sábado, 8 de setembro de 2018

memórias literárias - 715 - NÃO AGUENTO MAIS A MÍDIA ...


NÃO AGUENTO
MAIS A
MÍDIA...
 
 
715
 
Era sexta-feira. O Dr. Toledo, um psicólogo cristão, terminara o seu expediente. Após atender os diversos clientes, arrumou a sua mesa, guardou os seus livros, fez uma rápida faxina no divã, sofá, mesinha, no vaso sanitário e buscou a sua pasta de documentos. Era hora de ir. Mas viu, embaixo de sua porta, um envelope ali colocado. Era uma carta escrita à mão. Ele surpreendeu-se, pois dificilmente alguém escreve uma carta com caneta e papel. Curioso, pôs-se a lê-la:
 
 
"MÍDIA E POLÍTICA
 
Vocês me escravizam. Sou refém de suas notícias. Sou súdito de suas ordens. Sou escravo de seus vislumbres. Estou farto. Exijo a minha alforria.
 
Acordo pensando no que o meu candidato sofreu, em que ele pensou, na foto em que ele apareceu. Penso nos demais, nas bobagens que são ditas, nas cenas que são mostradas, nos desmandos da justiça que pende para os poderosos. Para mim, basta!
 
Chega de whatsapp, chega de obedecer aos assobios infernais dos que me enviam toneladas de nada com uma pitada de coisa alguma. Chega de saudações floridas e de bichinhos a mandar beijos. Chega de esperar que os amigos me percebam, me aplaudam, me cutuquem, me busquem para alguma interação. Nesta terra midiática de comunicações excessivas ninguém é alguém e nada é realmente importante. Já não faz mais diferença estar presente, falar com alguém; basta estar conectado. Isso não me serve mais.
 
Estou cansado de falar e não ser ouvido, sinalizar e não ser percebido. Eu não suporto mais viver de aparências. Parece que o mundo resume-se a um celular e a vida nada mais é que uma sequência de mensagens que rolam sem parar.
 
Não vejo mais o nascer do sol, não escuto o gorjear dos pássaros ou o latido dos cachorros. Não percebo a flor que desabrocha, o pão sobre a minha mesa e o sorriso do meu filho! Não aguento mais ter que fotografar uma espinha para partilhá-la com todo mundo. E o retorno, além de pouco, é ridículo, como ridículo foi o meu ato de fotografá-la e partilhá-la. Estou farto de ver o meu bife esfriar enquanto eu o fotografo para a posteridade. Eu quero comê-lo, saboreá-lo e esquecê-lo!
 
Quero a minha liberdade de volta. Desde que fui iniciado neste sistema de comunicação tecnológica abandonei a vida e saí do mundo. Agora sinto-me sozinho e quero voltar, mas não consigo! Será que alguém pode me ajudar? Se possível, envie-me em carta para a caixa postal 6789 desta cidade. Obrigado.
 
O Dr. Toledo percebeu que a questão era séria. Decidiu ajudar. Antes, contudo, sentou-se em sua poltrona, tomou a sua bíblia, postou-se com as mãos no rosto e pôs-se a orar: "Senhor, ajuda-me a ajudar essa pessoa, a mostrar-lhe a saída. Em nome de Jesus, amém".
 
Abriu a Bíblia em João 8.32 e leu: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".
 
Então pôs-se a escrever com a sua velha caneta e um bloco de cartas que ainda existia em sua escrivaninha:
 
Caro aflito anônimo:
 
Você gastou um tempo imenso na escrita da carta que deixou em meu consultório. Certamente esperava uma palavra minha para ajudá-lo em sua batalha tão difícil. Quero apresentar-lhe a solução: JESUS.
 
Ele disse o seguinte, em João 8.32: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".
 
Você é mais uma vítima da solidão. Deus nos fez comunitários e Satanás nos reduz a meros solitários observantes. Vivemos a história alheia: o bife que o outro comeu, a espinha que o outro estourou, o sorriso da festa do próximo e a companhia que tiveram em algum encontro. Queremos fazer o mesmo; então nos provocamos a fazer cenas compartilháveis, que, muitas vezes, não passam de encenação. E o sistema se realimenta o tempo todo, transformando a todos em meros zumbis ambulantes.
 
Quero lhe trazer esperança.
 
Pare de assistir e comece a viver. Assim diz a Bíblia: Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. (Sl 118:24). Alegre-se neste dia. Regozije-se neste dia. Mas faça-o consigo próprio ou com quem estiver com você. Não há nada de mal em registrar fotografias e vídeos, desde que sejam apenas para guardar as memórias ou compartilhar uma ou outra alegria. O problema está quando a celebração não visa alegrar-se, mas exibir-se, mostrar-se, buscar auditório. Nós não precisamos de auditórios para sermos felizes. Só precisamos de Deus em nós e de estarmos em paz com o Criador. Isto nos basta. E se o nosso regozijo for comunitário (com a família, com amigos ou com irmãos da igreja) tanto melhor!
 
Pare de antever o que a política irá trazer. Você é um voto apenas e não poderá resolver os problemas nacionais com ansiedade, desespero, pressão alta ou militância. O máximo que conseguirá será inimizades, porfias, doenças cardiovasculares, um derrame ou um infarto fulminante. Assim diz a Palavra de Deus: Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? (Lc 12:26). Também diz: Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. (Fp 4:6). Além disto tenha consciência de que o poder pertence a Deus e Ele está atento a tudo: Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus. (Sl 62:11)
 
Não doe o seu tempo ao nada e nem perca a sua vida numa prisão virtual. Deus lhe deu um relógio de tempo com tempo limitado. Faça valer a pena cada minuto recebido. Há pessoas ao seu redor; valorize-as. Há pessoas a quem poderá ajudar; socorra-as. Há pessoas a quem amar; busque-as. Ou se sozinho viver, aprenda a doar de si para quem tem menos ainda. Há tantos idosos aguardando uma visita, tantas crianças esperando por alguém que lhes faça companhia nas brincadeiras, tantas ruas e parques por conhecer! Seja grato e útil!  Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. (At 20:35)
 
Eu sei que o nosso país está num caos. Eu sei que há o anseio de ver o mal sucumbir e o bem prevalecer. E eu sei que, se pudéssemos, tomaríamos aquele que julgamos ser o nosso representante e lhe daríamos milhões de votos. Mas não podemos fazer isso! Somos apenas um no meio da multidão. Mas temos um Deus Todo-Poderoso, que está atento às súplicas de um só, se assim for necessário. Moisés, que libertou o povo hebreu das garras do Egito, viu o Senhor irado e pronto para fulminar o Seu povo escolhido; Moisés intercedeu amorosa e eficazmente e Deus atendeu ao clamor de um único homem. Seja este homem em suas súplicas pelo país.
 
E por fim: venha tomar um café em meu consultório. Não lhe cobrarei consulta. Será um prazer conhecer alguém tão especial como você.
 
Que Deus lhe abençoe.
 
Dr. Toledo.
 
O psicólogo, crente fiel ao Senhor, sabia que esta era a solução. Postou a carta e foi viver o seu final de semana com Deus, com a família e com a igreja.
 
Dez dias depois o dono do edifício onde alugava o consultório tocou a campainha. A secretária veio anunciar. Ele, preocupado, tomou os recibos de aluguel para ver se havia esquecido de pagar alguma coisa. Tudo em ordem. Então pediu para que ele entrasse. O Dr. Emir chegou e sorridente falou:
 
- Vim tomar o cafezinho!
 
 
----
 
Wagner Antonio de Araújofacebook: https://www.facebook.com/wagnerantoniode.araujo.35
youtube: Prwagner2000
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/ 
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/ 
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com 
fone vivo/whatsapp: 011-996998633

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...