quarta-feira, 26 de setembro de 2018

FLORESCENDO NO DESERTO - 29 - AQUELES PÉS ...

 
29 -
AQUELES
PÉS ...

 
721

Eu sempre admirei aqueles pés. Não por sua beleza estética, não por seu formato, mas pelos caminhos que trilhavam. Eram pés formosos. Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas-novas... (Is 52:7)
 
Timofei Diacov, o pastor que me trouxe o evangelho e através do qual eu vim a crer no Senhor, tinha pés de semeador. Eis que saiu o semeador a semear. (Mc 4:3)
 
Nos seus mais de noventa anos de vida jamais houve tempo, após a sua conversão, onde ele não semeasse o evangelho, pelo menos uma vez ao dia. Na maioria dos dias ele semeou toneladas de sementes.
 
Foi assim que ele me trouxe a mensagem de salvação, imprimindo um folheto e distribuindo-o pelo bairro onde morávamos. Disse-me que houve antagonismo na igreja quando da decisão de imprimir a mensagem. "Esse folheto ninguém entende", diziam. Eu entendi. O Pr. Timofei distribuiu milhares deles por todas as ruas, becos, vielas, comércios, hospitais, asilos, farmácias, mercados. Não apenas o seu folheto, mas evangelhos de João, folhetos da Cruzada Mundial de Literatura, seleções bíblicas da Imprensa Bíblica Brasileira e da Sociedade Bíblica do Brasil. A região oeste da capital paulista teve por muitos anos um semeador incansável.
 
Não foi diferente nos lugares para onde foi. A cidade de Lins, interior de São Paulo, teve cada rua e cada residência visitada pelo Pr. Timofei. Também as cidades de Guarantã e Cafelândia. Um programa bíblico chamado "Assim Está Escrito" foi ao ar por três décadas pela Lins Rádio Clube. Qual a mensagem? "Só Jesus Cristo Salva". Só isso. E tudo isso!
 
Após aposentar-se, desprovido de um púlpito, pregava aqui e acolá onde era convidado. Mas para pastores fora de ministério, ou por aposentadoria ou descartados como peça obsoleta, os convites tornam-se raros. Timofei não ficou triste. Ele era o seu próprio púlpito ambulante. Fez da Santa Casa de Lins o seu púlpito semanal. Não há contas que possam expressar quantas MILHARES de pessoas foram evangelizadas no leito de enfermidade nas décadas de serviço voluntário, pessoas que foram visitadas, que receberam a sua oração e o seu amor. Quantos testemunhos de conversão e, não raras vezes, de cura miraculosa através de suas súplicas!
 
Também figurava semanalmente nos jornais da região da Alta Paulista um artigo do Pr. Timofei Diacov, analisando temas contemporâneaos à luz da Palavra de Deus, sempre enaltecendo a Cristo e proclamando-O como único caminho, única verdade e única vida.
 
Quando a idade chegou ele dedicou-se a tocar a campainha nas casas das pessoas próximas, dizendo:  "Minha senhora, bom dia! Eu sou o Pr. Timofei Diacov e vim orar por sua família e vida. A senhora permite?" Muitos lares permitiam a entrada do anciâo. Ele não apenas orava, mas deixava um artigo e um folhetinho, além de tecer comentários sobre a necessidade da salvação da alma daquelas pessoas. Eram os pés formosos a pisar em cada casa, levando a Santa Semente!
 
Ao final de sua vida, quando isso também já não era possível, ditava as mensagens para que sua amada esposa, Ruth Verzutti Diacov, digitasse no computador. E os textos eram publicados em seu blog e distribuídos por apoiadores. Também gravava áudios de pregações rápidas. Ele já não conseguia ler a Bíblia, pois faltava-lhe a visão perfeita, mas a Palavra de Deus estava alicerçada e abuntante em seu coração. Deus lhe dera boa memória e excelente raciocínio. Como era bom ouvi-lo!
 
Infelizmente os pés formosos do semeador de boas-novas juntaram-se no leito e ele foi recolhido aos seus pais, descansando no Senhor, aguardando a bendita ressurreição. E agora, quem continuará a sua semeadura? Num mundo onde Cristo desaparece e apenas conceitos permanecem (campanhas missionárias usam EU SOU, GRAÇA, EU VIM, CELEBRAI, mas não usam mais O NOME DE JESUS CRISTO como TEMA), estes pés fazem muita falta. Já não há muitos semeadores pelas ruas. Não há pés formosos a visitarem lares apenas para falarem de Cristo. Não há mais folhetos evangelísticos novos e as gráficas não os imprimem mais, com medo de encalharem a produção. Os poucos que existem são poluídos com tantas figuras, técnicas gráficas e efeitos especiais. Sobram efeitos e falta mensagem. E as mídias eletrônicas estão entupidas de materiais religiosos, menos da verdadeira semente...
 
Oh, Deus, eu Te peço em Nome de Jesus Cristo: faze em mim a obra que desejares, usa-me como quiseres, e permite-me semear o máximo da Tua Palavra, seguindo a senda do meu pai na fé, Pastor Timofei Diacov. Levanta, Senhor, muitos outros pés formosos, que não tenham outra mensagem senão a de Cristo, que não temam outra coisa senão o pecado e que não pensem em outra coisa senão em cumprirem a Tua ordem de semear sempre. Que eu seja um destes. Em nome de Jesus. Amém.
 
Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas. (Ec 11:6)
 

Wagner Antonio de Araújo
facebook: https://www.facebook.com/wagnerantoniode.araujo.35 
youtube: Prwagner2000
textos: http://prwagnerantoniodearaujo.blogspot.com/  
pregações: https://pregacoesprwagneraa.blogspot.com/  
e-mail: bnovas@gmail.com ; prwagneraa@gmail.com  
fone vivo/whatsapp: 011-996998633 (exterior: +5511-996998633)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

memórias literárias - 1477 - CHORA, Ó RAQUEL...

  CHORA, Ó RAQUEL...   1477   Quando o Senhor Jesus Cristo fez-Se homem, nascendo do ventre de Maria, Herodes o Grande desejou matá-Lo...