sexta-feira, 25 de outubro de 2019

memórias literárias - 815 - A MELHOR EDUCAÇÃO

A MELHOR
EDUCAÇÃO
815
 
Há pais que gastam verdadeiras fortunas no afã de dar uma boa educação para os seus filhos. Eles renunciam a muitos gostos pessoais para poderem pagar uma escola renomada, cara, de alto nível, visando uma educação diferenciada, de boa qualidade e com boas referências aos seus amados filhos. Investir na escola dos filhos é fundamental e importante. Porém SÓ ISTO não será suficiente. Tudo será em vão se não houver EM CASA uma boa educação.
 
Os pais não desejam que os maus costumes dos lares desajustados trabalhem na má formação educacional de seus filhos. Mas a mídia se responsabilizará em trazer isso para eles através do telefone celular, dos aplicativos sociais, do cinema e da televisão. Fechar a porta da maldade para eles através de uma escola cara e manter trinta janelas abertas através de outros influenciadores não ajudará em quase nada. Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor. (Ct 2:15)
 
A boa educação acontece em casa. A boa formação ocorre nos primeiros anos da vida. As crianças que recebem amor tornam-se receptivas e amorosas. As crianças que aprendem a servir quando pequeninas não se tornarão usurários ou aproveitadores dos serviços alheios. As crianças que são disciplinadas em casa e que desde cedo reconhecem os limites de suas ações e reações tendem a não ter desajustes sociais no amanhã. Mas as bem amadas amarão também. Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. (1Jo 4:19)
 
Educar é transmitir o saber, treinar, preparar para a vida, ajudar a atingir a maturidade. E se o lar for apenas o dormitório ou o encontro de gente estranha que reparte o mesmo teto não haverá educação caseira. A tercerização da educação é um inimigo fugaz. Pais anseiam tanto ter filhos e, por causa das condições financeiras, já os deixam aos cuidados das creches, das babás e das instituições logo no primeiro mês, perdendo a grande chance de tê-los no lar, em casa, sob a influência benfazeja da mãe, que "se salvará cumprindo a sua missão de mãe" (conforme I Timóteo 2.15).
 
Mas num mundo injusto e difícil, de poucos recursos e de pouco tempo, não há como a mãe deixar de trabalhar fora ou de exercer a sua profissão secular sem que afete o sustento familiar. Assim, é preciso buscar alternativas viáveis e urgentes para que pai e mãe invistam as suas próprias vidas na influência de seus filhos, não deixando que sejam apenas crias cuidadas por outras pessoas. Foi para criá-los que oramos e pedimos filhos. Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, (Pv 1:8)
 
Educa-se à mesa do café, quando pai e mãe oram pelo dia, pelas pessoas queridas, pela salvação dos vizinhos, amigos e parentes. Educa-se quando uma conversa de qualidade, um sorriso sincero e a boa orientação da Bíblia se faz presente ali. Educa-se quando se arruma a mesa após o café, trazendo limpeza e ordem. Educa-se quando se exige hierarquia de tratamentos (chamar os adultos de senhor, de pai, de mãe), quando se ensina a pedir licença, a solicitar por favor, a agradecer. Pais devem ser exemplos, assim como pastores. Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. (1Tm 4:12)
 
Também há educação quando se investe numa alimentação de qualidade. Se pai e mãe vivem a empanturrar-se de guloseimas, de comida industrializada, de coisas que não são saudáveis, de pouca valia serão as palavras. O exemplo falará mais forte. Assim, comer de tudo, investir em saladas e legumes, dar opções, ensinar a cozinhar, a preparar uma horta caseira nos pequenos espaços, saber escolher sucos mais saudáveis e menos química será uma boa aula.
 
Faz parte da boa educação arrumar quartos onde se dorme, sala onde se brinca ou quintal onde se vive. Crianças e jovens que não aprendem a deixar os locais por onde passam em ordem seão sérios candidatos a adolescentes displicentes e metidos, que acham que o mundo existe para servi-los. Serão bagunceiros, desorganizados, sujos e preguiçosos. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem (1Co 14:40)
 
Cultivar uma horta em família também faz muito bem à educação. Ali os pequeninos aprenderão o processo da vida, a necessidade dos cuidados, terão o prazer de colher e de comer, de ver a beleza da vida e a pureza dos processos. Mesmo quem mora em apartamentos pequeninos pode cultivá-las em paredes da lavanderia ou pequenos espaços que se encontram. Sempre há como ter um canteirinho de alguma coisa e ver a graça do cultivo e da colheita! Isso facilitará o entendimento da criança sobre o ato de plantar e de colher. Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; (Mt 13:24)
 
Educar é saber falar, saber calar e saber agir. Pais devem falar, não gritar. Pais devem falar o que é certo, o que é edificante, o que trará conhecimento. Falar da vida alheia, falar contra a igreja, falar sobre os maus políticos ou sobre os defeitos uns dos outros trará às crianças a triste constatação de que as nossas prosas precisam ser hostís e ter alguma  crítica a ser tecida. Pais devem falar de Deus, da Sua Palavra, dos valores cristãos, do testemunho, da fé. Também devem falar sobre coisas que trazem conhecimento, cultura, desenvolvimento, imaginação. São nas conversas caseiras que os grandes planos e as grandes vocações se processam. Mas há hora de calar também. Filhos devem aprender desde cedo que não se pode falar de tudo, dizer qualquer palavra, usar expressões erradas. Pais agem na educação, não meramente reagem. Pais educam falando, calando e escolhendo o que falam! Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. (Tt 2:8); Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. (Ef 5:4); Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. (Ef 4:29).
 
Por fim educar é levar os filhos aos pés de Jesus Cristo, o Salvador. E isto não se consegue com enxertos de evangelização, com apêndices nas atividades, com atividades alheias ao dia a dia da casa. Viver no mundo a semana inteira, debaixo da influência de um celular, computador e televisão e depois querer que a família vá à igreja e produza fruto de vida eterna é querer o impossível. Chamar a Cristo de Senhor e não estar debaixo de Sua influência todas as horas da semana é incoerência. Cabe aos pais viverem a fé cristã como deve ser vivida. Pais oram. Pais lêem a Bíblia. Pais ensinam o evangelho. Pais compartilham a fé. Pais dão valor à igreja. Pais não desmerecem ao Senhor. Pais são os mensageiros de Deus na vida de seus filhos. Se eles fallharem, falhará a mensagem. E terão sangue a dar conta diante do Justo Juiz. Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão. (Ez 33:8)
 
Nós não sabemos se salvaremos os nossos filhos. Mas temos que educá-los de tal modo que a escolha se tornará óbvia para eles. Por que escolher um caminho mau, quando os nossos pais nos ensinaram o bom caminho? Por que afastar-nos do que sempre nos trouxe alegria e felicidade, quando o mundo jaz no maligno e só tem tristezas e trevas a oferecer? Por que o vício, a droga e a prostituição, quando no meu lar não se deu lugar a isso nem pela mídia e nem pela prosa? Filhos seguirão as sendas de seus pais. Nem todos, infelizmente. Mas mesmo os rebeldes terão atrás de si um exemplo a lembrar e poderão regressar, como o filho pródigo. Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Pv 22:6)
 
Coragem, pais! Sejamos educadores!
 
Peço coragem a Deus. Tenho dois pequeninos. E hoje, no ultrassom, saberei, se Deus quiser, se terei mais um menino ou mais uma menina, o meu terceiro bebê!
 

Wagner Antonio de Araújo.

Um comentário:

  1. Graças à Deus!Pais que honram ao Senhor criam os seus filhos debaixo de seus preceitos!

    ResponderExcluir

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...