quarta-feira, 9 de agosto de 2023

memórias literárias - 1455 - SÉRIE HÁ BÁLSAMO EM GILEADE - 05 - O PODER DE DEUS PARA ERGUER-NOS DO FRACASSO

 HÁ BÁLSAMO EM GILEADE!

05 - O PODER DE DEUS PARA ERGUER-NOS DO FRACASSO
 
 
Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série HÁ BÁLSAMO EM GILEADE! – O REMÉDIO DIVINO PARA AS CRISES HUMANAS. Hoje eu gostaria de falar sobre O PODER DE DEUS PARA ERGUER-NOS DO FRACASSO.
 
Aquele homem trabalhava num restaurante e aprendera a fazer todo tipo de lanches. Aos poucos galgou degraus nas funções da casa e aprendeu a lidar com a empresa. Num belo dia ele pediu a conta e, com o dinheiro da indenização abriu o seu próprio restaurante.
 
O início foi maravilhoso. Ele conseguia atender bem a inúmeros clientes. Passou a servir refeições com entrega nas fábricas e comércio e progrediu bastante. Inimigos, porém, não estavam satisfeitos com o progresso desse homem. Não se sabe bem a mando de quem foi que a situação aconteceu. Mas certamente alguém que falava por muitos fez aquilo.
 
Numa noite tranquila, quando tudo estava fechado, assaltaram a casa deste homem. Fizeram-no de refém, tomaram todos os seus pertences de valor e foram embora. Ao mesmo tempo atearam fogo no restaurante, queimando tudo, desde as mesas, as toalhas, as embalagens, até os equipamentos de cozinha, panelas, fogões, geladeiras e chapas de lanche. Tudo ficou em chamas. Ele, que não tinha seguro, ficou na mais absoluta miséria. Fracassou. Estava sem nada.
 
Ele foi a um culto cristão. Ali, ouvindo a pregação do evangelho, foi tocado pelo poder de Deus. O pregador falava sobre Mateus 11.28-30: “Vinde a mim todos vós, que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração. E encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu fardo é leve e o meu jugo é suave.” Estas palavras calaram-lhe profundamente no coração e ele tornou-se um crente em Jesus Cristo. Junto com a fé no Senhor ele também recebeu forças para levantar-se do fracasso. Mas como?
 
Em oração ele decidiu usar o conhecimento que tinha e optou por fazer uma lanchonete. Encontrou uma velha perua kombi abandonada e levou-a para um estacionamento em Osasco, estado de São Paulo, onde morava. Fez um acordo com o dono e usou a carcaça da perua para colocar uma chapa, os armários e guardar pães, carnes e recheios. Colocou uma placa e começou a fritar hambúrgueres, fazer cachorros quentes prensados, com sucos baratos. O local tornou-se ponto muito frequentado, dada a boa qualidade dos lanches e o preço baixo. Havia filas de pedidos: vários tipos de lanches, um cardápio e a promoção para quem repetisse. Os alunos de duas escolas iam lá fazer o seu repasto e as igrejas cristãs próximas, ao terminar o culto iam para lá, para comerem um lanchinho. Eu sei disso porque fui pastor naquele bairro e ia com os adolescentes e jovens comer lanches ali.
 
Este homem progrediu, abriu um restaurante e fechou a sua perua-lanchonete. Tornou-se novamente um empresário respeitado no ramo da alimentação. Ele perdera tudo, mas, após entregar a sua vida para Jesus Cristo, ganhou a salvação de sua alma e, como dádiva complementar a força para levantar-se e reconstruir a própria vida.
 
Está escrito assim na Palavra de Deus: “Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos serão derribados pela calamidade” (Provérbios 24.16). O texto não determina que sejam sete quedas, mas cita sete como que a dizer “pode o justo cair muitas e muitas vezes”, mas não ficará no chão. Ele se levantará, espantará a poeira da roupa, dará a volta por cima e reconstruirá a sua vida.
 
Eu conheci muitos fracassados no comércio, indústria e na prestação de serviços. Mas, dentre estes infelizes pude conhecer a maior força que um homem pode ter, qual seja a de reerguer-se com a graça de Deus. Jó, cujo livro está no Velho Testamento, era um homem muito rico e temente ao Senhor. Por causa das acusações de Satanás acabou por perder tudo: os seus bens, os seus filhos, a sua saúde e a sua dignidade. Ele enfrentou grande e profunda dor. Mas, ao final da provação pôde se levantar e, segundo lemos, o seu segundo estado tornou-se muito melhor do que o primeiro. Ficou duplamente enriquecido, tornando-se pai das moças mais lindas do Oriente, bem como tendo fortuna dobrada, com milhares de cabeças de gado.

Talvez o ouvinte tenha sido vítima do fracasso. Nestes tempos tenebrosos que estamos vivendo inúmeros pais de família tornaram-se desempregados, inúmeros empresários fecharam as suas empresas e muitos estão sem saber o que fazer para dar o pão em casa. Creiam-me: Deus poderá ajudá-los a recuperar a sua auto-estima, a sua força de vontade e a sua condição financeira! “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a Sua justiça; e todas as outras coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6.33).
 
Quem coloca Deus como fundamento de sua fé e como Senhor de seus bens contará com um sócio majoritário plenamente capaz de lhe dar a mão e abençoar o trabalho. A luz do Senhor iluminará a sua mente e uma boa ideia, um financiamento sustentável e uma oportunidade apropriada haverão de aparecer. HÁ BÁLSAMO EM GILEADE! HÁ PODER DE DEUS PARA NOS ERGUER DOS FRACASSOS!  Que Ele lhe soerga em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...