terça-feira, 7 de julho de 2020

memórias literárias - 901 - SOBE AO MONTE

SOBE AO
MONTE

 
 
901
 
Era a ordem divina. Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar. (Ex 24:12).
 
Subir ao monte, deixando por um momento a rotina e o convívio social com os hebreus libertados no deserto. Moisés recebera a ordem de subir. Não era para ficar ou para descer, senão subir.
 
Subir a quem? A Deus, que estava com a Sua glória bendita manifestada no monte. De uma forma espetacular Deus descera até o arraial dos hebreus e ali estava presente. A Sua glória era monumental, indescritível, bendita. Mas, ao mesmo tempo assustadora, aterrorizante, tempestuosa. Diante de um imenso deserto uma montanha fumegava, não como vulcão, mas com uma Presença gloriosa e incomparável. O céu era de tempestade e o som era ensurdecedor. Deus manifestava ali a diferença entre o ídolo de barro, de pedra, de bronze, de ferro, e Ele, o Criador, o Deus Vivo, o autor da vida. Era a Deus que Moisés deveria subir.
 
E por quanto tempo? Deus lhe diz: "Sobe e fica lá". A estada não tinha prazo estabelecido. Aliás, o prazo era até que Ele desse às mãos de Moisés as tábuas da Lei, o decálogo, as dez palavras ou dez mandamentos. E quando isso aconteceria? Só Deus sabia. Jesus, muito tempo depois, ao falar sobre o Seu regresso, afirmou: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder. (At 1:7). Assim, a Moisés caberia subir e ficar. Deus diria quando deveria descer.
 
Prezados irmãos: estamos convidados também a subir a montanha para um encontro com Deus. Não naquele deserto, no meio de pedras, lugar geográfico da manifestação citada no texto acima. Não em algum lugar santo escolhido, nomeado por alguém como um local especial. A montanha não está num lugar geográfico simplesmente. Ela está dentro de nós, numa atitude similar a de Moisés. Podemos estar numa cidade de grande altitude ou ao nível do mar. Podemos estar na roça, no sertão, na cidade, no exterior. Há uma montanha a subir bem no lugar onde estamos! Resumo assim:
 
1) Deus ordena que subamos ao Seu encontro. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. (Jr 29:13); Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. (Jr 33:3); ; Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. (Is 55:6).
 
2) Deus ordena que saiamos do quotidiano, numa comunhão pessoal e verdadeira com Ele. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. (Mt 6:6);Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava. (Lc 5:16).
 
3) Deus determinará quanto tempo deveremos gastar em Sua presença, antes que em misericórdia manifeste a Sua resposta e a Sua graça sobre nós, sobre os nossos pedidos ou sobre a orientação quanto ao caminho que deveremos seguir. Jacó, em sua luta com Deus, afirmou ao Anjo:  Não te deixarei ir, se não me abençoares. (Gn 32:26). Elias, em sua oração por chuva, só deixou de clamar quando viu um sinal evidente no céu: E sucedeu que, à sétima vez, disse o servo de Elias: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça. (1Rs 18:44).
 
4) Deus quer tratar conosco em solitude, sem o intercurso de ninguém mais; apenas Ele e a nossa alma - Ele nos conhece perfeitamente, sabe o que nos aflige, o que nos apavora, o que nos perturba, o que nos falta, o que nos sobra, e por esta razão quer tratar conosco pessoalmente, em espírito, num encontro da nossa alma com Ele. Se O buscarmos como Moisés o fez, em obediência, se seguirmos o exemplo de Jesus, que buscava ao Pai, se seguirmos as sendas das santas mulheres que oram ou dos santos homens que viveram com Jesus, teremos a resposta a todas as nossas indagações.
 
E disse: Não temas, homem muito amado, paz seja contigo; anima-te, sim, anima-te. E, falando ele comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, porque me fortaleceste. (Dn 10:19)
 

Wagner Antonio de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...