domingo, 30 de setembro de 2018

memórias literárias - 724 - DESTRUINDO INIMIGOS

DESTRUINDO
INIMIGOS

 
724
 
 
O pastor fez publicidade do culto daquela manhã. A manchete era: "A DESTRUIÇÃO DOS INIMIGOS"
 
Logo a notícia correu pelas mídias sociais, pelos aplicativos de comunicação rápida, pelos e-mails e na conversa entre as pessoas.
 
- O que? Um pastor tradicional entrando na onda dos neopentecostais? O que vai propor? Uma praga para quem for contrário? Oras bolas!
 
- Será que vai falar sobre algum tipo de libertação? Seria uma cura interior, libertação, quebra de maldições?
 
- Vai ver ele quer criar um partido político. Destruir o poder vigente com as idéias cristãs. Muito bom!
 
Chegado o dia o pastor afirmou, entre outras coisas:
 
"Irmãos, eu quero propor um plano para destruir os inimigos. Ele só funciona a longo prazo. Mas, conquanto não seja de resultado imediato, funciona de verdade. Às vezes ele atinge o inimigo; outras vezes nos atinge, e sempre para o bem."
 
"Eu quero que vocês pensem nos piores seres humanos vivos que atravessaram o seu caminho, ou que fazem mal à sociedade, ou que exercem poder de mídia. Pessoas que vocês, sem o pudor e o temor divino, desejariam matar bem devagarinho, para que sorvessem muito sofrimento. Quem são eles?"
 
Um senhor gritou: MINHA SOGRA! Levou um beliscão da esposa e o povo riu muito.
 
Outro falou: A BANCA QUE EXAMINARÁ O MEU TCC NA FACULDADE!
 
Lá atrás um funcionário demitido gritou: O MEU EX-PATRÃO!
 
E assim cada um foi citando o seu inimigo. Muitos falaram também do presidente, do governador, do cantor de sucesso e daquele canal de televisão. Depois que a maioria havia expressado a realidade de ter uma grande lista de inimigos, o pastor continuou:
 
"Agora quero que escolham sete destes seus inimigos, em ordem de importância, e escrevam a lista no papel que está junto ao seu banco. Peguem canetas emprestadas com os obreiros. Vamos. Preencham."
 
As pessoas, então, escreveram num papel as suas listas. Alguns riam, enquanto escreviam. Outros, com tanto empenho e ira, furavam o papel com a força da caneta. Um irmão gritou:
 
- Pastor, não dá pra aumentar o número para cinquenta? Sete é pouco!
 
Todos riram. Mas concordaram. Quando as listas estavam prontas, o pastor seguiu com sua proposta:
 
"Meus irmãos, olhem para as suas listas. Contemplem estes nomes que escreveram. Pessoas a quem consideram repugnantes, seres indignos aos seus olhos. Muitos o são mesmo! Outros nem tanto; talvez estejam aí por um problema que ainda não foi acertado. Não importa. São os nomes que a sua mente lançou como os seus piores inimigos. Vamos destruí-los?"
 
- S I M ! Foi o que todos responderam. Uns cinco começaram a rasgar o papel. O pastor gritou:
 
"Não façam isso, meus irmãos! Rasgar os nomes não irá apagá-los de suas vidas. Para destrui-los é melhor algo mais forte. Alguém sugere algo?"
 
Um irmão bradou:
 
- Matá-los?
 
Todos olharam preocupados para ele.
 
- Ei, que hipocrisia a de vocês! Eu tive coragem de perguntar. Será que ninguém aqui pensou nisso não?
 
"Sim, irmão, parabéns por sua coragem. Certamente que muitos pensam que pessoas de tão má índole deveriam estar mortas. Mas quero agora apresentar a arma para a destruição do inimigo. Vamos abrir as bíblias em Matéus 5.44. Levantemo-nos e leiamos todos juntos:"
 
Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; (Mt 5:44)
 
Uma irmã falou alto:
 
- Credo! Eu jamais faria isso!
 
Outro falou:
 
- Era esse o tal plano de destruição dos inimigos? Faça-me o favor! Tenho mais o que fazer!
 
E saiu do auditório. Alguns o seguiram. O clima tornou-se tenso. O pastor perguntou:
 
"Alguém mais quer sair? Sinta-se à vontade. Se não, deixe-me explicar:"
 
"Orar pelo inimigo é a maneira cristã de lidar com eles. É algo impossível para quem não for cristão de fato. Vou lhes contar uma coisa: nas cidades onde o Estado Islâmico era combatido os cristãos os recolhiam das ruas, dos muros arrebentados, dos carros bombardeados e os levavam para as suas casas. Tratavam de seus curativos, alimentavam-nos e davam-lhes acolhimento. Assim que os soldados se recuperavam, esbravejavam:"
 
- Vocês não sabem que eu sou inimigo de vocês? Não sabem que, se eu sair daqui, pego em armas e os mato? Por que me tratam bem?
 
Eles respondiam:
 
- Sabemos de tudo isso. Tememos as suas armas. Mas servimos a Jesus Cristo e dEle somos servos. Ele nos mandou pagar o mal com o bem e nos ordenou amar os próprios inimigos. Queremos o bem para você. E, mesmo não concordando com o seu comportamento, sabemos que a sua vida é preciosa. Que o amor de Jesus toque a sua vida!
 
Muitos destes soldados islâmicos estão se convertendo a Jesus Cristo e se tornando missionários voluntários nos próprios campos de combate. O amor de Cristo tem vencido o ódio com o qual trataram os cristãos. E o meu plano, que é o plano de Jesus Cristo, é o de orar pelos inimigos. Se tais pessoas não se converterem, pelo menos terão alguém a suplicar por suas vidas. E a Bíblia é clara: muito pode a oração de um justo em seus efeitos".
 
Alguém gritou:
 
- Mas, pastor, será que isso realmente dá resultado?
 
"Meu irmão, o Apóstolo Paulo disse: Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. (Rm 10:1). Se ele orou assim pelos judeus que o massacraram, chicotearam,  prenderam, apedrejaram e o obrigaram a refugiar-se em Roma e ali ser decapitado, então vale a pena orar também, pois os resultados, conquanto de longo prazo para frente, serão reais. Quantos judeus não se converteram a Cristo desde então? E, por causa destes judeus convertidos as igrejas do Senhor se multiplicaram, se expandiram e alguém trouxe o evangelho a nós aqui. O hinário que temos foi preparado por um judeu, Salomão Ginsburg. E se eu for citar quantos judeus serviram ao Senhor ao longo da história de nossa denominação, ficarei a noite toda a falar disso!"
 
- E como faremos, pastor? - Foi o que outro perguntou.
 
" George Müller, o grande herói da fé na Inglaterra, orou pela conversão de três filhos de um amigo. Um dos filhos converteu-se. Dez anos depois o outro. E, após a morte de Müller, o último. Pode ser que você não veja o resultado de sua oração, mas é possível, e que assim seja, que elas sejam um dia respondidas e você ainda verá tal pessoa transformada e no céu!"
 
"Ore por eles. Eles deixarão de ser INIMIGOS e se tornarão NECESSITADOS. No futuro eles poderão se tornar IRMÃOS. Se você não desistir poderá ainda testemunhar da resposta".
 
O culto terminou e poucos falaram sobre o assunto. Mas cinco anos depois, num culto, o pastor pediu para que aqueles que haviam feito a lista  dissessem do resultado. Para a alegria do pastor, dos quinze irmãos que se apresentaram, todos haviam perseverado e citaram dezenas de inimigos convertidos. Um deles, em lágrimas, apontou o dedo para a sua esposa, antes uma vizinha de sua casa; agora, irmã em Cristo e esposa amada!
 
============
 
Que tal fazer a sua lista e DESTRUIR OS SEUS INIMIGOS também? Serão NECESSITADOS e, futuramente, se Deus quiser, IRMÃOS!
 

Wagner Antonio de Araújo
facebook: https://www.facebook.com/wagnerantoniode.araujo.35 
youtube: Prwagner2000
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/  
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/  
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com  
fone vivo/whatsapp: 011-996998633 (exterior: +5511-996998633)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...