisas que me façam tomar o que não me pertence;"

"Ajuda-me a não mentir em nenhuma circunstância, pois o Pai da Mentira é Satanás e eu não quero cair em suas ciladas;"

"Ajuda-me a não cobiçar nada que seja dos outros, a não invejar absolutamente nada do próximo; que eu me contente com o que o Senhor me dá e com as coisas que, com Tua graça e sem agredir a ninguém eu venha a conseguir."

 
Assim deve um crente, salvo pela graça de Cristo, viver o espírito dos dez mandamentos em sua vida.
 
A minha expectativa, prezado ouvinte, é que estes estudos tenham servido para despertar em nossos corações o desejo de agradar a Deus de todo o coração. Que os DEZ MANDAMENTOS sejam a base de uma vida inteiramente dedicada ao Senhor. Que Ele nos abençoe.
 
Até a próxima série, se Deus nos permitir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1478 - POR QUE TANTA CATÁSTROFE?

  POR QUE TANTA CATÁSTROFE? 1478   Há um bom tempo não escrevo. As vicissitudes da vida, a administração de um canal de mensagens (MIN...