sexta-feira, 27 de novembro de 2020

memórias literárias - 938 - NAMORAR NÃO É ...

 NAMORAR

NÃO É ...
 
938
 
01) Passar tempo com alguém do sexo oposto, com liberdades além das que tem com amigos. Ficar com alguém, divertir-se com liberdades e expressões além dos limites de uma amizade chama-se DEFRAUDAÇÃO, mesmo que a outra pessoa não diga que está sendo invadida. Não se brinca com os sentimentos dos outros e nem com os seus. Além do que qualquer tipo de envolvimento emocional ou físico é um convite à fornicação (atos sexuais fora do casamento), uma agressão ao seu próprio corpo, ao do outro, à história de vida de cada um e à santidade de Deus.
 
02) Tentar até ver se vai dar certo. Namorar uma, duas, três, dez, vinte vezes pode até parecer uma busca lícita e justa, mas denota instabilidade emocional, falta de planejamento e pouca responsabilidade para consigo, com o futuro e com Deus. Namoro não é exercício, não é tentar até ver se vai dar certo. Lidar com os sentimentos, com pessoas e com o próprio futuro é algo que deve ser feito com parcimônia, com propósito, com responsabilidade e com avaliação dos riscos e privilégios. Isto não significa casar-se com o primeiro que lhe fizer a corte, mas não tornar o namoro ato leviano e vulgar.
 
03) Um casamento antecipado, exigindo apenas formalidades ritualísticas para agradar a sociedade. Há muito tempo as pessoas não respeitam os compromissos conjugais e passam a morar juntas, vivendo maritalmente sem compromisso. Elas pensam que seus corpos e vidas não têm nenhuma satisfação a dar a ninguém. Têm sim! Satisfação a Deus, que nos criou e não nos autorizou a esse tipo de compromisso não comprometido. Deverão satisfação aos filhos que advirem destas relações não oficiais. Deverão satisfação a si próprios pelo sucesso ou o fracasso. E deverão satisfações a Deus, quando Ele, à luz de Sua Palavra, disser que aquilo não foi casamento mas prostituição e que serão condenados por causa disto!
 
04) Vingança para fazer ciúmes a alguém ou para provar a todos que está bem e ainda bem cotado no mercado dos sentimentos. Ninguém pode ser vítima de uma vingança, ser usado para agredir a um terceiro. Não se brincam com os sentimentos alheios. Não se paga com a mesma moeda ou se faz ciúmes, ferindo o coração de alguém que não tem nada com isso. Quantas vezes isso termina em morte, lesões corporais, tragédias familiares e desgraça para o resto da vida! A vingança não edifica, não faz justiça e não é correta para com alguém que apenas serve de objeto de agressão.
 
05) Declaração de igualdade diante dos amigos. Há pessoas que namoram só para não se sentirem inferiores aos demais. Como todos namoram elas também querem ter alguém, não importa quem. Não são raras as vezes em que esses relacionamentos acabam em desgosto, tragédias e, quiçá crimes passionais. Não se observam os preceitos bíblicos para os relacionamentos, não se busca a vontade do Senhor, não se ouve o conselho de ninguém. Amanhã a fatura será cobrada e o preço será muito caro.
 
Solteiros que me lêem: não namorem motivados por estas questões acima! Deus não se agrada disso!
 
Ser solteiro ou permanecer solteiro não é defeito, não é inferioridade social, não é defeito moral, não é doença. Ser ou permanecer solteiro deve ter um propósito e glorificar a Deus. E bem pode ser que este estado seja temporário. Para mim foi!
 
Eu busquei por 40 anos alguém com quem construir a minha vida. Já havia namorado e ficado noivo, mas não fui bem sucedido. Aos 40 anos eu decidi que aceitava de bom grado a vontade do meu Senhor Jesus para a minha vida. Quando estava decidido a viver sozinho sem rancores, fui surpreendido pela graça de Deus. Em um acampamento de jovens, quando fui preletor, conheci uma japonesa com quem, depois de 5 anos, vim a me casar. Ela foi a bênção do Senhor para a minha vida. Juntos temos três maravilhosos filhos e somos felizes. Ela também soube esperar no Senhor. Assim, juntos, desfrutamos de um santo amor e das bênçãos divinas.
 
Saibam esperar no Senhor! Saibam respeitar aos seus próprios corpos e dignificar os seus pais com um comportamento puro e santo, reto e benfazejo! Deus abençoa quem O busca e pede a sua bênção para um relacionamento, mas apenas a quem se submete aos Seus critérios: relacionamentos heterossexuais, relacionamentos com pessoas que primeiramente comunguem da mesma fé cristã, relacionamento com pessoas que não estejam com a situação civil maculada por um rompimento e uma separação feita por juízes da terra (quando Deus, em Sua Palavra diz que o que Deus uniu o homem não deve separar; e se houver separação por motivos de traição, deverão manter-se sozinhas). Uma má escolha agora será uma chaga para o resto da vida.
 
Eu recomendo submissão à vontade do Senhor e a confiança de que Ele tem prazer em conduzir o coração de alguém que a Ele se submete.
 
Que Deus nos abençoe. Amém.
 
Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...