domingo, 10 de maio de 2020

memórias literárias - 881 - A RECOMPENSA

A
RECOMPENSA
 
881
 
Um professor trabalha, estuda, busca aprimoramento, participa de concursos, sobe os degraus de sua graduação até atingir o ápice. Ele busca a recompensa. A primeira é ter contribuído para a formação de novos profissionais capazes que exibem por onde passam a qualidade dos ensinos que receberam. Também busca o reconhecimento de sua classe com as honras e os méritos decorrentes da sua dedicação e esforço. Busca um salário que lhe dê a convicção de que valeu a pena dedicar-se, esforçar-se para ter um bom ordenado. Por fim, espera que o seu nome seja celebrado como alguém que fez diferença para melhor.
 
Um político busca a vitória, o melhor resultado nas eleições. Ele faz acordos, entra em negociações, participa de grupos, apresenta-se como a alternativa administrativa para a função a qual se candidata. Ao receber os votos busca ser, de fato, tudo aquilo a que se propôs. A maior glória para um bom político é exercer um mandato de qualidade, ser bem sucedido em todos os seus projetos, ter leis justas aprovadas (caso seja do legislativo) e uma administração forte e promissora (caso seja do executivo). Outra glória é reeleger-se, sinal evidente de sua aceitação. Por fim, quando idoso, torna-se um consultor sempre desejado, esperado. Como é de praxe, terá o seu nome estampado nas rodovias, nas ruas e avenidas, nos memoriais e nas estátuas e deixará um legado a ser lembrado nos anais da história contemporânea.
 
A glória de um médico é a saúde do seu paciente. Foram anos e anos de dedicação incondicional, preparando-se para curar os enfermos, auxiliar os necessitados e tornar-se especialista em sua área medicinal. Após a formatura, após a residência tem a chance de compor equipes hospitalares de renome. Se consegue um feito médico inédito e promissor tem o seu nome ligado ao progresso da medicina e será capítulo nos próximos compêndios das faculdades de medicina. Abre um consultório fino e pode cobrar valores dignos em suas consultas, pois todos reconhecem o seu valor. E quando for idoso poderá ter a sua fundação em prol da ciência, da medicina, dos desamparados e continuar a ser relevante nas próximas gerações. Receber comendas e homenagens daqueles que ajudou a cuidar não tem preço. São as glórias da carreira.
 
E o ministro do evangelho? E o missionário? Onde está a sua recompensa? Muitas vezes o pastor dedica a vida inteira aos cuidados dos enfermos, dos desesperados, dos que precisam de salvação, das igrejas doentes e carentes da graça do Senhor, e, ao final, são esquecidos e demitidos por seus rebanhos, tornando-se páginas viradas de um livro que nunca mais será lido. Missionários vão para os campos sombrios e difíceis, abrem clareiras na floresta do paganismo, semeiam a vida e a salvação, e, depois, quando não são mais úteis, são transferidos de campo e outros levam os louros da vitória. Obreiros de pequeninas igrejas, que jamais faltaram aos seus pequeninos rebanhos, são deixados a deriva pelos ingratos crentes que se seduzem pelas novas agências religiosas do bairro, cheias de luxos que não haviam nas igrejinhas, mas sem a luz de um verdadeiro obreiro do Senhor, pois são pontos de comércio. Os pastores, os missionários, os evangelistas e os obreiros partem, não raras vezes, sem qualquer comenda, homenagem, lembrança ou celebração. Muitos se vão anônimos, desconhecidos por quase todos. E então? Ficarão assim, sem reconhecimento no aquém e sem qualquer memória no além?
 
Mil vezes não! Jamais tal se dará! Há um Deus no Céu, um justo Juiz de todo o universo, que nunca, nunca deixará de recompensar um simples copo de água fria, dado em nome de Jesus e para o trabalho de Deus. Há recompensa sim, mas não aqui! Aqui as igrejas são, muitas delas, injustas. O povo de Deus não valoriza os seus heróis, não dignifica a memória dos que contribuíram pelo progresso do evangelho, não é justo para com aqueles que se queimaram pela obra como uma vela com dois pavios. Inúmeros pastores e obreiros vivem esquecidos, desprezados, relegados a uma lembrança em alguma velha ata, como se valor não tivessem. Ledo engano! Há uma recompensa para o obreiro do Senhor! Mas não aqui. Às vezes há, quando não se trata de bajulação ou de poder político disfarçado. Mas lá no Céu haverá recompensa, galardão, prêmio, memória!
 
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap 2:10)
 
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. (1Pe 5:4)
 
Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. (Tg 1:12)
 
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. (2Tm 4:8)
 
Isso vale para o pastor, para o obreiro, para o evangelista, para o crente sincero, muitas vezes que tanto sofre, tantas dificuldades passa. Vale para os pais e para as mães cristãs, que militam anonimamente no recôndito de seus lares. Vale para os missionários, para aqueles que semeiam a mensagem do Senhor por toda parte onde estão. Há recompensa para o crente. Há recompensa para o salvo. Há recompensa para o cristão. E esta será ETERNA, não se desvanecerá, não será temporária. Isso vale para o médico, o professor e o político quando verdadeiramente cristãos também.
 
Melhor que ter o nome escrito nos anais da história, que é injusta com muitos dos que verdadeiramente mereciam estar ali, é tê-lo registrado nos anais dos que estarão com Jesus Cristo no Reino dos Céus, em vestes resplandecentes e com coroas de glória, que serão ofertadas ao Senhor com amor.
 
Aleluia!
 
Wagner Antonio de Araújo

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...