quarta-feira, 9 de agosto de 2023

memórias literárias - 1456 - SÉRIE HÁ BÁLSAMO EM GILEADE - 06 - O BÁLSAMO DE DEUS PARA AS DESILUSÕES DO CORAÇÃO

 HÁ BÁLSAMO EM GILEADE!

06 - O BÁLSAMO DE DEUS PARA AS
DESILUSÕES DO CORAÇÃO
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série HÁ BÁLSAMO EM GILEADE! – O REMÉDIO DIVINO PARA AS CRISES HUMANAS. Hoje eu gostaria de falar O BÁLSAMO DE DEUS PARA AS DESILUSÕES DO CORAÇÃO.
 
Este jovem apaixonara-se por uma moça crente. Eles faziam planos intensos para uma vida comum a dois, um lar feliz, cheio de crianças, com alegria e com muita felicidade. Ele era um entusiasta e apresentava a moça como a sua futura esposa. Quantos namorados apaixonam-se e parecem viver sobre as nuvens, com uma sensação de felicidade intensa! Este era o caso dele.
 
A felicidade, contudo, não iria chegar para ele, pelo menos não da forma que desejava. Em apenas um ano e meio ele descobrira que a sua amada namorada lhe era infiel e que não seria possível construir um lar ao lado de quem não lhe tinha respeito e fidelidade. Com dor no coração acabou por romper o compromisso.
 
Esse jovem andou choroso e entristecido, deprimido ao extremo pelo fim do relacionamento. Para ele a humilhação de ter sido traído estava acima da vontade de se levantar. Caiu prostrado, de cama. Na beira do seu leito encontrou um novo testamento, distribuído pelos Gideões Internacionais. Ali, fazendo buscas aleatórias, encontrou o seguinte: “A minha graça te basta, porque o (meu) poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo” (II Coríntios 12.9). Ele orou a Deus, pedindo consolo. E encontrou ali um texto que foi certeiro: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Salmo 46.1).
 
Ao sair do hospital, recuperado da grave depressão física, fez o propósito de focar a sua atenção em servir a Deus, em partilhar a sua fé, em amar sem intenção sentimental a todas as pessoas, repartindo com todos o amor de Deus. Seu vigor fê-lo ser bem sucedido nos estudos, no trabalho e, no tempo adequado, encontrar um alguém que correspondesse aos propósitos santos de seu coração. Ele formou a sua família e foi um homem muito feliz. Eu o conheci pessoalmente.
 
As dores da desilusão são muito ruins, capazes de fazer uma pessoa sucumbir. Pode ter sido um noivado rompido de forma triste e súbita, trazendo vergonha ao futuro cônjuge vitimado. Pode ter sido uma deslealdade que o próprio ouvinte tenha praticado, pondo fim aos planos de felicidade conjugal para dias futuros. Não importa. Deus tem um bálsamo para esta dor, um remédio para colocar fim a esta tristeza. Ainda que o ouvinte seja um cônjuge abandonado, traído, que foi vítima da falta de amor da companhia que era para ser para o resto da vida. Deus tem um bálsamo, um remédio, uma cura.
 
Conheci uma senhora que foi traída e abandonada pelo esposo. Ele deixou-a com três filhos para criar. Não havia pensão, nunca voltara, jamais quis saber o sofrimento ao qual esta senhora fora submetida. Ela, totalmente dependente do marido, teve que aprender a viver, a buscar sustento, a dar um rumo para a sua casa. O que fazer? Passou a usar o fogão de sua casa e a fritar bolinhos, coxinhas, salgadinhos de toda espécie para encomendas de vizinhas, de conhecidos e de pessoas que a ela eram apresentadas pelos clientes. Aos poucos conseguiu reerguer-se. Quando lhe perguntavam se iria casar-se novamente, ela disse: “Casei-me até que a morte me separasse; não quero outro relacionamento”. E, de fato, guardou-se íntegra. Lembro-me dela quando aceitou a Jesus Cristo em seu coração. Lembro-me de cultos que celebrei ali, com os filhos convertidos e todos com famílias estabelecidas.
 
HÁ BÁLSAMO EM GILEADE! HÁ UM BÁLSAMO DIVINO PARA AS  DORES DA DESILUSÃO HUMANA! Eu aprendi há anos que aquele que trai e abandona é quem realmente perde. Não é a vítima. Quem não dá valor a alguém bem intencionado e bom ao seu lado é que sai perdendo. Ainda que doa, a dor é menor do que a tristeza de conviver com a mentira por anos a fio. Deus é capaz de consolar. Jesus Cristo afirmou: “No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo” (João 16.33). Quando a solidão assombrar o vale de nossa existência, que nos lembremos da frase célebre do Salmo 23: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo” (Salmo 23. 4). Quando nos sentirmos lesados, roubados, despojados de riquezas, de bens, de coisas que de nós levaram, podemos nos lembrar do seguinte texto bíblico: “Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá” (Salmo 27.10). “Posso todas as coisas em Cristo, que me fortalece (Filipenses 4.13).

Prezado ouvinte: há coisas que acontecem em nossas vidas, perdas difíceis de serem suportadas, que só entenderemos na eternidade o porquê de tais acontecimentos. Contudo, como o Senhor Jesus orou, que digamos: “Não se faça como eu quero, mas como Tu queres” Mt 26.39). No final veremos a promessa divina concretizada em nossa história: “Deus enxugará de seus olhos toda lágrima” (Apocalipse 21.4).
 
Que Deus use o BÁLSAMO DIVINO para todas as nossas desilusões do coração. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...