quinta-feira, 9 de maio de 2024

memórias literárias - 1479 - SÊ FIEL ATÉ...

 SÊ FIEL ATÉ ...

 
1479
 
O texto bíblico diz o seguinte: "Sê fiel até a morte, eu te darei a coroa da vida". Isto está em Apocalipse capítulo 2 e versículo 10. Foi Jesus quem disse ao anjo da Igreja em Esmirna, uma palavra que se aplicava a toda aquela igreja local, às igrejas de todos os lugares e de todas as épocas. O texto se aplica a mim. Também se aplica a você que é cristão e que está lendo estas linhas.
 
Conhecer a Jesus Cristo como Senhor e Salvador é algo que deve durar por toda a vida. Não é uma decisão temporária, casual, que tenha prazo de validade ou que possa ser reavaliada. Assim como um crucificado estava destinado à morte e não tinha outra alternativa após o ato, assim um cristão está crucificado com Cristo e sua vida está escondida com Cristo em Deus, um ato permanente, perpétuo e que deve durar até a nossa morte. Na eternidade estaremos com Jesus, que nos concederá a coroa da vida.
 
Mas o povo de Deus desta geração está REESCREVENDO A BÍBLIA, com versões espúrias, modernistas, com equivalências dinâmicas e absolutamente contrárias aos originais. Muitos nem percebem a maneira com que estão a reescrever e a mudar a redação do texto. Eles nem sabem que fazem isso!
 
Vou mostrar como este texto tem sido REESCRITO PELA PRÁTICA na vida de muita gente.
 
"SÊ FIEL ATÉ ... QUE SOFRA UMA CONTRARIEDADE NA IGREJA".
 
Há pessoas que recebem a fé cristã com alegria e cumprem o mandamento do Senhor quanto ao batismo, passando a congregar numa das igrejas cristãs. No entanto, ao mais leve desapontamento ou no meio de uma crise decidem romper com o compromisso, com a profissão de fé e abandonam ao Senhor e não congregam mais. Se questionados quanto ao assunto darão inúmeras razões para o próprio afastamento. Nenhuma delas, no entanto, se sustenta diante do que fizeram: comprometeram-se com Cristo até morrerem e não cumpriram! "Não deixeis de congregar-vos..." (Hebreus 10.25)
 
"SÊ FIEL ATÉ ... QUE REALIZE OS SEUS SONHOS".
 
Outros buscam a fé cristã e o convívio na igreja até superarem os seus próprios problemas. Chegaram na igreja decepcionados com o fim de um relacionamento, mas, assim que reconstróem as emoções abandonam a Cristo, da mesma forma que um doente deixa as muletas ao consertar a perna quebrada. Outros vieram ao Senhor para que tivessem as necessidades financeiras supridas. Assim que conseguem comprar casa, objetos, carros ou se tornam auto-suficientes, abandonam o Senhor que os abençoou. Estavam em busca da bênção, e não do abençoador.
 
"SÊ FIEL ATÉ ... QUE OUTRO OFEREÇA MAIORES VANTAGENS"
 
Tem gente que chega à igreja e encontra a possibilidade de crescimento, de desenvolvimento. Adere aos departamentos existentes, busca conhecer muitas coisas e participar de tudo. Porém, em algum momento descobrem outro senhor, uma seita qualquer, que lhes provoca uma ambição de ter reconhecimento, de participar de uma hierarquia ou de obter vantagens políticas, monetárias, sentimentais ou comerciais. Então, sem pejo algum abandonam a fé, vestem uma nova camisa, submetem-se a batismos diversos e vão para outras confissões antagônicas, cuspindo no prato cristão em que comeram. São pessoas que se vendem pelo melhor preço.
 
"SÊ FIEL ATÉ ... QUE AS PESSOAS A QUEM PRESTA CONTA VENHAM A MORRER".
 
Sim. Há pessoas que são fiéis ao Senhor enquanto o pai e a mãe as levam à igreja ou que as mantém com uma rotina de oração, de leitura bíblica e de compromisso eclesiástico. Há pessoas que apenas buscam agradar a quem amam. Não abandonam a fé para não decepcionar aos seus admirados. Mas basta que eles faltem, que tenham morrido ou que venham a morar distantes de suas localidades para que abracem outra fé ou fé alguma. São pessoas que serviam por aparência, por estilo social ou por interesse emocional.
 
"SÊ FIEL ATÉ ... QUE A UNIVERSIDADE MUDE OS SEUS CONCEITOS".
 
Quantos jovens dantes fiéis, partícipes de suas congregações, que levavam uma vida séria, deixam-se envolver pelas ideologias de esquerda em suas faculdades ou universidades, abandonando a fé cristã e se tornando massa de manobra do império do mal e das ideologias totalitárias! Quantos envolvem-se com a perversão moral, com o uso de entorpecentes e com as sociedades secretas e misteriosas! Na universidade mostram que a sua fé era tão firme quanto um prego num monte de areia mole. Basta um vento e ela tomba!
 
"SÊ FIEL ATÉ ... QUE O SEU PASTOR LHE ESCANDALIZE"
 
Por causa de maus obreiros, maus crentes, más congregações muita gente abandona a Cristo. Eles ficam de tal forma desmotivados, decepcionados e feridos, que não querem saber mais do Senhor ou de congregar como cristãos. Eles punem a Deus pelo que os seus líderes fizeram, tornando-se tão réprobos quanto os seus próprios líderes em pecado. Eles se justificam com uma série de lamúrias e lamentos, dizendo que o que viram, o que ouviram ou o que testemunharam foi a gota d'água, mas, na verdade eles eram superficiais em sua fé. Uma tempestade arranca árvorres frágeis, mas não pode destruir uma árvore de raízes profundas e de tronco forte.
 
Vou parar por aqui, pois isto não teria fim.
 
Eu já tive inúmeras contrariedades em igrejas. Como membro eu vi coisas que não queria ter visto. Como pastor eu testemunhei outros acontecimentos que poderiam ter me conduzido ao abandono da fé.
 
Eu tive orações atendidas e respondidas pelo Senhor e as demandas apresentadas absolutamente resolvidas. Eu poderia dizer: já consegui o que queria, não tenho mais nada para fazer na igreja.
 
Eu já recebi propostas para aderir a outras crenças, em lugares que me dariam oportunidades de projeção, de posição política, de vantagens financeiras ou de repercussão pública. Eu poderia ter me tornado um líder reconhecido em outras confissões religiosas.
 
As pessoas que me motivavam a manter a fé e a ser fiel ao Senhor, em sua maioria já morreram. Meus pastores, os meus pais e muitos irmãos a quem eu tanto respeitei já descansam em Cristo e, se eu tomasse outros rumos eles não seriam mais afetados, não mais se decepcionariam.
 
Eu cursei teologia em 3 escolas e fui submetido a teorias tão horriveis e tão destrutivas que, se não tivesse conceitos profundos poderia ter abortado a fé e deixado a vida cristã. Ouvir professores que se apresentavam na igreja como crentes e na faculdade como hereges e apóstatas fizeram a minha mente e o meu coração lamentar por tanta hipocrisia.
 
Eu poderia ter deixado a Cristo por tantos escândalos que já tive e por tantas coisas erradas que já assisti.
 
Mas eu não deixei a Cristo e nem a fé cristã. Muito menos o meu compromisso com a igreja do Senhor. Quando eu fui convertido a Cristo foi PARA SEMPRE. Eu morri para o mundo e nasci para Jesus. Eu fui crucificado interiormente e fiz a confissão pública de minha fé, submetendo-me ao batismo, como que a dizer: VESTI A CAMISA E JAMAIS DEIXAREI O SENHOR E OS VALORES QUE HOJE CONFESSO PUBLICAMENTE.
 
Pode a minha denominação ou a maioria das igrejas cristãs modificar conceitos ou abandonar a fidelidade; ISTO NÃO AFETA O MEU COMPROMISSO E A MINHA FÉ. Eu não coloquei a minha fé nos homens, na denominação ou nos líderes. Eu fui convertido e batizado POR CRISTO e só a Ele eu temo. Por ser a Sua vontade que eu congregue eu JAMAIS DEIXAREI A IGREJA DO SENHOR. Eu não me venderei por nada, seja por promessas, seja por oportunidades, seja por interesses. Já estou crucificado com Cristo.
 
Para mim o versículo citado não precisa de outra redação. Eu não tenho direito de redigi-lo de forma diferente, nem de crer antagonicamente ao seu enunciado.
 
Para mim o que está escrito me basta!
 
SÊ FIEL ATÉ A MORTE, E EU TE DAREI A COROA DA VIDA.
 
Que assim seja comigo, e que o meu leitor também considere esta palavra. NUNCA ABANDONE A SUA FÉ EM CRISTO E O SEU COMPROMISSO COM O SENHOR.
 
Pr. Wagner Antonio de Araújo.
MINISTÉRIO ESSÊNCIA CRISTÃ - canal do youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1484 - A MULHER JUNTO À PORTA DE CASA

  A MULHER JUNTO À PORTA DE CASA 1484     Depois que as visitas jantaram E as conversas se atualizaram Lá vai a mulher à porta ...