segunda-feira, 7 de agosto de 2023

memórias literárias - 1297 - SÉRIE CAMINHOS DA VIDA - 18 - PREGAÇÃO E ENSINO

 18 – PREGAÇÃO E ENSINO

 

Olá! Aqui é o Pr. Wagner Antonio de Araújo. Esta é a série CAMINHOS DA VIDA.

 

Lucas, o evangelista, o chamado “médico amado”, companheiro do Apóstolo Paulo, afirma, em sua célebre obra ATOS DOS APÓSTOLOS, no Novo Testamento: “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo” Atos 5.42

 

As igrejas primitivas, aquelas que nasceram logo após a ascensão do Senhor, pastoreadas primeiramente pelos apóstolos e por agregados aos pioneiros do evangelho, tinham um procedimento que lhes destacava qualidade, honra e veracidade.

 

Estas igrejas anunciavam a Jesus Cristo. O tema de suas mensagens e de seus ensinamentos era a realidade da existência do Filho de Deus, a sua vida, sofrimento, crucificação, morte e ressurreição. Anunciavam a Jesus, comparando as profecias do velho testamento e o seu cumprimento naqueles dias, através de fatos e de ensinos do Senhor. Eles gastavam o tempo de reunião em ensinar. Quão diferente tem sido o procedimento de muitas igrejas atuais!

 

Hoje se gasta o tempo em quinquilharias. Igrejas estão se tornando anfiteatros para a apresentação de conjuntos musicais, de peças teatrais, de palestras de auto-ajuda, de reuniões religiosas de caráter social, de agremiação política de toda vertente. São dias em que não se distingue mais a presença de Deus no culto, não se percebe mais o clima sacro da adoração e nem a relevância e a superioridade da mensagem quanto à natureza de seu significado. Tudo se reduz em aprender a arte de viver bem, de ganhar dinheiro, de fazer amigos, de influenciar pessoas e de ter adeptos.

Já os cristãos primitivos ocupavam o tempo ensinando a Palavra de Deus, contando sobre as parábolas de Jesus, sobre os Seus milagres, sobre os eventos miraculosos, sobre a transformação que Ele operou na vida  de tantos e sobre as Suas promessas de retorno e da maravilhosa ressurreição. Eles gastavam tempo a pregar para os não-crentes, anunciando a salvação e as boas-novas de vida eterna. E não deixavam os novos cristãos sem instrução: eles os discipulavam. E de que forma? Com os ensinos de Jesus. Hoje há uma ausência de Jesus na mensagem cristã. Há cristãos que já celebram o Natal sem Jesus. Basta ver em suas publicações mensagens de esperança, amor, ternura e fé, sem sequer mencionar ao Senhor.

Caro ouvinte, aqui na Escola Bíblica do Ar você ainda ouve sobre Jesus. Aqui você aprende sobre Ele. Que a sua igreja seja assim também, ensinadora eficaz de tudo o que Cristo é, em tudo o que fez e em tudo o que fará. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1487 - EU ERA ...

  EU ERA ... 1487   "Eu era uma igreja. Hoje sou um centro muçulmano de revolução islâmica."   "Eu também era uma igre...