segunda-feira, 17 de junho de 2019

memórias literárias - 787 - JANTAR DOS NAMORADOS

JANTAR DOS

 NAMORADOS
Wagner Antonio de Araújo

Ah, o amor! Fonte de inspiração, mola propulsora dos feitos humanos! Pelo amor o homem constrói e desconstrói, dá a vida, sobe à montanha e desce ao vale. O amor é uma dádiva, um dom, um talento, uma concessão. Quando une um homem e uma mulher ele é EROS. Quando une pessoas em laços profundos de amizade ele é FILÉO. Quando ultrapassa tais ditames, a ponto de dar a própria vida pelo objeto do amor, ele é AGÁPE. O nosso grande desafio é amar com o amor AGÁPE, que dá a vida pelo cônjuge.
O casamento é uma ordem de Deus para a nossa multiplicação, bem como para o companheirismo para toda a vida. O casamento à luz da Bíblia só ocorre entre um homem e uma mulher. E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? (Mt 19:5)
O casamento é uma aliança entre um homem, uma mulher e o Seu criador. Assim, relacionamentos conjugais fora do casamento são chamados de fornicação e adultério. O primeiro é entre quem não se casou; o segundo é a traição de um voto e uma aliança anteriormente constituída. Deus não se agrada disso. Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. (Mt 19:6)
Em dias de jantares tudo é romântico: a mesa preparada, os talheres, guardanapos e pratos, as roupas que usamos, a música que ouvimos, tudo inspira os sentimentos. Mas no dia a dia as coisas não são constantemente inspiradoras. O convívio traz problemas, desentendimentos, conflitos, algumas brigas e, quiçá, a tristeza e a frustração. Eu gostaria de dar 10 sugestões para que os casais casados experimentassem a plena felicidade conjugal. E aos casais solteiros a oportunidade de construírem os ideais futuros para uma família feliz.
1) BUSCAREM JUNTOS A DEUS – Um casal cristão fundamenta o seu relacionamento em oração, em comunhão, na leitura da Bíblia e na firmeza em seguir a Cristo, inclusive com um compromisso na igreja. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mt 6:33)
2) SERVIR AO OUTRO, NÃO SER SERVIDO – Um casal feliz busca suprir a necessidade do outro, ao invés de correr atrás de seus próprios interesses. A felicidade não está em ter os desejos satisfeitos, mas em fazer o outro feliz. O verdadeiro amor ... não busca os seus interesses.(1Co 13:5); Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. (Mc 10:45)
3) PERDOAR E LEMBRAR-SE DE QUE PERDOOU – O cristão segue a Jesus, que perdoou até aos seus algozes na cruz; quanto mais ao cônjuge que conosco convive! O perdão deve ser buscado; porém, quando não pedido, deve ser concedido unilateralmente. E jamais o erro deve vir à tona em novas discussões. E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. (Mc 11:25); E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal. (Lc 11:4)
4) ENCORAJAREM-SE MUTUAMENTE -  Cada um dos cônjuges deve valorizar o outro, destacando as virtudes e desvalorizando os defeitos. Com o tempo o outro desejará ser cada vez melhor e vencerá as próprias fraquezas, além de crescer em virtudes. Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. (1Co 12:25); Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Fp 4:8)
5) FUGIR DA APARÊNCIA DO MAL  - Quem tem compromissos não deve expor-se em situações que gerem dúvidas ou perigos morais. Fidelidade é fundamental, além de ser um compromisso com Deus. Bate-papo, whatsapp, facebook, e-mail ou telefonemas com pessoas inconvenientes, que gerem ciúmes ou desavenças devem ser banidos. Jamais utilizar-se de pornografia ou de malícia, pois isso é pecado e traz a ira de Deus sobre o relacionamento. O amor não se porta com indecência (1Co 13:5). Abstende-vos de toda a aparência do mal. (1Ts 5:22)
6) 4 LETRAS QUE SALVAM UM CASAMENTO: M. M. P. M. PRIMEIRA LETRA: M: MUITO OBRIGADO – expressões de gratidão devem ser dadas o tempo todo: por uma comida feita, por um carro lavado, por um lixo recolhido, por uma fralda trocada, por uma hora extra. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. (Cl 3:15)
7) 4 LETRAS QUE SALVAM UM CASAMENTO: M. M. P. M. SEGUNDA LETRA: M: MEUS PARABÉNS -  Cada coisa deve ser celebrada, ser curtida, ser festejada: uma comida cujo tempero melhorou; uma limpeza bem feita, um sucesso profissional, um defeito vencido, um aprendizado adquirido. E ele lhe disse: Bem está, servo bom,. (Lc 19:17).
8) 4 LETRAS QUE SALVAM UM CASAMENTO: M. M. P. M. TERCEIRA LETRA: P: PRECISAMOS CONVERSAR Um casamento feliz não deixa para resolver os problemas por si sós ou para muito mais tarde. Tudo deve ser feito com amor, sinceridade, seriedade e rapidez, evitando, assim, que Satanás destrua a comunhão. Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. (Ef 4:26); Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; (Mt 18:15)
9) 4 LETRAS QUE SALVAM UM CASAMENTO: M. M. P. M. QUARTA LETRA: M: ME PERDOE Nós devemos pedir perdão. Se erramos, se ofendemos, ou se apenas magoamos com a forma de agir, devemos pedir perdão, mesmo que nos achemos no direito de não fazê-lo. E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. (Mc 11:25)

10) O CASAMENTO É PARA A VIDA TODA – Um casal que segue as Escrituras Sagradas casa-se para constituir família, para criar filhos e para manter a solidez do compromisso até que a morte os separe. Portanto, tudo deve ser feito para que esta verdade prevaleça e, ao final, se diga: aí está um casal que valeu a pena! Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. (Rt 1:17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...