quarta-feira, 11 de abril de 2018

memórias literárias - 646 - AINDA QUE ...

AINDA
QUE...
 

 
Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. (Hc 3:17-18)
 
646
 
Enquanto cantamos, lemos um texto bíblico tão maravilhoso quanto este ou fazemos orações prodigiosas em afirmações de perseverança no Senhor, tudo é muito belo e bonito. Falar de amor pelas almas, acomodados em lindos salões de culto ou de amor pelos necessitados diante de uma mesa farta pode soar romântico, mas nem sempre é real diante de Deus. O Senhor, no alto de Sua completa ciência, ao ouvir-nos ufanistas quanto à fidelidade, pode perguntar: "Será mesmo?" Pedro fez uma bravata dessas, quando afirmou: "Por Ti darei a minha vida." Jesus, sapiente por completo, afirmou: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes (Jo 13:38)
 
Lembro-me quando o Senhor recolheu a minha amada e saudosa mãe. Quantas horas de sofrimento o meu irmão e eu tivemos, clamando pela sua cura. Ao décimo sexto dia de UTI nós decidimos entregá-la nas mãos dAquele que sabe o que é melhor sob todos os aspectos. Oramos agradecidos por qualquer que fosse o resultado. Mamãe expirou naquela tarde. Os dias subsequentes foram, sem sombra de dúvidas, os mais difíceis que vivemos. Eu, que com ela morei a vida toda, entrava em seu quarto com o rosto banhado em lágrimas e dizia: "Por que? Por que?" Por mais que me dissessem que indagar era pecado, eu tinha em Jesus um companheiro de questionamentos, quando sofria na cruz em sua paixão pelas nossas almas: E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mc 15:34). Daniel e eu vivíamos também a nossa hora nona de dor. Mas ambos vencemos o conflito e a tristeza, cada um em seu tempo, podendo afirmar como o paciente Jó, no passado: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor. (Jo 1:21)
 
Façamos algumas conjecturas.
 
Hoje você fala, canta, grita, comunica-se oralmente com todos. Mas e se amanhã as suas cordas vocais falharem? O que fará se precisar fazer uma cirurgia que lhe impeça de falar? Manterá a sua confiança no Senhor apesar desta limitação?
 
Hoje você anda, chuta bola, pula, corre, locomove-se para onde quer, sem depender de ninguém. Mas, e se amanhã ficar privado dos movimentos dos membros inferiores, se não puder mais caminhar, andar, pular ou chutar uma bola, continuará tão firme na sua confiança em Deus como era enquanto na plenitude de suas funções de locomoção?
 
Hoje você come de tudo: churrasco, doces, gorduras, pizzas; pode mastigar coisas duras e beber líquidos sem nenhum problema. Mas, se apenas por um momento, imaginar-se privado destas possibilidades, se for acometido de enfermidades que lhe impeçam de comer o doce, o salgado, o gorduroso, beber líquidos ou mastigar alguma coisa, continuará a afirmar com convicção de que o Senhor ainda é a sua força?
 
Hoje você está em companhia de sua amada família ou de seus amigos queridos. Mas, se por uma fatalidade trágica você perdê-los, se eles lhe faltarem, se morrerem ou se forem presos, se tiverem que ir ao exterior por quaisquer razões e você nunca mais puder estar com eles, o que fará? Ficará desesperado ou continuará fortalecido no Senhor?
 
O autor do texto acima, o profeta Habacuque, vivia uma tragédia nacional, com invasão de inimigos, castigo divino, falta de víveres, exército local destruído, famílias destroçadas e o futuro do país comprometido. Contudo, por ter completa confiança em Deus, conseguiu superar todas essas tragédias e manter-se íntegro em sua fé, tornando-se porta-voz do próprio Deus nas páginas inspiradas do Velho Testamento. Hoje é um dos profetas milenares que nos ajudam a firmar a fé. Ele venceu. Ele creu. Ele confiou. Ele está no Céu, vitorioso e vigoroso, a receber o seu prêmio pela perseverança.
 
Faça isso também. Ainda que tudo esteja a esfarelar-se, ainda que os seus castelos tenham se tornado de areia e ondas o tenham derrubado; ainda que esteja privado de saúde, de independência, de companhia, de riquezas ou de alegrias temporais, creia que Deus é Senhor e que Ele poderá conduzi-lo, seja confortando-O enquanto sofrer as provações, seja tirando-o da situação vivida. Para uns a luta será até a morte. Para outros, como Jó, ainda experimentarão uma libertação. Não importa. Como disse o Apóstolo Paulo: Antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. (Fp 1:20)
 
Que Deus nos ajude a amá-Lo AINDA QUE...
 
Wagner Antonio de Araújo

10/04/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...