quinta-feira, 27 de setembro de 2018

FALANDO FRANCAMENTE - FOI SÓ FORÇA DE EXPRESSÃO ...


FOI SÓ
FORÇA DE
EXPRESSÃO...

723
 
Em toda a história do universo a palavra falada (porque expressão de um sentimento da alma) tem sido a causa da bênção ou da perdição.
 
Foi pela palavra que Deus criou todas as coisas. Ele dizia "Haja", e as coisas apareciam. O evangelho de João diz que "no princípio era o Verbo", isto é, o próprio Senhor Jesus era essa palavra em ação.
 
Em toda a história da redenção a palavra ocupou lugar de destaque.
 
Daremos conta de cada palavra dita. Mas eu vos digo que de toda a palavra fútil que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. (Mt 12:36)
 
Somos instados a falar muito menos do que ouvir. Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. (Tg 1:19).
 
Nossa palavra dita ou pensada selará a nossa salvação. A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (Rm 10:9)
 
Jesus falou sobre a importância da mesma: Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado. (Mt 12:37)
 
Ao crer na palavra de Jesus um nobre teve o seu filho curado. Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu. (Jo 4:50)
 
Foi por uma palavra de confissão sobre a divindade do Senhor que Pedro descobriu ter sido uma revelação do Espírito Santo: E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. (Mt 16:17).
 
Foi uma palavra que colocou fim no grande império herdado pelo filho de Salomão: Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê agora a tua casa, ó Davi. Então Israel se foi às suas tendas. (1Rs 12:16).
 
Assim diz a palavra de Deus sobre a palavra branda: A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. (Pv 15:1).
 
A boa palavra dita na hora certa é também um remédio: Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. (Pv 25:11);
 
Diante de tudo isto, eu pergunto: pode alguém viver a falar o que pensa, o que quer, simplesmente sob o pretexto da sinceridade, sem medir as consquências de seus atos? Podemos dizer tudo o que nos vem à mente? Todo prudente procede com conhecimento, mas o insensato espraia a sua loucura. (Pv 13:16); O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino. (Pv 16:21); O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios. (Pv 20:19).
 
Casamentos são desfeitos por causa de palavras ditas na hora errada ou da maneira errada. Quanta mágoa e ressentimento não brotam disto! Empregos são perdidos pelo destempero nas palavras, quando a ansiedade, a insatisfação e o nervosismo falam mais alto do que o bom senso! Famílias se separam por causa de palavras ácidas, cortantes e cruéis. E igrejas se esfacelam por causa do abuso na liberdade de se dizer o que se quer sem atentar-se para a verdade ou a glória de Deus.
 
Por fim, palavras insensatas na vida dos pastores destróem a seriedade do ministério. Palavras ambíguas, pastores que mudam de opinião sem um fundamento sólido ou uma razão bíblica, mas que esbravejam posições políticas ou opiniões esportivas, que militam por filosofias ou psicologias, ou que simplesmente não conseguem deter a boca. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. (Tg 3:5).
 
Portanto, caríssimo leitor, não creia que palavras e afirmações possam ser apagadas com um botão do celular ou do computador. A palavra enquanto em nossa boca é nossa escrava; quando a dizemos, somos dela escravos. Que não sejamos metamorfoses ambulantes, pessoas cuja palavra vale tanto quanto nada...
 
O que semeia, semeia a palavra; (Mc 4:14)
 
 

Wagner Antonio de Araújo
facebook: https://www.facebook.com/wagnerantoniode.araujo.35 
youtube: Prwagner2000
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/  
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/  
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com  
fone vivo/whatsapp: 011-996998633 (exterior: +5511-996998633)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...