terça-feira, 17 de abril de 2018

memórias literárias - 650 - "DICUPA, PAPAI..."

"DICUPA, PAPAI..."
 

 
650
 
"Dicupa, papai..". Com esta expressão cabisbaixa a minha pequena Rutinha veio me informar que molhou a roupinha (estamos em processo de ensino do uso do "troninho"). Eu havia combinado com ela que, se durante todo o dia ela nos chamasse para fazer xixi e não sujasse as roupinhas, ganharia um prêmio do papai antes de dormir. À tarde, quando fui vê-la, fui informado de que molhara a calça. "Foi isso mesmo, Rutinha?" Ela, cabisbaixa, respondeu: "Diculpa, papai...".
 
O meu amor por ela não mudou. Eu não deixei de gostar dela, não a ignorei por causa disto. Ela continua tão minha filha como sempre foi. Aliás, ela é a minha paixão do coração! Porém, com pesar tive que dizer-lhe: "Querida, você perdeu a recompensa..." Eu confesso que, se deixasse o meu coração falar, daria o presentinho assim mesmo, pelo tanto que gosto de minha filha, um amor incondicional. Mas não se trata de gostar ou de não gostar; trata-se do que é justo e de criar em seu coração e mente o conceito do certo e do errado, e também das consequências das coisas que fazemos, sejam certas ou erradas. Ela sabe o quanto a amo. Mas também sabe que não tem agradado com tais práticas. Ela parou de molhar a roupa e corre sério risco de ainda ganhar o prêmio...
 
Lembrei-me dos galardões que Deus promete aos Seus. Há vários. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. (1Pe 5:4); Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap 2:10); Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. (2Tm 4:8). Diz o texto de Hebreus que Moisés preferiu ficar do lado de Deus por ter em vista a recompensa: Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. (Hb 11:26)Jesus prometeu-as no céu: E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos. (Lc 14:14).
 
Paulo fala de sua  suprema recompensa. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Fp 3:14). Ele fala que nem todos a ganham. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. (1Co 9:24). E ainda afirma que quem serve a Deus de qualquer jeito terá apenas uma fatia embaçada do que poderia ter. E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada. (1Co 9:17).
 
Os heróis da fé serão dignos de grande recompensa. Jesus afirma, nas cartas apocalípticas, prêmios aos que vencerem. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. (Ap 3:21);  Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. (Ap 2:17). Há outros "ao que vencer" de igual ou de maior importância ainda. De fato há prêmios aos que são fiéis.
 
Quando eu der à Rutinha o prêmio por não ter molhado mais as roupas, ele será mais valioso para mim do que para ela. Em suas mãos será um doce, um brinquedo, um objeto; para mim será a declaração festiva de que a minha filha venceu uma etapa de sua educação e está mais próxima da maturidade e da independência. Acredito que os prêmios, as recompensas e as coroas, citadas no Novo Testamento como prêmios aos fiéis, trarão maior glória para o Senhor do que para os que as ganharem. Elas demonstrarão que Ele ocupou, no coração destes vencedores, o primeiro lugar  acima de tudo. Tais prêmios serão glória para o Seu Santo Nome. Tal idéia está contida na cena épica dos anciãos que depositam as coroas aos pés do Altíssimo: Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono. (Ap 4:10)
 
Senhor, que eu seja fiel a Ti e que busque glorificar-Te, tornando-me qualificado para receber uma coroa. Não por mim ou para a minha glória, mas para dizer-Te que és o meu maior patrimônio e de que vivo para Ti! Em nome de Jesus, amém!
 
Wagner Antonio de Araújo

16/04/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...